Ir para o conteúdo PPGRI Ir para o menu PPGRI Ir para a busca no site PPGRI Ir para o rodapé PPGRI
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Aberta a chamada de trabalhos para o III Erabed Sul



 

Chamada trabalhos

O III Encontro Regional Sul da Associação Brasileira de Estudos de Defesa (ABED) representa o encontro regional bienal da Associação Brasileira de Estudos de Defesa (ABED), que será realizado em 2019, em Santa Maria – RS, em parceria com Grupo de Estudos em Capacidade Estatal, Segurança e Defesa (GECAP) do DERI/CCSH/UFSM e o Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais do CCSH/UFSM. O evento tem por objetivo fomentar o diálogo e o debate acadêmico e social na área de Defesa, Segurança e Estudos Estratégicos, possibilitando a troca entre instituições distintas e representantes da sociedade civil (academia, setor público e empresariado) e militar, juntamente com alunos e a comunidade em geral, de modo a qualificar, difundir e socializar o conhecimento científico e a avaliação de políticas públicas produzidos na área na região Sul do Brasil.

  

O tema do evento, “Cooperação Estratégica: Ciência, Tecnologia e Defesa” foi pensado a partir do incremento na importância dos debates sobre Ciência, Tecnologia e Defesa para a apropriação acadêmica e social dos desafios do desenvolvimento, da democracia e da autonomia no contexto periférico, sulamericano e brasileiro. A cooperação estratégica se refere as crescentes intersecções observadas nas áreas de Defesa e Segurança, impondo aos estudiosos destas a busca por soluções conjuntas em diferentes esferas da sociedade, de forma a incentivar processos sinérgicos para superação de desafios tanto de ordem teórica, metodológica quanto de políticas públicas, desenvolvimento econômico e inserção internacional.

  

Propõe-se que a superação destes desafios se dê mediante identificação precisa de fatores históricos, sócio-políticos e econômicos (internos e externos) que influenciam as dinâmicas atuais de equilíbrio e desequilíbrio entre Estado e sociedade. Tais discussões são apropriadas a partir de ferramentas analíticas de escala múltipla (nacional e internacional) como forma de melhor compreender as especificidades da realidade contemporânea, enquanto caracterizada pela ascensão da Era Digital. Esse contexto incentiva a abordagem integrada das áreas de Ciência, Tecnologia e Defesa no Brasil como forma de contribuir para os desafios principais do país ao mesmo tempo que contribua para o fortalecimento das relações civis-militares de forma profícua e pacífica.

  

Nessa perspectiva, a Comissão Organizadora do III ERABED Sul convida estudantes de graduação e pós-graduação, e pesquisadores de Defesa, Relações Internacionais e áreas afins, a participar do seminário nas suas diversas modalidades, especialmente como apresentadores de trabalhos nos Painéis e Mostra de Iniciação Científica.

 

Acesse: www.erabedsul2019.abedef.org 

 

Divulgação 

@Abedef


Notícia vinculada a


Publicações Recentes