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Área de Concentração

Tecnologias Educacionais em Rede para Inovação e Democratização da Educação

Um dos grandes desafios é inovar e democratizar a educação, tendo como suporte as tecnologias em rede, que dinamizam os ambientes de comunicação, em especial na Internet. Nesse sentido, a presente área de concentração objetiva produzir reflexões e práticas sobre inovação e democratização da educação mediada por tecnologias em rede, abrindo possibilidades para a prática cultural da liberdade. É essencial produzirmos formação profissional, com o intuito de contribuir com os processos de ensino e aprendizagem, desenvolvendo e disseminando conteúdos, programas e ferramentas tecnológicas para a mediação educacional.

A pesquisa e o desenvolvimento em tecnologia educacional em rede requer multidisciplinaridade em ações orientadas ao desenvolvimento e gestão do conhecimento científico e tecnológico. A produção da área de concentração está voltada ao fomento e avaliação da atuação profissional mediada por ferramenta de recursos e atividades tecnológicas e educativas, promovendo embasamento teórico, tecnológico, científico e metodológico, bem como pesquisas interdisciplinares das aplicações das tecnologias em rede. Dentro deste contexto de inovação e democratização foram definidas duas linhas de pesquisa para a área de concentração em Tecnologias Educacionais em Rede: 1) Desenvolvimento de Tecnologias Educacionais em Rede e 2) Gestão de Tecnologias Educacionais em Rede.

Atualmente, o Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais em Rede consolida-se na Universidade Federal de Santa Maria, bem como na comunidade locorregional, como centro de estudos de excelência na área de Tecnologias em Rede aplicadas à educação. No âmbito interno, trabalha de forma conectada com as unidades acadêmicas da UFSM, Núcleo de Tecnologia Educacional e Pró-Reitorias voltadas ao ensino na UFSM. Na perspectiva externa atende, além da região do município de Santa Maria, diversos outros municípios do estado do Rio Grande do Sul, bem como de outras localidades do Brasil, por intermédio de profissionais de diversas Instituições de Educação Básica, Técnica e Superior que buscam aprimorar sua atuação, bem como criar produtos inovadores e de alto impacto. Tais fatores, mencionados acima, justificam a manutenção da Área de Concentração com foco nas Políticas Públicas, Gestão e Democratização do setor educacional no Brasil, sem perder o escopo da perspectiva de inovação tecnológica e colaboração em rede.

Grande parte dos docentes do Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais em Rede trabalha colaborativamente na interface entre as duas linhas de pesquisa existentes. Neste sentido, em seus projetos e práticas, estes propõem estratégias tanto para o desenvolvimento de metodologias e ferramentas educacionais tecnológicas, quanto para Gestão Educacional, no sentido do despertar para percepções críticas dos subsídios na forma de ações, políticas, programas e projetos de governo existentes na atualidade para o desenvolvimento da educação brasileira.