Ir para o conteúdo PPGRI Ir para o menu PPGRI Ir para a busca no site PPGRI Ir para o rodapé PPGRI
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Pesquisadores do GECAP participaram da 7ª Edição do Curso de Estudos Africanos (CEA22) e do 3º Colégio de Defesa da CPLP



Os pesquisadores do GECAP e professores do PPGRI Prof. Dr. Igor Castellano da Silva (Co-coordenador do GECAP), a Profa. Dra. Kamilla Rizzi e a Profa. Dra. Nathaly Schutz (Pesquisadoras Efetivas do GECAP) participaram no último dia 29 de setembro de 2022 da 7ª Edição do Curso de Estudos Africanos (CEA22) e do 3º Colégio de Defesa da CPLP realizado pelo Instituto Militar de Lisboa, em Portugal.

O evento ocorreu entre os dias 19 e 30 de setembro. O 3º Colégio de Defesa da CPLP foi realizado em cooperação com a Direção Geral de Política de Defesa Nacional (DGPDN) do Ministério de Defesa Nacional, dedicado a temática da “Geopolítica de África: O papel da CPLP na Segurança Regional“. Já o CEA22 foi dedicado a temática da “Cooperação de Defesa na CPLP“. 

A iniciativa faz parte do início da cooperação entre GECAP/PPGRI/UFSM e o Instituto Universitário Militar (IUM-Portugal), cuja formalização tramita nas instâncias competentes da UFSM, oriunda da cooperação já existente entre o Coronel Luís Brás Bernardino (IUM) e a Prof. Kamilla Rizzi (PPGRI/UFSM). 

A Prof. Kamilla Rizzi participou do painel da conferência internacional sobre “O Papel da África no Sistema Internacional Contemporâneo“, com a palestra intitulada “A África no Contexto Regional de Segurança e as Implicações para o Brasil“. A professora refletiu sobre questões específicas de segurança regional no continente africano e como elas reverberam pelo Atlântico Sul trazendo implicações para o Brasil. A palestra pode ser acompanhada na íntegra por aqui.

No painel da conferência internacional sobre “Políticas de Defesa em África e os Contributos para a afirmação do Estado“, o Prof. Igor Castellano e a Prof. Nathaly Schutz fizeram suas contribuições. O Prof. Igor Castellano proferiu a palestra intitulada “Novas Políticas de Defesa na África“, abordando sobre Estratégias de Segurança Nacional, o surgimento dessas estratégias e os limites da RSS, bem como respostas baseadas no primado da Política e construção de Capacidades Estatais para o continente africano. Já a Prof. Nathaly voltou sua fala para a questão da construção do Estado e questões de segurança específica dos países africanos, a articulação de políticas de defesa e política externa e o seu papel na construção do Estado, se aprofundando no caso da Angola. As palestras podem ser acompanhadas na íntegra por aqui

Todo o evento pode ser acompanhado na íntegra pelo canal do Youtube do IUM.  

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-497-1503

Notícia vinculada a

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes