
O curso de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Gestão Educacional está localizado em Campus Camobi – UFSM na modalidade Mestrado – Presencial sendo Diurno o seu turno de funcionamento. A área de conhecimento do curso é classificada como Educação. Atualmente, a coordenação é de responsabilidade de LEANDRA BOER POSSA, a coordenação substituta de ELISIANE MACHADO LUNARDI e a secretaria de CAMILE DE VARGAS.
O curso é ofertado em período Semestral, sendo 4 o número de períodos indicados para sua conclusão.
Reconhecido pelo Ministério da Educação – Portaria n. 129/2019
MESTRADO PROFISSIONAL EM POLÍTICAS PÚBLICAS E GESTÃO EDUCACIONAL – MP (1125)
O Mestrado Profissional em Políticas Públicas e Gestão Educacional é oferecido na modalidade presencial, introduzindo na sua organização pedagógica e curricular a possibilidade da modalidade semipresencial, não ultrapassando 20% (vinte por cento) da carga horária total do Curso.
O Curso é de carácter permanente, sendo que a carga horária para conclusão e obtenção do título de Mestre em Políticas Públicas e Gestão Educacional é de 25 (vinte e cinco) créditos, totalizando 375 (trezentas e setenta e cinco) horas.
- 6 créditos em disciplinas obrigatórias do Núcleo Básico (NB);
- 4 créditos nos Seminários de Orientação I e II que são disciplinas obrigatórias do curso;
- 7 créditos do Núcleo Integrador (NI), de acordo com a linha de pesquisa;
- 8 créditos do Núcleo de Aprofundamento (NA).
A área de concentração do Curso é “Políticas Públicas e Gestão Educacional”.
As linhas de pesquisa, nas quais serão realizadas as Dissertações de Mestrado, estão vinculadas à área de concentração do Programa e são respectivamente:
I – Linha de Pesquisa 1 (LP1): Políticas e Gestão da Educação Básica e Superior
II – Linha de Pesquisa 2 (LP2): Gestão Pedagógica e Contextos Educativos
Disciplinas Obrigatórias – 4 créditos |
Linha de Pesquisa | |
PPPG829 – SEMINÁRIO DE ORIENTAÇÃO I | LP1 | LP2 |
PPPG830 – SEMINÁRIO DE ORIENTAÇÃO II | LP1 | LP2 |
Núcleo Básico – 6 créditos |
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PPPG802 – POLÍTICAS E GESTÃO DOS SISTEMAS EDUCACIONAIS | LP1 | LP2 |
PPPG803 – CURRÍCULO E EPISTEMOLOGIA DAS PRÁTICAS EDUCATIVAS | LP1 | LP2 |
PPPG804 – POLÍTICAS, GESTÃO E DEMOCRATIZAÇÃO DAS INSTITUIÇÕES EDUCATIVAS | LP1 | LP2 |
PPPG805 – GESTÃO DA EDUCAÇÃO E INOVAÇÃO | LP1 | LP2 |
Núcleo Integrador -7 créditos – Observar as disciplinas da linha |
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PPPG800 – PROCESSOS INVESTIGATIVOS EM POLÍTICAS E GESTÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA | inativa | |
PPPG801 – PROCESSOS INVESTIGATIVOS EM GESTÃO PEDAGÓGICA E CONTEXTOS EDUCATIVOS | LP2 | |
PPPG806 – SEMINÁRIO DE APROFUNDAMENTO E INTEGRAÇÃO I PRÁTICAS NAS POLÍTICAS E GESTÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA | inativa | |
PPPG807 – SEMINÁRIO DE APROFUNDAMENTO E INTEGRAÇÃO II PRÁTICAS NAS POLÍTICAS E GESTÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA | inativa | |
PPPG808 – SEMINÁRIO DE APROFUNDAMENTO E INTEGRAÇÃO I PRÁTICAS DE GESTÃO PEDAGÓGICA EM CONTEXTOS EDUCATIVOS | LP2 | |
PPPG809 – SEMINÁRIO DE APROFUNDAMENTO E INTEGRAÇÃO II PRÁTICAS DE GESTÃO PEDAGÓGICA EM CONTEXTOS EDUCATIVOS | LP2 | |
PPPG831 – PROCESSOS INVESTIGATIVOS EM POLÍTICAS E GESTÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA E SUPERIOR | LP1 | |
PPPG832 – SEMINÁRIO DE APROFUNDAMENTO E INTEGRAÇÃO I PRÁTICAS NAS POLÍTICAS E GESTÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA E SUPERIOR | LP1 | |
PPPG833 – SEMINÁRIO DE APROFUNDAMENTO E INTEGRAÇÃO II PRÁTICAS NAS POLÍTICAS E GESTÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA E SUPERIOR | LP1 | |
Núcleo de Aprofundamento – 8 créditos – Optar por aderência aos estudos e a investigação |
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PPPG810 – DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DE GESTORES E PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA | ||
PPPG811 – ORGANIZAÇÃO CURRICULAR E PRÁTICAS EDUCATIVAS | ||
PPPG812 – POLÍTICAS E MECANISMOS DE FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA | ||
PPPG813 – GESTÃO DA AVALIAÇÃO E POLÍTICAS EDUCACIONAIS | ||
PPPG814 – JUVENTUDE E POLÍTICAS PÚBLICAS | ||
PPPG815 – POLÍTICAS DE INCLUSÃO, GESTÃO ESCOLAR E O TRABALHO DOCENTE | ||
PPPG816 – APRENDIZAGEM E INCLUSÃO ESCOLAR | ||
PPPG817 – CULTURA DIGITAL, MÍDIAS SOCIAIS E GAMES | ||
PPPG818 – TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NOS PROCESSOS DE GESTÃO | ||
PPPG819 – ESCOLA, APRENDIZAGEM E AÇÃO PEDAGÓGICA | ||
PPPG820 – PERSPECTIVAS EPISTEMOLÓGICAS E POLÍTICAS EDUCACIONAIS | ||
PPPG821 – QUALIDADE E GESTÃO ESTRATÉGICA | ||
PPPG822 – EDUCAÇÃO BÁSICA E EDUCAÇÃO ESPECIAL GESTÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO | ||
PPPG823 – EDUCAÇÃO, CONHECIMENTO E PRÁTICAS SOCIAIS | ||
PPPG825 – POLÍTICAS E PRÁTICAS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS | ||
PPPG826 – PLANEJAMENTO E GESTÃO ESTRATÉGICA DA EDUCAÇÃO | ||
PPPG827 – EDUCAÇÃO INFANTIL INFÂNCIAS E PROCESSOS DE GESTÃO | ||
PPPG828 – GESTÃO PEDAGÓGICA NO COTIDIANO ESCOLAR CURRÍCULO E CULTURAS VISUAIS | ||
PPPG834 – POLÍTICAS CURRICULARES, ALFABETIZAÇÃO E FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO BÁSICA | ||
PPPG835 – CULTURAS NA ESCOLA INFÂNCIAS E JUVENTUDES E OS PROCESSOS EDUCATIVOS | ||
PPPG836 – DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL ATRAVÉS DE MEMORIAIS AUTOBIOGRÁFICOS DE GESTORES E PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA E SUPERIOR | ||
PPPG837 – POLÍTICAS E PRÁTICAS NO ENSINO MÉDIO | ||
PPPG838 – POLÍTICAS E GESTÃO DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA | ||
PPPG839 – CRIANÇAS E INFANTIS NA ESCOLA PROCESSOS E CONTEXTOS EDUCATIVOS | ||
PPPG840 – EPISTEMOLOGIA DA PRÁTICA E TRABALHO DOCENTE | ||
PPPG841 – RELAÇÕES DE GÊNERO, INFÂNCIAS E PRÁTICAS EDUCATIVAS I | ||
PPPG842 – EDUCAÇÃO, PEDAGOGIA E ESCOLA | ||
PPPG843 – EDUCAÇÃO INFANTIL EM CENA REFLEXÕES TEÓRICO-METODOLÓGICAS SOBRE COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA, PLANEJAMENTO, DOCUMENTAÇÃO E AVALIAÇÃO | ||
PPPG844 – ANÁLISE DO DISCURSO NA PESQUISA IMPLICADA EM EDUCAÇÃO | ||
PPPG845 – SEMINÁRIO ESPECIAL: “GUBERNAMENTALIDAD, PERFORMATIVIDAD Y RACIONALIDADES NEOLIBERALES EN LAS POLÍTICAS EDUCATIVAS GLOBALES” | ||
PPPG846 – POLÍTICAS PÚBLICAS DE GÊNERO E SEXUALIDADE NO BRASIL E SUAS IMPLICAÇÕES NOS PROCESSOS EDUCATIVOS | ||
PPPG847 – GESTÃO E CONTEXTOS PESQUISA, FORMAÇÃO, POLÍTICAS E COTIDIANO NA EDUCAÇÃO INFANTIL | ||
PPPG848 – CONTEXTOS EMERGENTES E DOCÊNCIA POLÍTICAS PÚBLICAS, SABERES E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL | ||
PPPG849 – RELAÇÕES DE GÊNERO, INFÂNCIAS E PRÁTICAS EDUCATIVAS – II | ||
PPPG850 – EDUCADOR ARTÍFICE FORMAÇÃO E DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA E SUPERIOR | ||
PPPG851 – EPISTEMOLOGIA E PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO EM POLÍTICAS EDUCACIONAIS | ||
PPPG852 – TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS E ENSINO REMOTO | ||
PPPG853 – REINVENÇÃO DA DOCÊNCIA, REDES DE CONHECIMENTOS E SEUS CONTEXTOS | ||
