Nível: Mestrado Profissional
Obrigatória: Não
Área(s) de Concentração:
Carga Horária: 60
Créditos: 4
Ementa: Infância, história e educação: processos de institucionalização das crianças pequenas. Políticas Públicas para a Educação Infantil e os Planos Governamentais. Bases políticas e legais para o atendimento educacional às crianças de 0 a 5 anos. A gestão democrática e oferta de qualidade da educação infantil.
Bibliografia Básica
BRASIL. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. Brasília, MEC, 1998.
BRASIL. Diretrizes Curriculares para a Educação Infantil. Resolução CNE nº 1, de 07 de abril de 1999.
BRASIL. Política Nacional de Educação Infantil: pelo direito das crianças de zero a seis anos à Educação. Brasília: MEC/SEB, 2005.
FARIA, A. L. G. e PALHARES, M. S. Educação Infantil Pós-LDB: Rumos e Desafios. São Paulo: Autores Associados, 2000.
DEL PRIORE, M. (Org.). História das crianças no Brasil. São Paulo: Contexto, 2000.
FLORES, M. L. R. Movimentos na construção do direito à educação infantil: histórico e atualidade. Dossiê: Infância e Educação Infantil. Educação. Santa Maria, v. 35, n. 1, p. 25-38, jan./abr. 2010. Disponível em: <http://www.ufsm.br/revistaeducacao>. Acesso em set de 2013.
ROSEMBERG, F. Educação infantil pós-FUNDEB: avanços e tensões. In: SOUZA, G. (Org.). Educar na Infância: perspectivas histórico-sociais. São Paulo: Contexto, 2010.
VIEIRA, L. M. F. A Educação infantil e o Plano Nacional de Educação: as propostas da CONAE 2010. Educação e Sociedade. Campinas, v. 31, n. 112, p. 809-831, jul./set. 2010.
Bibliografia Complementar
BRASIL. Parâmetros Nacionais de Qualidade para a Educação Infantil. Brasília, MEC/SEF, 2006.
BRASIL. Indicadores de qualidade na Educação Infantil. Brasília, MEC/SEB, de 2010.
BRASIL. Projeto de Lei do Plano Nacional de Educação (PNE 2011/2020). PL nº. 8.035 de 2010.
ARIÉS, P. História Social da Criança e da Família. Rio de Janeiro: Zahar, 1981.
CAMPOS, M. M. A Constituinte e a educação da criança de 0 a 6 anos. Cadernos de Pesquisa. Nº 59. São Paulo, Cortez, 1988. p. 57-66.
CORSINO, P. (org) Educação Infantil: cotidiano e políticas. Campinas, SP: Autores Associados, 2009.
GONDRA, J. G. História, Infância e Escolarização. Rio de Janeiro: 7 Letras, 2002.
MELLO, D. T. de. Uma Genealogia das Políticas Públicas para creche no Brasil. Estado e Infância (1899-1920). Tese de Doutorado em Educação. Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação. Campinas, SP. 2008.