Ir para o conteúdo PPGRI Ir para o menu PPGRI Ir para a busca no site PPGRI Ir para o rodapé PPGRI
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

GECAP Convida: Lançamento oficial – Polos de Defesa e Segurança: Estado, Instituições e Inovação



O Grupo de Estudos em Capacidade Estatal, Segurança e Defesa – GECAP, vem a público convidar a toda comunidade acadêmica e epistêmica das áreas de Relações Internacionais e Defesa para o evento oficial de lançamento do livro Polos de Defesa e Inovação: Estado, Instituições e Inovação.

De organização do Prof. Dr. Igor Castellano da Silva (UFSM) e do Prof. Dr. Júlio Eduardo Rohenkohl (UFSM), o livro contempla um referencial teórico que embasa análises nacionais e regionais quanto à organização da produção industrial em defesa. Com prefácio do ex-ministro Nelson Jobim e nove capítulos de autoria de diversos pesquisadores e profissionais, vinculados à diferentes setores da academia e das Forças Armadas, a obra incita reflexões sobre a atuação estatal e o papel da indústria de defesa em um mundo globalizado.

O evento oficial de lançamento representa a consecução de pesquisas desenvolvidas no âmbito do GECAP desde 2017, aprimoradas por um histórico de extensão acadêmica e diálogo com pesquisadores de outras instituições e esferas, em prol do fornecimento de diagnósticos confiáveis e críticos sobre a formação de arranjos institucionais para o fornecimento de bens e serviços em defesa.

O evento de lançamento contará com a participação dos seguintes expositores:

  • O Prof. Dr. Marcos José Barbieri Ferreira (UNICAMP) apresentará o capítulo 6: “Base industrial de defesa brasileira no Século XXI: Expansão e Crise”. Doutor em Teoria Econômica pelo Instituto de Economia (IE) da UNICAMP com tese voltada para o estudo da Dinâmica da Inovação na Indústria Aeroespacial (2009). Especialista em Organização Industrial pelo Institut Aéronautic et Spatial (IAS), Toulouse, França (2010). Professor de economia da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) nos cursos de graduação em Administração e Administração Pública da Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA) e na pós-graduação do Instituto de Economia (IE). Coordenador do Laboratório de Estudos das Indústrias Aeroespaciais e de Defesa (LabA&D) e Pesquisador do Núcleo de Economia Industrial e da Tecnologia (NEIT), ambos da UNICAMP. Especialista em indústria aeroespacial e defesa, desde 2003 tem participado de diversas pesquisas para instituições públicas, dentre as quais, ABDI, CGEE, BNDES, Ministério da Defesa, IPEA e OIT. Atualmente coordena o Programa Pró-defesa IV – Economia de Defesa (CAPES/MD), com participação: EGN, ESG, UNIFA, ITA e UFF. Membro da Ordem do Mérito Militar, no grau de Cavaleiro, desde 2012.
  • O Dr. Christiano Cruz Ambros (CEGOV/UFRGS) apresentará o capítulo 5: “Arranjos institucionais de políticas de aquisição e políticas industriais de defesa: África do Sul, Austrália e Brasil em perspectiva comparada”. Christiano foi coordenador do programa de atração de investimentos da Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (SDECT) do Rio Grande do Sul. É Mestre e Doutor em Ciência Política pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e bacharel em Relações Internacionais pela mesma universidade.
  • A Profa. Ma. Bibiana Poche Florio (FURG) apresentará o capítulo 7 “Arranjos institucionais para inovação tecnológica do Polo de Defesa de Santa Maria (RS)”. Bibiana é professora do curso de Relações Internacionais da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), mestra em Economia e Desenvolvimento pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Bacharela em Relações Internacionais pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e Licenciada em História pela Universidade Franciscana (UFN).

A transmissão será realizada ao vivo pelo canal do GECAP no YouTube.

Haverá sorteio de um exemplar do livro mediante formulário disponibilizado aos espectadores. Aguardamos a presença de todos.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-497-885

Notícia vinculada a

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes