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Grupos de Pesquisa

Linha de Pesquisa – LP1

POLÍTICAS E GESTÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA E SUPERIOR

DOCENTE

DIRETÓRIO GRUPOS DE PESQUISA CNPq

Profª. Dra. Andréa Forgiarini Cecchin

Possui graduação em Pedagogia, habilitação Pré-Escola pela Universidade Federal de Santa Maria (1995), Mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1997) e Doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2006). Atualmente é Professor Associado 3 do Departamento de Fundamentos da Educação, da Universidade Federal de Santa Maria. Tem experiência na área de Educação, abordando principalmente as seguintes temáticas: psicologia educacional, relações de gêneros e diversidades sexuais, educação a distância, tecnologias e Educação, políticas públicas e gestão da Educação Básica e Superior. É líder do Grupo “INTERFACES: Grupo de Estudos em Educação, Tecnologias e Sociedade”. Professora do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional da Universidade Federal de Santa Maria. É avaliadora de cursos de graduação pelo INEP/MEC.

dgp.cnpq.br/dgp/espelhorh/4684285806758483

Profª. Dra. Débora Teixeira de Mello

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS (1990), Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1998) e Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP (2008). Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Tem realizado pesquisa na área de Educação, com ênfase em Políticas Públicas e Educação, discutindo principalmente os seguintes temas: infância e políticas públicas, educação infantil e formação de professores, história da educação infantil. Participação em Grupos de Pesquisa CNPq – Estudos sobre Infância: Políticas Públicas, Currículo, Práticas Pedagógicas e Formação Docente e Grupo ELOS – Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Públicas e Gestão Educacional.

dgp.cnpq.br/dgp/espelhorh/4715070196182654

Profª. Dra. Débora Ortiz de Leão

Graduada em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras Imaculada Conceição (1986), Especialista em Psicopedagogia Institucional pela Universidade da Região da Campanha (1999), Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (2004) e Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2009), Pós doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2015). Professora Associada na Universidade Federal de Santa Maria – UFSM, desempenha atividades profissionais vinculadas ao Departamento de Administração Escolar, do Centro de Educação. Possui experiência docente na Educação Básica. Atuou no PNAIC em 2013-2014 como formadora e de 2015 a 2018 como coordenadora adjunta. Foi coordenadora do curso de Pedagogia Diurno da UFSM de 2016 a 2018. Integra o Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional – PPPG-UFSM. Pesquisadora vice-líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Formação Inicial, Continuada e Alfabetização – GEPFICA. Desenvolve pesquisas nas seguintes áreas: formação de professores – alfabetização – políticas educacionais/ políticas curriculares.

dgp.cnpq.br/dgp/espelhorh/7780429374933352

Profª. Dra. Elisiane Machado Lunardi

Licenciada em Pedagogia pelo Centro de Educação, da Universidade Federal de Santa Maria/RS (1991), Especialista em Orientação Educacional pelo Curso de Especialização em Gestão Escolar/CE/UFSM (2000), Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação/CE/UFSM (2002), Doutora em Educação pela Faculdade de Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul/PUCRS/RS (2012). Atualmente é professora Adjunta da Universidade Federal de Santa Maria no Departamento de Administração Escolar, atuando na graduação com as disciplinas de Pesquisa em Educação, Políticas Públicas, Gestão Educacional e Pesquisa em Educação. É professora credenciada no Programa e Pós-graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional e do Centro de Educação da UFSM, na Linha de Pesquisa 01: Políticas e gestão da escola básica. Tem experiência na área de Educação, tendo atuado na Educação na básica por mais de vinte anos. Os principais temas de pesquisa são: políticas públicas, gestão da escola básica e formação de professores. Desenvolve projetos de pesquisa voltados para a influência das políticas públicas nas organizações nos processos de gestão educacional e formação de professores. Participante do Grupos de Pesquisa ELOS/GESTAR/UFSM e integrante do Grupo de Pesquisa UNIVERSITAS/RIES com foco de pesquisa na organização de conhecimentos sobre Educação Superior nos campos das políticas, práticas pedagógicas e formação de professores. Líder do grupo REDES/UFSM de Estudos e Pesquisas em Políticas e Gestão Educacional, realiza pesquisas e estudos acerca das políticas públicas e gestão educacional considerando a interlocução entre Educação Básica e Superior.

dgp.cnpq.br/dgp/espelhorh/8366108604553867

Prof. Dr. Joacir Marques da Costa

Professor Adjunto na Universidade Federal de Santa Maria – UFSM. Doutor em Educação. Mestre em Educação. Especialista em Gestão Educacional. Licenciado em Matemática. Líder do Grupo de Pesquisa “RIZOMA – Políticas, Currículo e Educação” /CNPq. Pesquisador nos grupos de pesquisa “Elos”, “GEPPGE – Políticas Públicas e Gestão Educacional” e “Tuna – Gênero, Educação e Diferença”. Pesquisador nos projetos: ” As políticas educativas e o campo do currículo: arena discursiva, fuga de sentidos” (UFSM/2018 – 2022) e “Impactos das políticas de formação de professores em contextos emergentes” (UFSM/2016 – 2020). Professor/Orientador no Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional (PPPG/UFSM). Integrante do Projeto de Extensão “Grupo de Apoio e Debate de Questões LGBTQIA”. Produz pesquisa científica na área das Ciências Humanas, subárea Educação, transitando por temáticas como: campo do currículo, políticas educativas, gestão educacional, performance de gênero, formação docente e discurso.

dgp.cnpq.br/dgp/espelhorh/4415592608164551

Profª. Dra. Maria de Lourdes Pinto de Almeida

Graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Campinas (1983). Graduada em História pela Faculdade de Ciências e Letras Plínio Augusto do Amaral (1987). Mestrado em Filosofia, História e Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1995). Doutorado em Filosofia, História e Educação pela FE da Universidade Estadual de Campinas (2001). Tem pós-doutorado em Ciência Tecnologia e Sociedade pela Unicamp. Desde 2001 é Pesquisadora do GIEPES – Grupo Internacional de Estudos e Pesquisas em Ensino Superior, da Faculdade de Educação da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), e desde 2015 está vice coordenação. Atualmente é Docente Pesquisadora do PPGE da UNOESC- SC na linha de pesquisa Educação, Políticas Públicas e Cidadania. Pesquisadora Colaboradora do Mestrado Profissional da UFSM desde 2015. É editora adjunta, e fundadora da Revista Internacional de Educação Superior da UNICAMP – RIESup. Diretora da Rede Iberoamericana de Estudos e Pesquisas em Políticas e Processos de Educação Superior – RIEPPES sediada na UNOESC e que tem parceria de pesquisa e produção com o GIEPES da UNICAMP. Coordenadora Adjunta do Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas de Educação Superior da região Sul – GEPPES – Sul. Vinculado ao GIEPES UNICAMP. É coordenadora da Coleção Educação da Mercado de Letras desde julho de 2008. Possui vários livros publicados, organizadora de inúmeros livros na modalidade integral e coletânea. Autora de vários capítulos de livros e artigos publicados em periódicos científicos nacionais e internacionais. Membro de vários conselhos editoriais. Tem experiência na área da Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Políticas de educação superior. Políticas educacionais. Produção do conhecimento cientifico na área de Educação Superior. Formação de Pesquisadores em Políticas Educacionais.

dgp.cnpq.br/dgp/espelhorh/6423120995725999

Profª. Dra. Marilene Gabriel Dalla Corte

Pós-doutora em Educação – PUCRS; Doutora em Educação – PUCRS; Mestre em Educação – UFSM; Especialista em Administração e Supervisão Escolar – UFSM; Especialista em Psicopedagogia – FAFRA; Graduada em Pedagogia – FIC. Professora Adjunta do Departamento de Administração Escolar – ADE, do Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Maria – UFSM. Coordenadora e docente no Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional (PPPG) e docente no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), ambos do Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Maria. Líder do GESTAR – Grupo de Estudos e Pesquisas em Políticas Públicas e Gestão Educacional. Vice-líder do Grupo de Estudos e Pesquisa ELOS voltado para pesquisas sobre o campo curricular, perpassando pelas políticas públicas e práticas educativas. Participa do Grupo de Pesquisa UNIVERSITAS/RIES com foco de pesquisa na organização de conhecimentos sobre Educação Superior nos campos das políticas, práticas pedagógicas e formação de professores. Tem experiência na Educação Básica e Superior, com ênfase em políticas públicas, gestão educacional, gestão escolar e universitária, formação de professores.

dgp.cnpq.br/dgp/espelhorh/1554366181630485

Profª. Dra. Rosane Carneiro Sarturi

Licenciada em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras Imaculada Conceição (1984), pós-graduada em Currículo por Atividades (1986), pós-graduada em Orientação Educacional (1991), Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (1999) e Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2003). Pós-doutorado em Políticas Públicas na Universidade de Valência – Faculdade de Filosofia e Ciência da Educação como bolsista CAPES/Fundação Carolina (2010-2011). É professora Associada III da Universidade Federal de Santa Maria no Departamento de Administração Escolar, atuando na graduação com as disciplinas de Pesquisa em Educação, Políticas Públicas, Gestão Educacional e Organização Curricular. É professora no Programa de Pós-Graduação em Educação, do Centro de Educação da UFSM, na Linha de Pesquisa 02: Práticas Escolares e Políticas Públicas. Tem experiência na área de Educação, tendo atuado na Educação na Básica por mais de vinte anos. Os principais temas de pesquisa são: currículo, praticas educativas, políticas públicas e formação de professores. Desenvolve projetos de pesquisa voltados para a influência das políticas públicas nas organizações curriculares dos cursos de formação de professores. É Líder do Grupo de Pesquisa ELOS, que abarca investigações do campo curricular, perpassado pelas políticas públicas e práticas educativas. Além disso, busca estabelecer a relação teoria e prática entre as instituições formadoras no Brasil, Argentina e Espanha a partir do Acordo de Cooperação Técnica- científica e cultural com a UFSM, sob sua coordenação. Participante do Grupo de Pesquisa de Formação de Professores para o Mercosul/Conesul, vinculado à UFRGS. Coordenadora do Subprojeto PIBID na área de Pedagogia na UFSM, Coordenadora do Projeto de Pesquisa financiado pelo Observatório da Educação, Edital 2012, coordenou o Programa de Pós-graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional, que abarca os cursos de Especialização em Gestão Educacional e Mestrado Profissional. Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Educação. Autora de vários artigos e capítulos de livros.

dgp.cnpq.br/dgp/espelhorh/4133511150582100

Linha de Pesquisa – LP2

GESTÃO PEDAGÓGICA E CONTEXTOS EDUCATIVOS

DOCENTE

DIRETÓRIO GRUPOS DE PESQUISA CNPq

Profª. Dra. Ana Carla Hollweg Powaczuk

Graduada no curso de Pedagogia pela Universidade Federal de Santa Maria (2004). Especialista em Gestão Educacional (2005), Mestre (2008) e Doutora (2012) em Educação pelo Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de Santa Maria. Pós-doutorado, vinculado a linha de pesquisa Formação e desenvolvimento profissional de professores. Professora Adjunta da Universidade Federal de Santa Maria, vinculada ao Departamento de Metodologia do Ensino. Experiência na Educação Básica, ênfase nos Anos Iniciais. No ensino superior tem sua atuação direcionada às práticas de leitura e de escrita nos Anos Iniciais e Educação infantil, orientação de estágios, didática e as práticas de ensino. Professora Pesquisadora da Universidade Aberta do Brasil no Curso de Formação de professores para Educação profissional e tecnológica. Professora pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional, linha Gestão Pedagógica e Contextos Educativos. Parecerista ad hoc da Revista Revista do Programa Políticas Educativas do Núcleo Educação para a Integração (Nepi) da Associação de Universidades Grupo Montevidéu (AUGM) e da Revista Educação da Universidade Federal de Santa Maria.  Pesquisadora desde 2002 do grupo GPFOPE: Formação de professores e práticas educativas: ensino básico e superior da Universidade Federal de Santa Maria, incorporado, a partir de 2014, ao Núcleo Disciplinário Educación para la Integración (NEPI) Asociación de Universidades Grupo Montevideo (AUGM) Programa de Políticas Educativas. Coordenadora líder do Grupo de Pesquisa Grupo de Pesquisa Práticas e Formação para docência: educação básica e superior- CNPq, 2015 – que trabalha com as temáticas relativas à gestão pedagógica e a docência, desenvolvendo pesquisas sobre à iniciação à docência, inovações pedagógicas, aprendizagem da docência em diferentes níveis de ensino e suas práticas e cultura escrita na escola, desdobrando-se em duas linhas de pesquisa: Formação docente na educação básica e superior; Gestão pedagógica e contextos educativos no ensino básico e superior.

dgp.cnpq.br/dgp/espelhorh/7081978206926650

Profª. Dra. Adriana Moreira da Rocha Veiga

Licenciada em Pedagogia (1985), Especialista em Psicopedagogia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras Imaculada Conceição, Santa Maria, RS (1992); Mestre em Educação Brasileira pela Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, RS (1995); Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP (2000); atualmente é acadêmica do Bacharelado em Psicopedagogia, no Centro Universitário Internacional (UNINTER) e Professora Associada na Universidade Federal de Santa Maria, Departamento de Fundamentos da Educação, Centro de Educação. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação, atuando na Linha de Pesquisa “Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional” e do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional, atuando na linha de pesquisa “Gestão Pedagógica e Contextos Educativos”. Em sua trajetória, vem desenvolvendo a docência em sua complexidade (ensino, pesquisa, extensão e gestão), tendo significativa participação em diferentes momentos: desenho e implantação de projetos institucionais; cursos de graduação e pós-graduação; construção de redes de formação presenciais e virtuais; construção e aprofundamento de constructos, tais como ambiência, aprendizagem na/da docência digital; saberes da docência digital; mediação pedagógica virtual; coreografias didáticas digitais; complexidade da docência e da gestão; biossistemas digitais; dentre outros. Lidera, desde 2002, o grupo de pesquisa, GPKosmos – Grupo de Pesquisas sobre Educação na Cultura Digital e Redes de Formação, certificado pela UFSM e registrado no Diretório dos Grupos de Pesquisa do CNPq, constituindo Rede com o GTFORMA – Grupo de Pesquisa Trajetórias de Formação/ CNPq/UFSM, o GPFOPE – Grupo de Pesquisa Formação de Professores e Práticas Educativas: Ensino Básico e Superior/CNPq/UFSM e o GEU/UFSM – Grupo de Estudos sobre Universidades, ligado à Rede GEU UFRGS. Lidera o GEPEPP – Grupo de Estudos e Práticas em Educação e Psicopedagogia, certificado pela UFSM e registrado no Diretório dos Grupos de Pesquisa do CNPq, participando da Rede Interinstitucional de Pesquisadores em Formação e Práticas Docentes – RIPEFOR e membro da Associação Brasileira de Psicopedagogia Seção RS – ABPpRS. Em seus estudos e orientações, prioriza as seguintes temáticas: ensinantes e aprendentes em contextos bioecológicos; ambiência (bioecológica; institucional, docente, discente, formativa, digital); resiliência (docente, discente, digital); aprendizagens na era digital; aprendizagem na/da docência digital; ensino e aprendizagem em ambientes virtuais, presenciais e combinados (híbridos); redes de formação; desenvolvimento profissional docente; pedagogias universitárias e inovação; gestão educacional e inovação.

dgp.cnpq.br/dgp/espelhorh/9245252793422468

Prof. Dr. Celso Ilgo Henz

Possui graduação em Filosofia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras Dom Bosco (1990), Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (1995), Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2003) e Pós-Doutorado pela Universidad de Sevilla Sevilla/Espanha. Atualmente é professor titular da Universidade Federal de Santa Maria e pesquisador do PPGE, na Linha de Pesquisa: Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional e do PPPG, na Linha de Pesquisa: Gestão Pedagógica e Contextos Educativos. É líder do Grupo de Estudos e Pesquisa “DIALOGUS: Educação, Auto(trans)formação e humanização com Paulo Freire”, registrado junto à base do CNPq. Coordenador do Projeto de Pesquisa “Círculos Dialógicos Investigativo-formativos”, que objetiva uma pesquisa-auto(trans)formação permanente com docentes da Educação Básica, e o Projeto de Extensão “Hora do Conto: lendo a palavra e auto(trans)formando realidades”, buscando estimular o gosto pela leitura, a imaginação, a criatividade e a criticidade. Participa da organização dos Fóruns de Leituras de Paulo Freire, no RS, desde 1999. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: auto(trans)formação permanente com professores, educação humanizadora, cidadania, leitura de mundo-leitura da palavra e Paulo Freire. Trabalha com palestras em seminários e congressos e projetos de formação continuada/permanente de professoras e professores da Educação Básica e do Ensino Superior.

dgp.cnpq.br/dgp/espelhorh/8841113239645760

Profª. Dra. Dóris Pires Vargas Bolzan

Pedagoga pela UFRGS (1986), Especialista em Psicopedagogia Terapêutica pelo Centro de Estudos Médicos e Psicopedagógicos de Porto Alegre (1989), Mestrado em Educação (1995) e Doutorado em Educação (2001) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Bolsista de Produtividade em Pesquisa pelo CNPq. Foi professora do Colégio de Aplicação da UFRGS (1982-1993), atuando como alfabetizadora e Coordenadora Pedagógica dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Foi lotada provisoriamente no Núcleo de Desenvolvimento Infantil-NDI do CE/UFSM e professora colaboradora do Departamento de Metodologia do Ensino no período de dezembro 1993 a maio de 1996, quando assumiu como professora permanente deste mesmo departamento. Professora dos Programas de Pós-graduação em Educação (desde 2003) e Políticas Públicas e Gestão Educacional (desde 2015). Coordenadora substituta do PPG em Educação do CE/UFSM, no período de 2005 a 2007. Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Educação/Mestrado e Doutorado, no período de 2007-2009. Coordenadora substituta pró-tempore do PPGE, de 01 a 07/2014; membro do colegiado do PPGE de 09/2005 a 06/2014, retomando a função a partir de 04/2017. Representou o Centro de Educação no Conselho Editorial da Editora da Universidade (05/2010 até 07/2014). Membro do conselho consultivo de diversas revistas brasileiras e internacionais e parecerista ad hoc. Editora da Revista POLED de 09/2014 a 09/2018. Editora-chefe da Revista Educação (UFSM) de 05/2014 a 01/2017. Representou a UFSM como Presidente do Conselho Municipal de Educação de Santa Maria/RS de 06/2015 a 06/2016. Foi membro do Conselho Municipal de Educação nos períodos de 2009 a 2012 e 2014 a 2017. Representa a UFSM, desde 2012, nos programas de Políticas Educativas e Políticas Linguísticas-NEPI/AUGM; coordenou o Programa de Políticas Educativas/NEPI/AUGM de 09/2014 a 09/2018. Atua na linha de Formação, Saberes e Desenvolvimento Profissional, tendo como foco de Pesquisa a formação docente na educação básica e superior. Membro permanente do Comitê Institucional de Iniciação Científica da UFSM e Presidente da Comissão de Ensino, Pesquisa e Extensão do Centro de Educação da UFSM de 2010 a 2014. Membro do Núcleo Docente estruturante do Curso de Pedagogia diurno de 2011 a 2015. Membro do Colegiado do Curso de Pedagogia de 2000 a 2004 e 2014 a 2015. Formadora do Pacto Nacional pela alfabetização da Idade Certa, realizando assessoria pedagógica às redes de ensino municipais e estaduais no que se refere à leitura e à escrita no contexto escolarizado (2013-2015). Temáticas de estudo: formação permanente de professores, aprendizagem docente, conhecimento pedagógico compartilhado, leitura e escrita em diferentes níveis de ensino, cultura escrita na infância e na EJA, alfabetização, pedagogia universitária, gestão educacional entre os principais temas no campo da formação para a docência. Líder do Grupo de Pesquisa Formação de Professores e Práticas Educativas: educação básica e superior (GPFOPE 2002) e vice-líder do Grupo de Pesquisa Trajetória de Formação (GTFORMA 2002) e do Grupo de Pesquisa Práticas e Formação para docência: educação básica e superior (GPDOC-2015). Membro da Rede Sulbrasileira de Investigadores de Educação Superior (RIES- desde 2005) e associada ao LASA-Latin American Studies Association. Membro do Núcleo Interinstitucional de Estudos sobre a Infância (PUCRS- desde 2011), ligado a ILADEI- Instituto Latinoamericano de Estudios para la Infância e AIDU-Associação Internacional de Docência Universitária (desde 2014). 

dgp.cnpq.br/dgp/espelhorh/3167841618840023

Profª. Dra. Fabiane Romano de Souza Bridi

Possui graduação em Educação Especial pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM/2000). Especialização em Educação Especial pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM/2001) e Especialização em Psicopedagogia – Abordagem Clínica e Institucional pelo Centro Universitário Franciscano (UNIFRA/2002). Concluiu o Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGEDU/UFRGS/2004) com o trabalho intitulado “O lugar das diferenças e as configurações dos espaços escolares”. Integra como pesquisadora o Núcleo de Estudos em Políticas de Inclusão Escolar – NEPIE/UFRGS. Foi professora de Departamento de Educação da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC) e coordenadora do Curso de Especialização em Psicopedagogia – Abordagens Clínica e Institucional da UNISC. Foi professora da Rede Municipal de Ensino de Santa Maria com atuação no atendimento educacional especializado com alunos em situação de inclusão. Concluiu o Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGEDU/UFRGS/2011) com a tese “Processos de identificação e diagnóstico: os alunos com deficiência mental no contexto do atendimento educacional especializado”. Atualmente é Professora Adjunta do Departamento de Educação Especial, do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional da Universidade Federal de Santa Maria; coordena o Núcleo de Estudos e Pesquisa sobre Escolarização e Inclusão (NUEPEI) e atua nas áreas da educação, educação especial e psicopedagogia, com ênfase nos processos inclusivos.

dgp.cnpq.br/dgp/espelhorh/8914947342465602

Profª. Dra. Graziela Escandiel de Lima

Possui Doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul – PUC/RS (2010), Mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria – UFSM/RS (2002) e Graduação em Pedagogia – Educação Pré-Escolar e Matérias Pedagógicas do 2º Grau pela Universidade Federal de Santa Maria – UFSM/RS (1999). Atuou como Professora no Centro Universitário de Jaraguá do Sul/SC – UNERJ (2002 a 2006). Atualmente é professora no Departamento de Metodologia do Ensino, Centro de Educação, da Universidade Federal de Santa Maria – UFSM/RS. Participa do Grupo de Pesquisa Formação de Professores e Práticas Educativas: educação básica e superior- (GPFOPE) e do Grupo de Pesquisa, Docência, Infâncias e Formação (DOCINFOCA). Foi Coordenadora do Curso de Licenciatura Plena em Pedagogia – Diurno (2014-2016). Foi Coordenadora de Área do PIBID/UFSM/Pedagogia – Educação Infantil (2014-2018). Tem experiência na área de Educação, na Formação de Professores em cursos de Pedagogia. Seus estudos têm ênfase na Educação Infantil e conhecimentos relativos à infância. Atua principalmente com os seguintes temas: Infância, Educação Infantil, Trabalho Pedagógico, Docência e Estágios.

dgp.cnpq.br/dgp/espelhorh/2375135868191425

Profª. Dra. Leandra Bôer Possa

Possui graduação em Educação Especial – Licenciatura Plena pela Universidade Federal de Santa Maria (1993), Mestrado em Psicopedagogia – Universidad de La Havana (2001), Mestrado em Educação – Fundamentos da Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (1997), bolsista CNPq e Doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (2013). Realizou Estágio Pós Doutoral em Políticas Públicas de Educação e Educação Comparada na Universidade de Valencia, Espanha (2016-2017), bolsista CAPES. Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal de Santa Maria, no Departamento de Educação Especial, Programa de Pós-Graduação em Educação e Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional. Experiência na área de Educação, com ênfase nas linhas de pesquisa de Políticas Públicas em Educação, Educação Especial, Produção de sujeitos na contemporaneidade e Formação de Professores, na perspectiva analítica de inspiração pós-estruturalista. Líder do Grupo Institucional GEPE/UFSM.

dgp.cnpq.br/dgp/espelhorh/1050405469171971

Profª. Dra. Lorena Inês Peterini Marquezan

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Santa Maria (1976), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (1985) e doutorado em Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (2015). Atualmente é professor Associado III da Universidade Federal de Santa Maria. Tem experiência na área de Psicologia da Educação, com ênfase em Psicologia do Ensino e da Aprendizagem, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Infantil, educação, Gestão Educacional, gestão democrática, Ensino Fundamental, Interdisciplinaridade, Transdisciplinaridade, complexidade, produção do conhecimento, Educação à Distância, afetividade, motivação, auto estima, Educação de Jovens e Adultos, entre outros temas.

dgp.cnpq.br/dgp/espelhorh/7744372138473817

Profª. Dra. Luciana Bagolin Zambon

Possui Graduação em Licenciatura em Física pela UFSM, Mestrado em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSM e Doutorado em Educação pela UFSM. Atualmente, é professora do Departamento de Administração Escolar da UFSM. Tem experiência na área de pesquisa em Educação, atuando principalmente nas seguintes temáticas: Conteúdos de Ensino e Resolução de Problemas no Ensino de Ciências, Livros Didáticos, Programa Nacional do Livro Didático, Políticas Educacionais, Escola, Ensino Médio. É líder do Grupo de Pesquisa “Políticas Educacionais, Escola e Trabalho Docente”.

dgp.cnpq.br/dgp/espelhorh/1807818404985777

Profª. Dra. Maria Eliza Rosa Gama

Possui graduação em Licenciatura Plena Em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Maria (1987), Mestrado em Educação e Doutorado pelo programa de Pós-Graduação em Educação do Centro de Educação da UFSM. Atualmente é Professor Associado do Departamento de Administração Escolar/UFSM. Atuou na Educação Básica como professora regente, coordenadora pedagógica e assessora pedagógica em Secretarias de Educação. Atua na extensão universitária como consultora de Sistemas de Ensino e de Unidades Escolares na organização dos processos de gestão. Nas pesquisas tem foco nos seguintes temas: políticas educacionais, organização e desenvolvimento do trabalho escolar e do trabalho docente, formação continuada de professores.

dgp.cnpq.br/dgp/espelhorh/3265100694974444

Profª. Dra. Sílvia Maria de Oliveira Pavão

Possui graduação em Educação Especial pela Universidade Federal de Santa Maria (1986), mestrado em Inovação e Sistema Educativo – Universidad Autonoma de Barcelona (1998), doutorado em Educação – Universidad Autonoma de Barcelona (2003), e pós-doutorado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2018). Atualmente é professora da Universidade Federal de Santa Maria. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: saúde, educação, educação especial, interdisciplinaridade, aprendizagem e ensino.

dgp.cnpq.br/dgp/espelhorh/6934897603622261

Profª. Dra. Sueli Salva

Professora do Centro de Educação da Universidade Federal de Santa Maria atuando na área de Didática e Práticas de Ensino na Educação Infantil. Pedagoga, especialista em dança, Doutora em educação pela UFRGS. Pós-doutorado pela UNIMI/Milão/Itália. No PPGE/UFSM orienta e desenvolve pesquisas sobre os temas das culturas juvenis e infantis e práticas educativas. É membro do grupo de pesquisa Filosofia, Cultura e Educação (FILJEM/CNPq) e do Grupo de Investigação e Estudos Contemporâneos em educação e Infância (GIECEI/CNPq).

dgp.cnpq.br/dgp/espelhorh/8144640957398714

Profª. Dra. Taciana Camera Segat

Graduada em Pedagogia Matérias Pedagógicas do 2º Grau – Educação Pré-Escolar Licenciatura Plena, pela Universidade Federal de Santa Maria (1999), Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (2002), Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2007). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em pesquisa educacional sobre a infância, formação de professores, gestão educacional, metodologias de ensino e didática, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação Infantil, formação de professores, articulação teoria-prática, prática de ensino e estágios curriculares do Curso de Pedagogia. Atualmente é Professora do Departamento de Metodologia do Ensino da Universidade Federal de Santa Maria. É Líder do Grupo de Pesquisa, Docência, Infâncias e Formação (DOCINFOCA).

 

dgp.cnpq.br/dgp/espelhorh/7932457587868421

Profª. Dra. Tatiane Negrini

Professora Adjunta do Departamento de Educação Especial da Universidade Federal de Santa Maria. Doutora em Educação/UFSM na linha de Educação Especial/UFSM (2015); Mestre em Educação/UFSM (2009). Especialista em Gestão Educacional e Especialista em Educação Especial: Altas Habilidades/Superdotação/ UFSM. Graduada em Educação Especial – Deficientes da Audiocomunicação/UFSM (2006). Tem experiência em Educação a Distância, como professora e como tutora. Atuou como Coordenadora do Núcleo de Acessibilidade/CAED/UFSM. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: educação inclusiva, educação especial, altas habilidades/superdotação, gestão educacional.

dgp.cnpq.br/dgp/espelhorh/6375749355117140