Ir para o conteúdo PPGTER Ir para o menu PPGTER Ir para a busca no site PPGTER Ir para o rodapé PPGTER
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Linhas de Pesquisa

Caracterização:

 Esta linha de pesquisa orienta-se para o desenvolvimento de metodologias e ferramentas educacionais, envolvendo tecnologias que proporcionam a utilização de redes computacionais. Possibilita, portanto, o desenvolvimento de projetos para a construção de produtos e inovações tecnológicas, tais como: materiais didáticos impresso e multimídia, softwares, plataformas de interação e interatividade, ambientes virtuais de ensino-aprendizagem, bem como propostas reflexivas de recursos e atividades diversificadas para a integração em rede das modalidades educacionais. O uso de ferramentas computacionais abertas e livres serão incentivados na presente linha, que possui foco na aplicabilidade e praticidade das tecnologias educacionais em rede a serem desenvolvidas.

Professores:

  • Ana Cláudia Pavão: desenvolve pesquisas nas temáticas de educação mediada por tecnologias digitais, EaD, desenvolvimento de materiais didáticos digitais, tecnologias assistivas, educação especial e educação inclusiva.
  • Andre Zanki Cordenonsi: desenvolve pesquisas no desenvolvimento de jogos digitais e gamificação para o ensino técnico, tecnológico e superior; e estratégias, ferramentas e aplicações para o desenvolvimento do pensamento computacional nos diversos espaços educativos. 
  • Antonio Guilherme Schmitz Filho: desenvolve pesquisas que envolvem a relação entre a figuração dos meios de comunicação de massa vinculados às tecnologias em rede e a análise de aspectos baseados em processos midiáticos e nas dinâmicas culturais revestidas pelas diferentes organizações sociais.
  • Fernando de Jesus Moreira Júnior: desenvolve pesquisas envolvendo produtos e inovações tecnológicas nas áreas das Ciências Exatas e outras áreas que envolvem métodos quantitativos, análise estatística e mineração de dados.
  • Giliane Bernardi: desenvolve pesquisas envolvendo Gamificação e Jogos na Educação, com ênfase no desenvolvimento e Interação Humano-Computador no âmbito de tecnologias educacionais.   
  • Karla Marques da Rocha: realiza pesquisas relacionada às temáticas Formação de Professores,  Metodologias de Aprendizagem Ativas, Ensino Híbrido e Educação a Distância.
  • Marcus Vinicius Liessem Fontana: desenvolve pesquisas em torno do ensino de línguas mediado por tecnologias digitais, EaD, MOOCs, ferramentas de autoria para professores, gamificação, elaboração e análise de materiais didáticos digitais, tecnologias assistivas para pessoas com deficiência visual, realidade aumentada, realidade virtual, entre outros.
  • Roseclea Duarte Medina: desenvolve pesquisas relacionadas a Sala de Aula Inteligente (Smart Classroom) e Campus Inteligente (Smart Campus), bem como tecnologias de redes de computadores necessárias para o suporte a esses ambientes IoT; Desenvolvimento e Avaliação de Jogos digitais, Gamificação e Chatterbots Educacionais.
  • Solange de Lurdes Pertile: desenvolve pesquisas envolvendo técnicas de mineração de dados para análise de dados educacionais.
  • Susana Cristina dos Reis: desenvolve pesquisas sobre o desenvolvimento de jogos digitais e educacionais,  de aplicativos para educação, produção de materiais didáticos digitais para cursos híbridos, EAD, MOOCs, etc, bem como sobre como implementar a gamificação em cursos online ou materiais didáticos digitais. 
  • Vinicius Maran: atua na modelagem conceitual e desenvolvimento de sistemas de recomendação, sistemas sensíveis ao contexto e sistemas móveis aplicados na educação e em Massive Open Online Courses (MOOCs).

Caracterização:

A presente linha de pesquisa objetiva desenvolver potencialidades teóricas e práticas acerca da Gestão de Tecnologias Educacionais em Rede disponibilizando as ferramentas necessárias para o conhecimento aplicado em Políticas Públicas Educacionais, Redes Colaborativas em Educação, Ensino-Aprendizagem Mediado por Tecnologias Educacionais em Rede e Sistemas Educacionais em Rede. Configuram-se como escopo primordial da Linha “Gestão em Tecnologias Educacionais em Rede” a compreensão da necessidade de processos favoráveis para o desenvolvimento da inovação e democratização da universidade aberta; bem como a percepção dos subsídios na forma de ações, políticas, programas e projetos de governo existentes na atualidade do desenvolvimento da educação brasileira.

Professores:

  • Ana Cláudia Pavão: desenvolve pesquisas nas temáticas de educação mediada por tecnologias digitais, EaD, desenvolvimento de materiais didáticos digitais, tecnologias assistivas, educação especial e educação inclusiva.
  • Andre Zanki Cordenonsi: desenvolve pesquisas envolvendo a gestão de dados científicos, incluindo desde a coleta até o armazenamento de longo prazo, a visualização e a definição de repositórios confiáveis.
  • Andrea Ad Reginatto: desenvolve pesquisas relacionadas à formação de professores e ensino mediado por tecnologias digitais, especialmente no âmbito dos estudos da linguagem e da atividade laboral docente, com ênfase às práticas de letramento digital, ensino híbrido e REA
  • Elena Maria Mallmann: tem experiência na área de Educação, ênfase em Ensino-Aprendizagem/Tecnologia Educacional. Atua principalmente nas linhas de pesquisa Práticas Escolares e Políticas Públicas e Gestão de Tecnologias Educacionais em Rede nos temas: tecnologias educacionais, educação a distância, mediação pedagógica, Fluência Tecnológico-Pedagógica (FTP), materiais didáticos, Práticas Educacionais Abertas (PEA) e Recursos Educacionais Abertos (REA).
  • Fernando de Jesus Moreira Junior: desenvolve pesquisas que envolvem métodos quantitativos, análise estatística, mineração de dados (data mining), tratamento de grandes conjuntos de dados (big data), ciência de dados (data science) e pesquisa survey em avaliação educacional.
  • Jerônimo Siqueira Tybusch: desenvolve pesquisas nas áreas de Meio Ambiente e Tecnologia; Direito e Novas Tecnologias; Tecnologias Educacionais em Rede; Gestão Educacional mediada por Tecnologias em Rede e Técnica e Decisão.
  • Karla Marques da Rocha: realiza pesquisas relacionada às temáticas Formação de Professores,  Metodologias de Aprendizagem Ativas, Ensino Híbrido e Educação a Distância.
  • Susana Cristina dos Reis: desenvolve pesquisa sobre ensino e aprendizagem de línguas mediado por tecnologias educacionais em rede (CALL), mais especificamente, investigando sobre uso de jogos digitais na educação e no contexto escolar, uso de estratégias de gamificação na escola e na produção de materiais digitais, metodologias ativas, formação do professores de línguas para o ensino híbrido e EAD, com vistas a fomentar a cultura digital nas práticas escolares, mais especificamente a fim de promover o letramento digital e prática de multiletramentos no contexto escolar por alunos e professores. 
  • Taís Fim Alberti: atua com processos de ensino-aprendizagem mediados por tecnologias,  educação a distância, ambientes virtuais de ensino-aprendizagem,  recursos educacionais aberto, formação de professores e mediação tecnológica.