Ir para o conteúdo PPGTER Ir para o menu PPGTER Ir para a busca no site PPGTER Ir para o rodapé PPGTER
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Dispensa de Teste de Suficiência em Língua Estrangeira

Descrição

Conforme Regulamento do PPGTER, Art. 29, os discentes de pós-graduação em nível de Mestrado deverão comprovar suficiência em uma língua estrangeira, por meio de Exame de Suficiência em Língua Estrangeira (espanhol, inglês, francês, italiano, alemão) realizada na UFSM ou em outra Instituição de Ensino Superior.

O aluno deverá preencher o formulário de comprovação de suficiência em língua estrangeira, anexar o comprovante da realização do teste  da língua estrangeira realizado e enviar à Coordenação do curso para análise e posterior encaminhamento ao COFRE/COREM.

Aviso: apenas o teste de suficiência é válido para aferir a habilidade de leitura em língua estrangeira, não são mais aceitas disciplinas, conforme entendimento da Comissão do Teste de Suficiência.

Para informações específicas sobre o teste de suficiência em Língua Estrangeira da UFSM acesse o TESSLE

Caso o requerente tenha feito TOELF,  “é possível obter a equivalência, desde que tenha nota igual ou superior a 41 pontos na seção “Reading comprehension” do TOELF. Deve-se redigir um requerimento assinado com o cartão de resultado do TOELF em anexo e encaminhar junto com a solicitação.

As solicitações de aproveitamento de lingua estrangeira, por orientação da PRPGP/UFSM, devem ser abertas pelos próprios alunos, a partir do Portal de Documentos da UFSM.

Resumo dos passos para a realização:

  • Efetuar o login (usuário e senha) no link: https://portal.ufsm.br/documentos/login.html
  • Clicar em Novo
  • Digitar em “Tipo Documental” o código APG 134.23
  • Clicar em Solicitação de aproveitamento de disciplinas de pós-graduação e salvar o processo
  • Preencher a nova tela  anexando, em pdf,  o requerimento comprovação de suficiência em língua estrangeira;
  • Tramitar para CURSO-PROGRAMA PG MESTRADO PROFISSIONAL EM TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS EM REDE – 05.10.16.00.0.0 (Unidade administrativa)

O processo será analisado em reunião do Colegiado do Programa. Após análise, o resultado será informado aos interessados por meio do processo, e os devidos encaminhamentos serão tomados.

Informações detalhadas sobre abertura de processos no PEN e demais dúvidas em relação ao Portal de Documentos podem ser sanadas no site do PEN https://www.ufsm.br/orgaos-suplementares/dag/pen/ na aba Apoio ao Usuário. Lá estão disponíveis todos os tutoriais referentes aos processos administrativos eletrônicos.

Outras informações também podem ser encontradas no site da PROGRAD: link

Formulário: Requerimento de Comprovação de Suficiência em Língua estrangeira (em pdf)

Público Alvo
Discentes do programa.
Contato