Ir para o conteúdo PPPG Ir para o menu PPPG Ir para a busca no site PPPG Ir para o rodapé PPPG
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Nota de Repúdio



Um estudante de Mestrado em Educação do Centro de Educação da UFSM, nosso parceiro de grupos de pesquisa e professor da Educação Infantil, sofreu agressão ao sair de um bar chamado “Bolichão Lounge Bar” na madrugada do dia 01/05/2022 na cidade de Santa Maria/RS.

A agressão ocorreu em torno 2h40min em frente ao estabelecimento quando a vítima aguardava um carro de aplicativo junto de uma amiga, e foi surpreendido por um grupo de 6 a 8 ‘homens’. Um deles deu um soco por trás, momento em que a vítima caiu no chão. Os demais agressores pegaram a vítima pelos braços e pernas e a arrastaram para o meio da Avenida Walter Jobim e continuaram as agressões. O professor foi agredido com socos, chutes e inclusive um deles utilizou uma cinta para agredi-lo. Pessoas estavam no bar e viram a agressão, mas não se disponibilizaram a ajudar em nenhum momento.

Haverá representação judicial, o Ministério Público será acionado, a fim de que os agressores sejam identificados e responsabilizados criminalmente pelos atos de violência física e psicológica. Precisamos do apoio da população agora para conseguirmos mais testemunhas que estavam no local, que nos ajudem a identificar os agressores e a testemunhar no caso.

Um professor que faz mestrado e que trabalha com a infância foi agredido por ‘gente’, um tipo de adulto que agride, machuca o outro, não tolera o que o outro tem o direito de ser. É essa ‘gente’ que nosso estudante de mestrado e professor, conosco e com quem se somar a nós queremos questionar: Quem são os agressores? Quem dirá que são os agressores? Nesta sociedade que vivemos iremos fazer de conta que esses agressores não existem? Até quando? 

Infelizmente este não é um caso/fato isolado na cidade de Santa Maria, já que temos convivido com tamanha brutalidade, intolerância, racismo, transfobia, feminicídio e homofobia. A tolerância ao preconceito, como sintoma de uma sociedade adoecida, resulta em pessoas sendo mortas, machucadas e agredidas por terem a coragem de ser quem são!

Até quando iremos justificar o injustificável?

 

Assinam esta Nota:

Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional – PPPG/UFSM

Professora Leandra Bôer Possa

Professor Joacir Marques da Costa

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-542-1875

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes