Ir para o conteúdo PPGRI Ir para o menu PPGRI Ir para a busca no site PPGRI Ir para o rodapé PPGRI
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Credenciamento de Professores Permanentes (Edital N° 002/2022 PPGRI/UFSM)

Quatro novos professores se juntam ao PPGRI nas linhas de pesquisa de Política e Sociedade Internacional e de Segurança, Estratégia e Defesa.



O Programa de Pós Graduação em Relações Internacionais (PPGRI UFSM) da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) torna público o resultado  final da Chamada para Credenciamento de Docentes Permanentes (Edital n° 002/2022 PPGRI/UFSM). Os (as) professores (as) aprovados (as) para a Linha 2 (Política e Sociedade Internacional) são: Tatiana De Almeida Freitas Rodrigues Cardoso Squeff, Flávio Augusto Lira Nascimento e José Luiz de Moura Filho. A professora Nathaly Silva Xavier Schutz foi aprovada para a Linha 3 (Segurança, Estratégia e Defesa).

Tatiana De Almeida Freitas Rodrigues Cardoso Squeff é professora permanente do Programa de Pós-graduação em Direito e professora Adjunta de Direito Internacional da Universidade Federal de Uberlândia – UFU. É estagiária de Pós-Doutorado em Direitos e Garantias Fundamentais na Faculdade de Direito de Vitória. Doutora em Direito Internacional pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, com período sanduíche junto à University of Ottawa. Mestre em Direito pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS, com bolsa CAPES e período sanduíche junto à University of Toronto, com bolsa DFAIT. Pesquisadora nas áreas de Direito Internacional Público e Privado, Direitos Humanos, Sustentabilidade, Teoria Crítica e Consumo Internacional.

Flávio Augusto Lira Nascimento é professor de Relações Internacionais junto a Universidade Federal do Pampa. Possui Pós-Doutorado junto ao Institut für transformative Nachhaltigkeitsforschung (Alemanha). É doutor (2015) em Relações Internacionais pela Universidade de São Paulo, apresentando a tese intitulada “A limitação à cooperação securitária sino-russa na Ásia Central devido ao não gerenciamento conjunto do fluxo local de hidrocarbonetos por Moscou e Pequim”. No mestrado (2008) em Relações Internacionais da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita, desenvolveu a dissertação intitulada “Federação Russa e OTAN: uma análise das políticas de Moscou em relação à Aliança Ocidental”. Possui graduação (2005) em Relações Internacionais na Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.

José Luiz de Moura Filho é Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Gestão de Organizações Públicas – PPGOP/UFSM. Possui graduação em Direito pela Universidade Federal de Santa Maria (1988). É Mestre em Direito pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos – UNISINOS (2001) e Doutor em Desenvolvimento Regional pela Universidade de Santa Cruz do Sul (RS), tendo feito Estágio no Exterior com bolsa CAPES, na UMINHO (Portugal), na área de Cooperação Transfronteiriça (2009), e bolsista CAPES em Pesquisa Pós-Doutoral no Exterior, junto ao Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (2014/2015). Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Ambiental e Urbanístico, atuando, principalmente, nos seguintes temas: Licenciamento Ambiental, Planos Diretores e Regularização Fundiária de territórios quilombolas e indígenas.

Nathaly Silva Xavier Schutz é Professora Adjunta de Relações Internacionais na Universidade Federal do Pampa e professora convidada no Posgrado en Estudios Internacionales da Universidad de la Republica (UdelaR – Uruguay). Possui Mestrado e Doutorado em Ciência Política pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. É graduada em Relações Internacionais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2008). Tem experiência na área de Ciência Política, com ênfase em Relações Internacionais, Bilaterais e Multilaterais, atuando principalmente nos seguintes temas: África Sub-Saariana, Integração, Teorias de Relações Internacionais.

Mais informações em: UFSM

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-497-1473

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes