Ir para o conteúdo PPPG Ir para o menu PPPG Ir para a busca no site PPPG Ir para o rodapé PPPG
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

CÍRCULOS DE DIÁLOGOS: GESTÃO E MODALIDADES EDUCATIVAS

DEPARTAMENTO: ADE

CARGA HORÁRIA: 30H

CRÉDITOS: 02

 

EMENTA:

Gestão, modalidades educativas e diversidade. Gestão e culturas digitais.

 

OBJETIVO:

Partindo de fundamentações filosóficas, sociológicas, históricas, antropológicas e legais, visa-se debater os problemas educacionais, a responsabilidade do governo, da sociedade e dos professores diante dos desafios das diversidades culturais e a políticas públicas no Estado Brasileiro, com foco nas diferentes modalidades educativas.

 

PROGRAMA:

 

UNIDADE 1 – GESTÃO, MODALIDADES EDUCATIVAS E DIVERSIDADE

  • Raízes e Matrizes do povo brasileiro
  • Gestão das modalidades educativas e o reconhecimento do “outro como ser diferente”

 

UNIDADE 2 – GESTÃO E CULTURAS DIGITAIS

  1. Cultura digital e participação na gestão escolar
  2. Cultura digital: interação e dialogicidade em aula

 

Bibliografia Básica

 

AZEVEDO, Fernando. A Cultura Brasileira. 3 ed. 3 vol. São Paulo: Melhoramentos, 1953.

 

APPLE, Michael. Conhecimento Oficial. A educação democrática numa era conservadora. Petrópolis, RJ: Vozes, 1997.

 

ARROYO, Miguel G. Outros Sujeitos, Outras Pedagogias RJ: Editora Vozes, 2013.

 

BAUMAN, Zigmunt.  Sobre Educação e Juventude. RJ: ZAHAR, 2013.

 

BHABHA, Homi. O Local da Cultura.  Belo Horizonte: UFMG, 2003.

 

Bibliografia complementar:

COSTA, M. V (org.). O Currículo nos Limiares do ContemporâneoRJ: DP&A, 2005. 

 

CUCHE, Denys. A Noção de Cultura nas Ciências Sociais. Trad por Viviane Ribeiro. 2 ed. Bauru/SP: EDUSC, 2002.

 

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 25ªed. RJ: Paz e Terra, 1998.

 

FREIRE, Paulo. Educação como Prática da Liberdade. 24ªed. RJ: Paz e Terra, 2000.

 

ROCHA, Everardo. O que é Etnocentrismo. 19 ed. SP: Brasiliense, 2004.