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Procedimentos Pós-Defesa

Descrição

No caso de aprovação na Defesa de Dissertação, a mesma deverá ser entregue à Coordenação do Programa, na forma digital, via processo aberto pelo PEN-SIE, de acordo com o tutorial disponibilizado em anexo, juntamente com o documento de autorização para disponibilização on-line da dissertação. Devem ser inseridos no processo:

  1. Dissertação de Mestrado, em formato .pdf, contendo a Ficha Catalográfica;
  2. Autorização para Disponibilidade no Manancial, que consta no inferior da página e aqui;
  3. Declaração do Orientador, informando a realizações das correções exigidas, que consta no inferior da página e aqui;
  4. Comprovante de submissão de artigo resultante da dissertação à Revista Científica qualificada segundo o Qualis/CAPES, área Interdisciplinar, de acordo com o exigido pelo Regimento do Programa, art. 65, § 10.º, em formato .pdf;
  5. Produto da dissertação, em sua totalidade, sendo que se o mesmo for um software, os códigos-fontes devem ser enviados também. Caso o sistema não permita o envio do produto em decorrência do formato, tamanho, ou devido a qualquer outro problema, o mesmo deve ser enviado para o e-mail do programa (ppgter@ufsm.br). Se o produto estiver em processo de registro de patente, colocar o mesmo com acesso restrito no processo.

Ressalta-se que o produto deve estar em conformidade com as normativas de classificação da CAPES. Para saber mais, consulte o relatório técnico “Artefatos Técnicos e Tecnológicos: Identificação e Cadastro“.

Atentamos para os itens 12 e 13 do Tutorial que especificam atividades do orientador e do PPG/CPG, conforme:

“12 – Orientador recebe na caixa postal e confere se o trabalho foi devidamente corrigido conforme definido em banca de defesa: – feita a correção deve tramitar para a coordenação do PPG/CPG; – não estando de acordo com o aprovado pela banca, retornar ao acadêmico(a) para efetuar os ajustes conforme definido no ato da defesa.

13- A Coordenação do curso, ao receber em sua caixa postal o processo de entrega do trabalho final, faz a verificação do título do trabalho se está exatamente conforme consta da ata de defesa aprovada, insere uma cópia da ata de defesa contendo as assinaturas dos membros e tramita para Biblioteca Central (pois o trabalho final já foi homologado pelo orientador). Caso haja discrepância entre o título do trabalho final e o constante na a ata de defesa, o processo deverá retornar ao acadêmico(a) para a correção e retorno via orientador.”

Importante:

  • A dissertação não deve conter nenhuma assinatura no processo;
  • A Folha de Aprovação permanece no corpo da dissertação, mas não precisa mais ser assinada pelos membros da banca, pois a ata irá acompanhar o processo, sendo anexada ao mesmo pela secretaria do Programa;
  • O orientador, no ato da verificação dos documentos, deve observar se o título da dissertação é idêntico ao título informado no documento de liberação;
  • Caso tenha havido mudança do título, por sugestão da banca (informado na ata, em campo específico para tal), o novo título deve constar em todos os documentos;
  • O PDF da dissertação não pode estar protegido, salvo se a publicação da dissertação estiver autorizada apenas após um ou dois anos.
  • Ficha Catalográfica é obrigatória e sua geração é efetuada na página da Biblioteca Central.

Além disso, deverá ser preenchido um Relatório Pós-Defesa, que encontra-se disponível no link: Relatório_Pós_Defesa. Após o preenchimento do mesmo, um comprovante será enviado ao e-mail do aluno, que deverá encaminhar este comprovante para o programa, através do e-mail ppgter@ufsm.br, com o assunto: “Relatório Pós-Defesa PPGTER – NOME_DO_ALUNO”, junto com o restante da documentação.

Público Alvo
Discentes e Docentes do programa.
Contato