Ir para o conteúdo PPGRI Ir para o menu PPGRI Ir para a busca no site PPGRI Ir para o rodapé PPGRI
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

III Encontro Regional Sul da ABED – Cooperação Estratégica: Ciência, Tecnologia e Defesa



erabed

 

Cooperação Estratégica: Ciência, Tecnologia e Defesa fora temática norteadora do III Encontro Regional Sul da Associação Brasileira de Estudos de Defesa (ERABED-Sul). Engajada em discussões glocais, a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) sediou o evento nos dias 6, 7 e 8 de novembro em 2019.

Com o propósito de fomentar o diálogo e o debate acadêmico e social na área de Defesa, Segurança e Estudos Estratégicos o encontro é desenvolvido buscando possibilitar a troca entre instituições distintas e representantes da sociedade civil (academia, setor público e empresariado) e militar, juntamente com alunos e a comunidade em geral, de modo a qualificar, difundir e socializar o conhecimento científico e a avaliação de políticas públicas produzidos na área na região Sul do Brasil.

O evento que representa o encontro regional bienal da Associação Brasileira de Estudos de Defesa (ABED) contou, nesta 3ª edição, com a parceria entre Grupo de Estudos em Capacidade Estatal, Segurança e Defesa (GECAP), do Departamento de Economia e Relações Internacionais da UFSM (DERI/CCSH/UFSM) e o Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais do CCSH/UFSM para sua realização.

O evento que contou com um renomado grupo de painelistas e colaboradores, subdivididos entre diversas atividades, distribuídas nos três dias de realização do evento, sendo:

 

06 de novembro

O primeiro dia do III ERABED Sul contou com a oferta de 4 minicursos, já no turno da manhã. As propostas foram submetidas por edital e sujeitas a avaliação, antes de serem ofertadas ao público participante, resultando na realização dos seguintes minicursos:

– “Mudanças Estratégicas e Doutrinárias do Exército brasileiro nos anos 1980 a 1990: Defesa da Amazônia, Doutrina Ofensiva e Operações de Paz” ministrado pelo Drnd. Raul Cavedon Nunes (PPGCP/UFRGS);

– “Meio Ambiente e as intersecções com os estudos de segurança e defesa” ministrada pela Drnd. Elany Almeida de Souza (PPGCM/ECEME);

– “Economia da Defesa: aspectos teóricos e institucionais, impactos dos investimentos e inovação” ministrados pelo Capitão-Tenente, Dr. Guilherme Penha Pinto da MB|PUC-RS e pelo Professor Doutor Gustavo Inácio de Moraes da USP;

– “Minicurso Migrações e Fronteiras: Os desafios para os Estados para a Paz no século XXI” ministrado pela Drnd. Bruna Ribeiro Troitinho do PPGCS da UFSM e pela Drnd. Cecília Maieron Pereira do PPGCP da UFRGS;

 WhatsApp Image 2019 11 06 at 15.59.31

No turno da tarde, a abertura institucional contou com a presença do vice-reitor da Universidade Federal de Santa Maria, Professor Luciano Schuch; o Comandante da 6ª Brigada de Infantaria Blindada, o General de Brigada Paulo Roberto Rodrigues Pimentel, no ato representando o Comando da 3ª Divisão de Exército; o Diretor do Instituto Pandiá Calógeras do Ministério da Defesa, senhor Joanisval Brito Gonçalves; a secretaria adjunta da Associação Brasileira de Estudo de Defesa, Professora Danielle Jacon Ayres Pinto; o coordenador do Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais da Universidade Federal de Santa Maria, Professor Júlio César Cossio Rodriguez e o coordenador do Grupo de Estudos em Capacidade Estatal, Segurança e Defesa (GECAP) e coordenador do III Encontro Regional Sul da Associação Brasileira de Estudos de Defesa, Professor Igor Castellano Da Silva.

Na sequência, a mesa de abertura do evento contou com a discussão de Estudos Estratégicos de defesa no âmbito do Brasil. Oportunidade esta onde explanaram o Prof. Dr. Eugenio Diniz Costa da PUC-MG, o Prof. Dr. Paulo Gilberto Visentini da UFRGS e o Prof. Dr. Carlos Schmidt Arturi da UFRGS. Tendo ainda contado com o debate coordenado pela Prof. Dra. Graciela de Conti Pagliari da UFSC.

