Ir para o conteúdo PPGTER Ir para o menu PPGTER Ir para a busca no site PPGTER Ir para o rodapé PPGTER
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Solicitação de Coorientador

Descrição

Para a inclusão de um coorientador, o professor orientador deverá preencher o formulário de Solicitação de Coorientador, que deverá ser submetido ao Colegiado do Curso para aprovação nos termos do Art. 35 do Regulamento do Curso.

Art. 35. O orientador, em acordo com o orientando, poderá prever a figura do coorientador do trabalho de Dissertação, interno ou externo à UFSM, que deverá ser aprovado pelo Colegiado do PPGTER.

§ 1º O nome e a designação de coorientador poderá constar na portaria de designação da Comissão de Avaliação Final dos Trabalhos de Dissertação, como membro efetivo ou suplente.

§ 2º O coorientador deverá estar em plena atividade de pesquisa.

O pedido deverá deverá ser tramitado via processo PEN-SIE, aberto pelo orientador(a), sendo que deve ser ASSINADO por todos os membros – aluno(a), orientador(a), e candidato a coorientador(a).

Para orientadores externos à UFSM, que ainda não tenham assinatura digital junto ao PEN-SIE, segue link com direcionamentos: Cadastro de Usuários Externos.

ser feito via processo PEN-SIE, contendo as assinaturas do aluno, do orientador e do candidato a coorientador, e tramitado para a Coordenação do PPGTER

Após análise, o resultado será informado aos interessados por meio do processo. Em caso de aprovação, a coorientação inicia imediatamente, com a inclusão do coorientador na Plataforma Capes.

OBSERVAÇÃO: em caso de solicitação de coorientador(a) externo(a) ao programa, deverá ser enviado o Currículo Lattes do docente em questão, para análise do Colegiado do Programa.

Público Alvo
Discentes e Docentes do programa.
Contato