Ir para o conteúdo PPGZ Ir para o menu PPGZ Ir para a busca no site PPGZ Ir para o rodapé PPGZ
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Avaliação Institucional

Avaliação Interna

O grupo de docentes do PPGZ-UFSM sempre desenvolveu discussões para construção de propostas que pudessem trazer indicativos eficazes sobre a contribuição do Programa para a evolução científica, social e econômica do País. A partir de 2019 o processo autoavaliativo foi intensificado, com ferramentas motivacionais que unissem docentes e discentes para identificação conjunta de nossos pontos fortes e fracos. Por ocasião da pandemia, a Coordenação adaptou as ferramentas de autoavaliação-2020 para o formato de questionários virtuais, para o público docente e discente. Colaborando para a reflexão avaliativa, a Coordenação também promoveu uma palestra (4 de dezembro de 2020), com o Coordenador de área da Zootecnia/Recursos Pesqueiros-CAPES, Prof. Ronaldo Lopes Oliveira, aberta a toda a comunidade do PPGZ-UFSM, com vistas a aprimorar o conhecimento de todos sobre o processo e critérios de avaliação quadrienal da CAPES.
O cenário demonstrado pelas novas ferramentas avaliativas, aliados ao aprendizado absorvido na referida palestra, foram intensamente debatidos pelos docentes e representantes discentes do PPGZ-UFSM. Neste momento foi permitido vislumbrar, resumidamente, que há consenso entre docentes e discentes quanto à adequação da infraestrutura para atendimento das demandas de pesquisa e didáticas e quanto a adequada atuação da secretaria e coordenação do Programa para atender as demandas iminentes; bem como, que as disciplinas ofertadas atendem as necessidades de formação dos pós-graduandos. Por outro lado, foram levantadas deficiências quanto ao acompanhamento continuado da situação discente durante o curso, quanto ao estímulo para ações de empreendedorismo e inovação tecnológica e quanto à oportunidade limitada em realizar aulas com professores estrangeiros e/ou em língua estrangeira no PPGZ. Adicionalmente, também devemos ressaltar os recentes impactos do COVID sobre as ações do PPGZ, que foram intensamente afetadas, conforme demonstrado em levantamento realizado com os docentes de nosso Programa (Figura 1).
Nossas ferramentas de autoavaliação são diversificadas e serão continuamente aplicadas aos distintos propósitos para qualificação do PPGZ-UFSM, em intervalos que variam entre semestral, anual e bianual. Ao longo do tempo, esperamos que as novas estratégias avaliativas se revertam em melhorias nas diferentes dimensões de atuação do Programa (qualificação acadêmica, qualidade de egressos, produção científica qualificada, inserção social, inovação tecnológica e internacionalização).


Avaliação Institucional

Nas imagens abaixo (Figura 2) está a avaliação institucional do Programa de Pós-Graduação em Zootecnia. Para mais informações você pode acessar a página da Avaliação Institucional.Avaliação Institucional