O intervalo do evento também foi oportunidade para a realização de atividades. Os professores Igor Castellano Da Silva, Paulo Gilberto Visentini e Danielle Jacon Ayres Pinto realizaram o lançamento e divulgação de diversos livros na área de Estudos Estratégicos, Segurança e Defesa, onde participantes puderam dialogar com os autores e adquirir seus exemplares.

O primeiro o dia foi encerrado com o momento mais esperado: a Conferência Inaugural com a presença da Profª. Drª Maria Helena Chaves Carreiras, oriunda do Instituto Universitário de Lisboa. A apresentação foi mediada pelo coordenador do evento, Prof. Igor Castellano da Silva e teve como enfoque a Cooperação Estratégica Civil-Militar.

WhatsApp Image 2019 11 07 at 19.03.10

07 de novembro

A manhã do segundo dia de evento contou com Apresentações em Painéis sob os eixos assim intitulados:

– Terrorismo, Intervenção e Guerra Irregular na África avaliado pela Professora Doutora Kamilla Rizzi da UNIPAMPA;

– Cooperação Regional e Inter-regional em Defesa avaliado pelo Professor Doutor Thomaz Santos da UFSM

– Operações Militares e Guerra Moderna avaliado pelo Professor Doutor Bruno Hendler da UFSM;

WhatsApp Image 2019 11 07 at 17.36.54

– Geopolítica, Ordem Regional e América do Sul avaliado pela Doutora Flávia Carolina de Resende Fagundes;

– Tecnologia, Guerra e Dilemas da Modernidade avaliado pelo Drnd. Raul Cavedon Nunes da UFRGS;

– Setor de Segurança, Forças Armadas e Segurança Pública avaliado pela Professora Doutora Naiane Cossul da UniRitter;

Durante a tarde ocorreu a Mesa sobre Ciencia e Estudos de Defesa ministrada pela Professora Doutora Kamilla Rizzi da UNIPAMPA, pelo diretor do Instituto Pandiá Calógeras Joanisval Brito Gonçalves do Instituto Pandiá Calógeras, pelo Coronel Ary Abulquerque e pelo Professor Doutor Lucas Kerr da UNILA com o Prof. Dr. Thiago Borne como debatedor. E em sequência ocorreu a Mesa sobre Tecnologia e Inovação com a Professora Dra. Danielle Jacon da UFSC, com Professor Doutor Mauricio Sperandio da UFSM, com a Professora Doutora Nilza Zampieri da UFSM, com Coronel André Portela e o debatedor Érico Esteves Duarte da UFRGS.

No intervalo do segundo dia foi a vez das apresentações da amostra de posters e trabalhos de iniciação cientifica. A ocasião contou mais de 20 trabalhos em exposição sobre distintas abordagens ligadas a temática do evento. (confira)WhatsApp Image 2019 11 07 at 22.17.58

Concluindo o dia, a Terceira Mesa, intitulada de Cooperação em Defesa e Segurança, ministrada pela Professora Doutora Ana Lucia Danilevicz da UFRGS, pelo Professor Doutor Julio Rodriguez da UFSM, pelo Professora Doutora Etiene Villela Marroni da UFPel, e pela Professora Doutora Nathaly Xavier Schültz da UNIPAMPA e como debatedora a Professora Doutora Juliana Viggiano da UFSC.

 

08 de novembro

No último dia do III ERABED-Sul ocorreram os Painéis de Apresentação:

– Segurança Regional e Potências Regionais, com a coordenação da Profª. Drª. Nathaly Silva Xavier Schütz;

– Transformação Militar e Estratégia das Grandes Potências com o Prof. Dr. Gabriel Pessin Adam;

– Guerra Contemporânea e Inovações e Limites ao Uso da Força, a Profª. Drª Graciela Pagliari;

– Economia e Indústria de Defesa, com o Prof. Dr. Júlio Eduardo Rohenkohl;

– Ciência, Tecnologia e Transformação Militar, com o Prof. Dr. André Luís da Silva.

A tarde, foi realizada visita técnica ao Centro de Instrução de Blindados do Exército Brasileiro na cidade de Santa Maria (CIBld), onde os participantes foram integrados ao contexto de Simulação Tática, Simulador de Apoio de Fogo, Simulação Construtiva, Instrução de Blindados e Simulação de Combate. No local, também foi realizado um coquetel e o encerramento do evento.

 

{djmedia 53}

 

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-497-762

Notícia vinculada a

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes