Ir para o conteúdo PPPG Ir para o menu PPPG Ir para a busca no site PPPG Ir para o rodapé PPPG
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Currículo e epistemologia das práticas educativas

Nível: Mestrado Profissional

Obrigatória: Não

Área(s) de Concentração: Políticas Públicas e Gestão Educacional

Carga Horária: 45

Créditos: 3

Ementa: Os paradigmas curriculares e sua influência na organização escolar. As dimensões do currículo e seus fundamentos epistemológicos. A dinamização da proposta político pedagógica, planos e projetos na diversidade do cotidiano escolar. Os profissionais da educação como participantes na gestão democrática.

Bibliografia Básica:

DOLL JR, W. E. Currículo: uma perspectiva pós-moderna. Porto Alegre: Artes Médicas, 1999.

SACRISTÁN, J. G. Educar e conviver na cultura global: as exigências a cidadania. Porto Alegre: Artmed, 2002.

_______. O currículo: reflexão sobre a prática. Porto Alegre: Artmed, 2000.

GIMENO SACRISTÁN, J.; PEREZ, G. Compreender e transformar o ensino. 4. ed. Porto Alegre: Artes Médicas, 2000.

GOODSON, I.  A construção social do currículoLisboa: educa, 1997.

SILVA, T. T. da. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.

TORRES SANTOMÉ, J. Globalização e interdisciplinaridade: o currículo integrado. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998.

Bibliografia Complementar:

CORTELLA, M. S. A escola e o conhecimento: fundamentos epistemológicos e políticos. São Paulo: Cortez Editora, 1998.

GARCIA, R. de L.; MOREIRA, A. F. B. (Orgs.) Currículo na contemporaneidade. Incertezas e desafios. São Paulo: Cortez, 2003.

GARCIA, R. L.; MOREIRA, A. F. B.; PACHECO, J. A. (Orgs.) Currículo: pensar, sentir e diferir. Rio de Janeiro: DP&A, 2004.

MOREIRA, A. F. B. Currículos e Programas no Brasil. Campinas, S.P.: Papirus Editora, 1995.

PACHECO, J. A. Políticas curriculares: referências para análise. Porto Alegre: Artmed, 2010.

PEREIRA, M. Z. C., MOURA, A. P. (Orgs.) Políticas e Práticas Curriculares: Impasses, tendências e perspectivas. João Pessoa: Ed. Idéia, 2005.