Ir para o conteúdo PPGRI Ir para o menu PPGRI Ir para a busca no site PPGRI Ir para o rodapé PPGRI
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

PPGRI inicia 2022 com credenciamento de duas novas docentes



Para o Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais (PPGRI) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), o início do novo ano foi um momento de celebrar a recente expansão do corpo docente do Programa, a partir do credenciamento das professoras Kamilla Rizzi e Gladys Lechini.

Credenciada como Professora Permanente do PPGRI, Kamilla Raquel Rizzi  é licenciada em História, mestra em Relações Internacionais e doutora em Ciência Política pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Atua profissionalmente como professora adjunta na Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) e como professora convidada na Universidad de la Republica Uruguay (UDELAR) e na UFRGS. Atualmente também coordena o curso de pós-graduação lato sensu Especialização em Relações Internacionais Contemporâneas – 2ª edição, ofertado pela UNIPAMPA.  A docente ingressou efetivamente no PPGRI em agosto de 2021, na linha de pesquisa de Segurança, Estratégia e Defesa e no Grupo de Estudos em Capacidade Estatal, Segurança e Defesa (GECAP). Seus focos de pesquisa são as Relações Brasil-CPLP e as Relações Internacionais, Segurança e Defesa no Atlântico Sul e África. No semestre atual, a docente já oferta a disciplina “Segurança e Defesa no Brasil e seu Entorno Estratégico” aos discentes do mestrado.

Já a docente Gladys Teresita Lechini foi credenciada em outubro de 2021 como Professora Colaboradora no PPGRI. Atua profissionalmente como professora na Universidad Nacional de Rosario (UNR), onde coordena o Programa de Relaciones y Cooperación Sur-Sur (PRECSUR) e o programa de Doutorado em Relações Internacionais. É pesquisadora no Conselho Nacional de Pesquisas Científicas e Técnicas da Argentina (CONICET). Graduada nos cursos de Licenciatura em Relações Internacionais e Ciência Política pela Universidad Nacional de Rosario, possui mestrado em Ciências Sociais pela Facultad Latinoamericana de Ciencias Sociales e doutorado em Sociologia pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo. Como professora colaboradora no PPGRI, Gladys contribuirá na orientação e coorientação de discentes, na participação em projetos de pesquisa e oferta eventual de disciplinas relacionadas às suas áreas de expertise, a saber, Política Externa e Cooperação Argentina, África e Brasil.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-497-1127

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes