Ir para o conteúdo PPGRI Ir para o menu PPGRI Ir para a busca no site PPGRI Ir para o rodapé PPGRI
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Pesquisador do GECAP participa de programa na TV Campus



O Professor Doutor Júlio Eduardo Rohenkohl participou, nesta segunda-feira, de uma conversa na TV Campus da UFSM sobre o papel da Universidade na promoção da ciência e inovação nos setores de defesa e segurança, temáticas referentes ao livro Polos de Defesa e Segurança: Estado, Instituições e Inovação, publicado recentemente junto ao Professor Doutor Igor Castellano da Silva e demais pesquisadores.

O professor Júlio enfatizou o potencial de Santa Maria não somente enquanto local de excelência acadêmica, mas também como cidade historicamente militar, setor no qual a pesquisa de base deu origem a tecnologias capazes de alavancar o desenvolvimento de produtos inovadores e também inovações incrementais, que solucionem demandas pontuais das forças e aprimorem o desempenho destas em sua atividade fim.

A partir deste entendimento, o Arranjo Produtivo Local Polo de Defesa e Segurança de Santa Maria surge mediante coordenação entre o Governo do Estado do Rio Grande do Sul, Prefeitura de Santa Maria, universidades e o setor empresarial, para direcionar os atores e iniciativas em prol da consolidação de uma cultura de defesa, marcada pelo conhecimento e respeito mútuo. Dentre as principais iniciativas, destacou a realização de três edições do Seminário Internacional de Defesa, evento que vinculou as dimensões política, econômica e acadêmica a nível regional, nacional e estadual.

Dentre os principais diagnósticos, o professor enfatizou que a Indústria de Defesa é uma componente do cenário industrial como um todo, para o qual devem haver políticas públicas amplas e que possibilitem o acesso ao crédito, garantia da propriedade intelectual e a capacitação da força de trabalho. Destacou, também, a necessidade de estabelecimento de parcerias internacionais que diminuam os custos de acesso à tecnologia e permitam o compartilhamento de experiências, em um esforço que perpassa todas as áreas do conhecimento.

A íntegra da entrevista pode ser vista no canal do YouTube da TV Campus, no link abaixo:

 

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-497-935

Notícia vinculada a

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes