Ir para o conteúdo PPPG Ir para o menu PPPG Ir para a busca no site PPPG Ir para o rodapé PPPG
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Gestão da Avaliação e Políticas Educacionais

Nível: Mestrado Profissional

Obrigatória: Não

Área(s) de Concentração: Políticas Públicas e Gestão Educacional

Carga Horária: 60

Créditos: 4

Ementa: Processos avaliativos e gestão da educação: princípios, finalidades, características e estratégias. Abordagem histórica da avaliação no Brasil. Políticas e processos de avaliação interna e externa em instituições e sistemas educacionais. A centralidade da avaliação em suas diferentes dimensões: avaliação institucional, avaliação da aprendizagem, avaliação do trabalho administrativo-pedagógico.

Bibliografia Básica:

BRASIL. Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica. Portaria nº. 931, de março de 2005. Disponível em: <www.inep.gov.br/download/saeb/2005/portarias/Portaria931_NovoSaeb.pdf>. Acesso em maio de 2013.

CASTRO, M. H. G. de. Sistemas de Avaliação da Educação no Brasil: avanços e novos desafios. São Paulo Perspectiva. São Paulo, v. 23, n. 1, p. 5-18, jan./jun. 2009. Disponível em: <http://www.seade.gov.br/produtos/spp/v23n01/v23n01_01.pdf>. Acesso em maio de 2013.

FERNADES, Reynaldo. Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Brasília: MEC/Inep, 2007.

JANELA, Almerindo Afonso. Avaliação educacional: regulação e emancipação: para uma sociologia das políticas avaliativas contemporâneas. São Paulo, SP: Cortez, 2009.

SILVA, I. F. O sistema nacional de avaliação: características, dispositivos legais e resultados. Estudos de Avaliação Educacional. São Paulo, v. 21, n. 47, p. 427-448, set./dez. 2010. Disponível em: <http://www.fcc.org.br/pesquisa/publicacoes/eae/arquivos/1602/1602.pdf> Acesso em maio de 2013.

SOUSA, Sandra M. Zákia L. Avaliação nas políticas educacionais atuais reitera desigualdades. Dossiê Educação. Revista ADUSP. Nº 46, janeiro 2010.

Bibliografia Complementar:

ALTMAN, Helena. Influências do Banco Mundial no projeto educacional brasileiro. In: Educação e pesquisa. São Paulo, v. 28, n.1 p.77-89, jan./jun. 2002.

BRASIL. Lei 10.861, de 14 de abril de 2004. Institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES.

BRASIL. SINAES. Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior: da concepção à regulamentação. [Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira]. 2. ed. ampl. Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2004.

LIBÓRIO, H.; COSTA, J. A. O impacto de avaliação externa de desenvolvimento organizacional de uma escola. Ensaio, n. 43, v.12, abr/jun, 2004, pp. 696-710.

LEITE, Denise.  Reformas universitárias. Avaliação Institucional participativa. Petrópolis: RJ: Vozes, 2005.

LOCATELLI, Iza. Construção de instrumentos para a avaliação de larga escala e indicadores de rendimento: o modelo Saeb. Estudos em Avaliação Educacional, São Paulo, n. 25, jan./jun. 2002.