Ir para o conteúdo PPPG Ir para o menu PPPG Ir para a busca no site PPPG Ir para o rodapé PPPG
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Escola, Aprendizagem e Ação Pedagógica

Nível: Mestrado Profissional

Obrigatória: Não

Área(s) de Concentração: Políticas Públicas e Gestão Educacional

Carga Horária: 60

Créditos: 4

Ementa: Estudo das teorias de aprendizagem humana que abordam a construção do conhecimento e suas implicações na educação escolar e na planificação de objetos de aprendizagem. Destaque às teorias interacionistas, simbólicocultural, cognitivas e suas inter-relações com ação pedagógica. O significado de educar na Era Digital na perspectiva de aprender a apreender.

Bibliografia Básica:

BECKER, F. Educação e construção do conhecimento. Porto Alegre: Artmed, 2001.

DAMASIO, A. R. O erro de Descartes: emoção, razão e o cérebro humano. 2 ed. São Paulo, SP: Companhia das Letras, 2005.

FRANCO, S. R. K. O construtivismo e a educação. Porto Alegre: Mediação, 1998.

GARDNER, H. Inteligência: um conceito reformulado. Rio de Janeiro: Objetiva, 2000.

PIAGET, J.; GRÉCO, P. Aprendizagem e conhecimento. Rio de Janeiro: Freitas Bastos, 1974.

VYGOTSKY, L. S. Pensamento e linguagem. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1989.

Bibliografia Complementar:

FLICKINGER, H-G.; NEUSER, W. Teorias de autoorganização: as raízes da interpretação construtivista do conhecimento. Porto Alegre: EDIPUCRS, 1994.

BECKER, F. A origem do conhecimento e a aprendizagem escolar. Porto Alegre: Artmed, 2003.

________. Aprender na vida aprender na escola. Porto Alegre: Artmed, 2001.

________. O caminho da aprendizagem em Jean Piaget e Paulo Freire. 3. ed. Petrópolis: Vozes, 2010.

DANIELS, H. Uma introdução a Vygotsky. São Paulo: Loyola, 1996.

PIAGET, J. O nascimento da inteligência na criança. 4. ed. Rio de Janeiro, Zahar, 1982.

________. As formas elementares da dialética. São Paulo: Casa do Psicólogo, 1996.