Nível: Mestrado Profissional
Obrigatória: Não
Área(s) de Concentração: Políticas Públicas e Gestão Educacional
Carga Horária: 45
Créditos: 3
Ementa: Os paradigmas curriculares e sua influência na organização escolar. As dimensões do currículo e seus fundamentos epistemológicos. A dinamização da proposta político pedagógica, planos e projetos na diversidade do cotidiano escolar. Os profissionais da educação como participantes na gestão democrática.
Bibliografia Básica:
DOLL JR, W. E. Currículo: uma perspectiva pós-moderna. Porto Alegre: Artes Médicas, 1999.
SACRISTÁN, J. G. Educar e conviver na cultura global: as exigências a cidadania. Porto Alegre: Artmed, 2002.
_______. O currículo: reflexão sobre a prática. Porto Alegre: Artmed, 2000.
GIMENO SACRISTÁN, J.; PEREZ, G. Compreender e transformar o ensino. 4. ed. Porto Alegre: Artes Médicas, 2000.
GOODSON, I. A construção social do currículo. Lisboa: educa, 1997.
SILVA, T. T. da. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2009.
TORRES SANTOMÉ, J. Globalização e interdisciplinaridade: o currículo integrado. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998.
Bibliografia Complementar:
CORTELLA, M. S. A escola e o conhecimento: fundamentos epistemológicos e políticos. São Paulo: Cortez Editora, 1998.
GARCIA, R. de L.; MOREIRA, A. F. B. (Orgs.) Currículo na contemporaneidade. Incertezas e desafios. São Paulo: Cortez, 2003.
GARCIA, R. L.; MOREIRA, A. F. B.; PACHECO, J. A. (Orgs.) Currículo: pensar, sentir e diferir. Rio de Janeiro: DP&A, 2004.
MOREIRA, A. F. B. Currículos e Programas no Brasil. Campinas, S.P.: Papirus Editora, 1995.
PACHECO, J. A. Políticas curriculares: referências para análise. Porto Alegre: Artmed, 2010.
PEREIRA, M. Z. C., MOURA, A. P. (Orgs.) Políticas e Práticas Curriculares: Impasses, tendências e perspectivas. João Pessoa: Ed. Idéia, 2005.