Ir para o conteúdo PPGRI Ir para o menu PPGRI Ir para a busca no site PPGRI Ir para o rodapé PPGRI
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Café Defesa realiza Jornada de Estudos Estratégicos da ECEME



Na sexta-feira, 14 de junho, o Grupo de Estudos em Capacidade Estatal, Segurança e Defesa (GECAP) realizou o Encontro 1|2019 do Café Defesa. O evento foi uma parceria com Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME) e a 3ª Divisão do Exército Brasileiro (3DE) de Santa Maria e integrou a Jornada de Estudos Estratégicos de ECEME.

O Café Defesa é uma atividade de extensão promovida GECAP que procura fomentar o diálogo, no âmbito da Universidade Federal de Santa Maria, entre representantes da sociedade civil, da academia, setor público e militar e do empresariado de modo a contribuir para a inserção da Defesa na agenda dos cidadãos, assim como qualificar os insumos para a discussão da temática.

Tendo como proposta de discussão o Painel Temático “Perspectivas da Tríplice Hélice em Santa Maria”, o evento contou com as seguintes apresentações: Sr. Tiago Sanchotene, representando o Santa Maria Tecnoparque e a Agência de Desenvolvimento de Santa Maria (gestora do APL Polo de Defesa e Segurança de Santa Maria); Prof. Dr. Júlio Rohenkohl, representando o Grupo de Estudos em Capacidade Estatal, Segurança e Defesa (GECAP); Prof.ª Dr.ª Lisandra Fontoura, do Centro de Tecnologia (CT-UFSM), coordenadora do Sistema Integrado de Simulação do Sistema Astros 2020 (SIS-Astros); Cel. André Portela, da Assessoria de Relações Institucionais e Estudos Estratégicos da 3ª Divisão de Exército (ARIEE/3ª DE) e; Prof. Dr. Ricardo Zortéa, que atuou como mediador dos debates representando a Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME).

Como um reconhecimento pelo trabalho em desenvolvimento, Santa Maria recebeu pela segunda vez a Jornada de estudos estratégicos da ECEME. Neste ano integrada ao Café Defesa, a edição contou com a participação de professores e alunos da Universidade Federal de Santa Maria, empresários e integrantes do APL Polo de Defesa e Segurança de Santa Maria, representantes da Marinha de Rio Grande, ALA4 e 3ª DE, Engenheiros do Parque Regional de Manutenção da 3ª Região Militar e 150 alunos do Curso de Comando e Estado-Maior do Exército (CCEM).

 

{djmedia 52}

 
 
Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-497-737

Notícia vinculada a

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes