Ir para o conteúdo PPGRI Ir para o menu PPGRI Ir para a busca no site PPGRI Ir para o rodapé PPGRI
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Pesquisa vinculada ao GECAP representará a UFSM em premiação do CNPq



O relatório de pesquisa de iniciação científica, “Condições necessárias e suficientes para a mudança de política externa: uma análise qualitativa-comparativa (QCA) de Argentina, Brasil, Chile, México e Venezuela (1945-2015)”, desenvolvido pela estudante Gabriela Tamiris Rosa Correa sob orientação do Prof. Dr. Júlio César Cossio Rodriguez, foi selecionado pela Coordenação de Iniciação Científica da Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa da Universidade Federal de Santa Maria (PRPGP-UFSM) e representará as áreas de Ciências Humanas e Sociais, Letras e Artes da UFSM no Prêmio Destaque de Iniciação Científica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq.

O trabalho gera subsídios para o arcabouço teórico da Política Externa Brasileira e para a formulação de políticas públicas. Dentre as conclusões, destaca-se que as principais condicionantes à mudança de política externa dizem respeito ao papel das mudanças estruturais, do poder material e da experiência dos governantes. Mediante operacionalização de fontes primárias e secundárias, o trabalho concluiu que além destas, as relações com os vizinhos regionais e a profissionalização do corpo diplomático também são determinantes para a definição da política externa. O projeto está registrado junto à UFSM e vinculado ao Grupo de Estudos em Capacidade Estatal, Segurança e Defesa – GECAP.

Esta é a 18ª edição do prêmio, cujo objetivo é estimular bolsistas de Iniciação Científica e Iniciação Tecnológica na consecução de seus objetivos de pesquisa. Serão premiados até três bolsistas nas áreas de Ciências da Vida; Ciências Exatas, da Terra e Engenharias; e Ciências Humanas e Sociais, Letras e Artes. A divulgação dos resultados será feita pelo CNPq até o dia 15 de junho de 2021. Mais informações sobre o prêmio podem ser obtidas no site

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-497-881

Notícia vinculada a

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes