Ir para o conteúdo PPGTER Ir para o menu PPGTER Ir para a busca no site PPGTER Ir para o rodapé PPGTER
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Procedimentos Pós-Defesa

Descrição

No caso de aprovação na Defesa de Dissertação, a mesma deverá ser entregue à Coordenação do Programa, na forma digital, via processo aberto pelo PEN-SIE, de acordo com o tutorial disponibilizado em anexo, juntamente com o documento de autorização para disponibilização on-line da dissertação.

Atentamos para os itens 12 e 13 do Tutorial que especificam atividades do orientador e do PPG/CPG, conforme:

“12 – Orientador recebe na cx postal e confere se o trabalho foi devidamente corrigido conforme definido em banca de defesa: – feita a correção deve tramitar para a coordenação do PPG/CPG; – não estando de acordo com o aprovado pela banca, retornar ao acadêmico(a) para efetuar os ajustes conforme definido no ato da defesa.

13- A Coordenação do curso, ao receber em sua cx postal o processo de entrega do trabalho final, faz a verificação do título do trabalho se está exatamente conforme consta da ata de defesa aprovada, insere uma cópia da ata de defesa contendo as assinaturas dos membros e tramita para Biblioteca Central (pois o trabalho final já foi homologado pelo orientador). Caso haja discrepância entre o título do trabalho final e o constante na a ata de defesa, o processo deverá retornar ao acadêmico(a) para a correção e retorno via orientador.”

Importante:

  • A ata de defesa deve ser anexada ao processo de entrega da MDT.
  • A MDT não deve ser assinada pelo(a) orientador(a).

Além do envio da dissertação via processo, um e-mail deverá ser encaminhado para a Coordenação do Programa (ppgter@ufsm.br), contendo a seguinte documentação:

  1. Cópia da dissertação, em formato pdf e editável, sendo que o arquivo  deverá ser nomeado da seguinte forma: Dissertacao_PPGTER_NomeAluno.
  2. Produto da dissertação, em sua totalidade, sendo que se o mesmo for um software, os códigos-fontes devem ser enviados também.
  3. Comprovante de submissão de artigo resultante da dissertação à Revista Científica qualificada segundo o Qualis/CAPES, área Interdisciplinar, de acordo com o exigido pelo Regimento do Programa, art. 65, § 10.º;
  4. Declaração do orientador, para o prosseguimento do processo de emissão Diploma, de acordo com o prazo definido pela Comissão Examinadora, com as modificações sugeridas, ficando a verificação das correções sob a responsabilidade do professor orientador.

Além disso, deverá ser preenchido um Relatório Pós-Defesa, que encontra-se disponível no link: Relatório_Pós_Defesa. Após o preenchimento do mesmo, um comprovante será enviado ao e-mail do aluno, que deverá encaminhar este comprovante para o programa, através do e-mail ppgter@ufsm.br, com o assunto: “Relatório Pós-Defesa PPGTER – NOME_DO_ALUNO”, junto com o restante da documentação.

Público Alvo
Discentes e Docentes do programa.
Contato