Ir para o conteúdo PPPG Ir para o menu PPPG Ir para a busca no site PPPG Ir para o rodapé PPPG
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

PRPGP divulga o Edital Extraordinário 027/2020 para o processo seletivo de Pós-graduação (Doutorado e Mestrado) para preenchimento de vagas durante a pandemia COVID-19



As Coordenações dos Programas de Pós-Graduação e a Pró-Reitoria de Pós-graduação e Pesquisa (PRPGP) tornam público que, no período de 03 a 18 de agosto, estarão abertas as inscrições para o processo de seleção e ingresso na Pós-graduação, em nível de Doutorado e Mestrado, para o preenchimento de vagas e/ou cotas de bolsas disponíveis nos cursos durante a pandemia COVID-19.

O Edital esta disponível na página de editais da UFSM, filtrando por Editais da PRPGP ou clicando endereço eletrônico abaixo:
https://www.ufsm.br/pro-reitorias/prpgp/editais/027-2020

O presente Edital Extraordinário Nº 027/2020, foi elaborado em vista da necessidade de preenchimento das vagas que ficaram disponíveis nos PPGs durante este período da pandemia. Como é de conhecimento, a UFSM suspendeu as atividades presenciais acadêmicas e administrativas, mantendo-as de forma remota, a distância e adotando o Regime de Exercícios Domiciliares Especiais (REDE) durante a suspensão destas atividades presenciais. Houve também a suspensão das datas previstas no calendário acadêmico de 2020 na UFSM, com isso, o Edital que estava previsto para maio de 2020, não foi publicado. Desta forma, foi possível que os alunos fossem concluindo seus estudos e assim, tornando disponíveis as vagas (e bolsas) nos cursos de pós-graduação da UFSM.

Considerando o cenário, a PRPGP, em conjunto com os PPGs, elaborou este edital extraordinário, de forma urgente, para que seja possível selecionar novos estudantes para a pós-graduação da UFSM e, com isso, dar continuidade aos projetos/pesquisas realizadas e em andamento na UFSM ou começando novas e promissoras pesquisas.

Este certame será todo feito de forma online, com o candidato enviando toda a documentação obrigatória e necessária para seleção de cada curso durante a inscrição online. O envio será feito na aba de “Informações Adicionais”, em formato digital arquivo PDF (legível) com tamanho máximo de 5mb por arquivo.

Excepcionalmente para este edital extraordinário durante a pandemia, esta PRPGP, considerando a limitação imposta pela pandemia, a exigência de pagamento da GRU ser feita no Banco do Brasil, que o pagamento deste boleto pelos candidatos que não tem conta neste banco poderia causaria aglomeração nas agências bancárias, e, principalmente, pensando no bem estar de todos, retirou a obrigatoriedade do pagamento da taxa de inscrição deste certame.

Dúvidas referente ao Edital Geral de seleção podem ser encaminhadas à Coordenadoria de Pós-Graduação (CPG) da PRPGP, através do e-mail cpg.prpgp@ufsm.br.


Publicações Recentes