Ir para o conteúdo PPPG Ir para o menu PPPG Ir para a busca no site PPPG Ir para o rodapé PPPG
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Aprendizagem e Inclusão Escolar

Nível: Mestrado Profissional

Obrigatória: Não

Área(s) de Concentração: Políticas Públicas e Gestão Educacional

Carga Horária: 60

Créditos: 4

Ementa: Processos de aprendizagem. Problemas e transtornos de aprendizagem. Aprendizagem e política educacional na perspectiva inclusiva. Gestão escolar e aprendizagem na perspectiva inclusiva.

Bibliografia Básica:

BAPTISTA, C. R. (Org.). Inclusão e escolarização: múltiplas perspectivas. Porto Alegre: Mediação, 2006.

BEYER, H. O. A educação inclusiva: incompletudes escolares e perspectivas de ação. Cadernos de Educação Especial. Santa Maria, n. 22, 2003. Disponível em: <http://www.ufsm.br/ce/revista/ceesp/2003/02/a3.htm> Acesso em set de 2013.

CIASCA, S. M. (Org.). Distúrbios de aprendizagem: proposta de avaliação interdisciplinar. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2003.

FONSECA, V. Introdução às dificuldades de aprendizagem. 2.ed. Porto Alegre: Artes Médicas, 1995.

GARCIA, J. N. Manual de dificuldades de aprendizagem: linguagem, leitura, escrita e matemática. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998.

STRIEDER, R.; ZIMMERMANN, L. G. A inclusão escolar e os desafios da aprendizagem. 2010. Disponível em: <http://www.utp.br/cadernos_de_pesquisa/pdfs/cad_pesq10/10_a_inclusao_cp10.pdf> Acesso em set 2013.

VALLE, T. G. M. do (Org.). Aprendizagem e desenvolvimento humano: avaliações e intervenções. [online]. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2009. Disponível em: <http://static.scielo.org/scielobooks/krj5p/pdf/valle-9788598605999.pdf> Acesso em set. 2013.

Bibliografia Complementar:

BRASIL. Saberes e práticas da inclusão: avaliação para identificação das necessidades educacionais especiais. 2. ed. Brasília: MEC/SEESP, 2006. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/avaliacao.pdf> Acesso em set 2013.

FELTRIN, A. E. Inclusão social na escola: quando a pedagogia se encontra com a diferença. São Paulo: Paulinas, 2004.

FREIRE, M. O sentido dramático da aprendizagem. In.: GROSSI, E. P; BORDIN, J. (Org.). Paixão de aprender. Petrópolis: Vozes, 1996.

MATURANA, H. Cognição, ciência e vida cotidiana. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2001.

MATURANA, H.; VARELA, F. J. Árvore do conhecimento: as bases biológicas da compreensão humana. São Paulo: Palas Athena, 1995.

MARTINS, L. A. R. [et. al] (Org.). Inclusão: compartilhando saberes. Petrópolis: Vozes, 2006.