Ir para o conteúdo PPPG Ir para o menu PPPG Ir para a busca no site PPPG Ir para o rodapé PPPG
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Desenvolvimento Profissional de Gestores e Professores da Educação Básica

Nível: Mestrado Profissional

Obrigatória: Não

Área(s) de Concentração: Políticas Públicas e Gestão Educacional

Carga Horária: 60

Créditos: 4

Ementa: Formação e o desenvolvimento profissional do professor-gestor. Trabalho escolar, desenvolvimento pessoal, profissional e organizacional. Práticas de [re] construção permanente. Ações [trans] formativas, inovação e inclusão de novos modos de trabalho pedagógico. Redes de formação, colaboração e conhecimento.

Bibliografia Básica:

ARROYOM. G. Oficio de Mestre: imagens e auto-imagens. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 2000.

BOLZAN, D. P. V. Formação de professores: construindo e compartilhando conhecimento. Porto Alegre: Mediação, 2002.

CONTRERAS, J. Autonomia de professores. São Paulo: Cortez, 2002.

GATTI, B.; BARRETTO, A. S. de S. Professores do Brasil: impasses e desafios. Brasília: UNESCO, 2009.

IMBERNÓN, F. Formação continuada de professores. Porto Alegre: Artmed, 2010.

OLIVEIRA, D. A. Política educacional e a re-estruturação do trabalho docente: reflexões sobre o contexto latino-americano. In: Educação e Sociedade. Campinas, v. 28, n. 99, p.355-376, maio/ago. 2007.

TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. Rio de Janeiro: Vozes, 2002.

Bibliografia Complementar:

BARBOSA, R. L. L. (Org.). Trajetórias e perspectivas da formação de educadores. São Paulo: Editora UNESP, 2004.

FANFANI, E. T. Consideraciones sociológicas sobre professionalización docente. In: Educação e Sociedade, Campinas, v. 28, n. 99, p.335-354, maio/ago. 2007.

FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1999.

FREITAS, M. T. de A. Cibercultura e formação de professores. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2009.

NÓVOA, A. Professores. Imagens do futuro presente. Lisboa: EDUCA, 2009.

______. Formação de professores e trabalho pedagógico. Lisboa: Educa, 2002.

ZABALZA, M. Diários de Aula: um instrumento de pesquisa e desenvolvimento profissional. Porto Alegre: ARTMED, 2004.