Pular para o conteúdo
Português English Español Français Italiano

Redes Sociais

Início do conteúdo

Sobre

Apresentação


O objetivo principal do curso é construir suporte teórico, metodológico e prático para fortalecer a produção de conhecimentos relevantes sobre as Relações Internacionais, com destaque à Política Internacional, especificamente a Instituições e Desenvolvimento; a Política e Sociedade Internacional; e a Segurança, Estratégia e Defesa, de forma a provocar a construção de saberes transformadores da sociedade e dar-lhes explicação a partir de uma base crítica e construtiva.

Além disso, em virtude da posição privilegiada de Santa Maria como parte do eixo integrador do Conesul e a sua relevância como base militar estratégica para o Brasil, a estrutura curricular do curso buscará destacar a vocação da região e as potencialidades de aprendizado sobre temáticas vinculadas a tais vantagens competitivas. A perspectiva austral da proposta direciona-se igualmente para a consolidação de pesquisa sobre outras regiões em desenvolvimento, também na forma de projetos de pesquisa integrados e cooperação internacional. Tal direcionamento não elimina vínculos com centros consolidados na área de Relações Internacionais, de forma a alavancar a qualificação e a internacionalização da produção científica vinculada o Programa.

Pretende-se contribuir para a formação de profissionais que possuam capacidade de compreender e intervir nos debates internacionais contemporâneos, na elaboração e construção de políticas em diversas áreas que demandem a sua participação, na iniciativa privada ou pública, em atividades de pesquisador, professor, assessor ou consultor. Vislumbra-se que os egressos do curso se insiram em posições de destaque na carreira acadêmica, por meio da continuidade de sua formação em centros de excelência; em órgãos relevantes do setor público; em instituições de pesquisa/thinks tanks de projeção nacional e internacional; e na gestão de projetos de considerável envergadura em organizações internacionais. A formação específica contribuirá para a interpretação da linguagem das relações internacionais, a compreensão do fenômeno internacional e a análise prospectiva de cenários futuros, com capacidade para interferir na sua consecução, mormente nas linhas de pesquisa vinculadas ao Programa.