PPPG854 – COTIDIANO, DOCÊNCIAS E INFÂNCIAS | ||
PPPG856 – POLÍTICAS PÚBLICAS E INCLUSÃO | ||
PPPG857 – POLÍTICAS PÚBLICAS E INCLUSÃO | ||
PPPG858 – DIREITOS HUMANOS, EDUCAÇÃO E INFÂNCIAS |
Conforme Art. 30 do Regimento Geral da Pós-Graduação na UFSM:
É responsabilidade do discente a abertura, online, do Plano de Estudos, bem como eventuais atualizações. O Plano de Estudos deve ser aprovado pelo Colegiado do respectivo Programa/Curso antes da realização da matrícula para o segundo semestre do curso.
A Qualificação do Projeto de Pesquisa deve seguir o ATO NORMATIVO N.03/2018 – PPPG/UFSM que regulamenta os processos de Qualificação e Defesa Final do Mestrado Profissional e a entrega de documentação para Emissão de Diploma:
Artigo 1º – O processo de qualificação e defesa final do Curso de Mestrado Profissional em Políticas Públicas e Gestão Educacional se destina ao estudante regularmente matriculado do Curso e acontecerá mediante:
I – qualificação: entre 12 a 18 meses do ingresso no curso, tendo cumprido 75% dos créditos e logrado aprovação no teste de suficiência em pelo menos uma língua estrangeira.
Artigo 3º – Para a solicitação de qualificação do projeto de pesquisa, do Curso de Mestrado Profissional em Políticas Públicas e Gestão Educacional, o estudante deverá encaminhar para a coordenação do Programa a seguinte documentação:
I – Requerimento de Banca de Qualificação devidamente preenchido, assinado e com anuência e assinatura do professor orientador;
II – Cópia do histórico acadêmico do estudante, que comprove 75% dos créditos
concluídos;
III – Cópia do comprovante da suficiência em língua estrangeira, em caso de não constar o registro da mesma no histórico acadêmico;
IV – Resumo do currículo lattes ou similar dos professores e instituição que integram a Banca (não há necessidade do resumo do orientador), com endereço do currículo lattes e Orcid respectivamente;
V – Ficha de Cadastro de Professor Externo à UFSM, devidamente preenchida com dados completos e com anuência do professor orientador.
A Defesa Final de Dissertação deve seguir o ATO NORMATIVO N.03/2018 – PPPG/UFSM que regulamenta os processos de Qualificação e Defesa Final do Mestrado Profissional e a entrega de documentação para Emissão de Diploma:
Artigo 1º – O processo de qualificação e defesa final do Curso de Mestrado Profissional em Políticas Públicas e Gestão Educacional se destina ao estudante regularmente matriculado do Curso e acontecerá mediante:
II – defesa final: até 24 meses após o ingresso no curso, tendo cumprido 100% dos créditos e qualificado com êxito a proposta de pesquisa conforme o item I (Qualificação);
Artigo 5º – Para a solicitação de defesa final de dissertação no Curso de Mestrado
Profissional em Políticas Públicas e Gestão Educacional, o estudante deverá:
I – entregar na coordenação do Programa o Requerimento de Banca de Defesa do Curso de Mestrado Profissional Públicas e Gestão Educacional, devidamente preenchido assinado e com anuência e assinatura do professor orientador;
II – entregar na coordenação do Programa uma Ficha de Cadastro de Professor Externo à UFSM, devidamente preenchida com anuência do professor orientador;
III – solicitar e tramitar, via Portal do Aluno, a defesa final. O orientador deverá revisar e tramitar a solicitação para a coordenação do PPPG, a qual deverá revisar e tramitar para o Derca ou estornar para ajustes se necessário.
Parágrafo único – orienta-se que a Banca seja constituída por quatro professores doutores em Educação ou áreas afins (três professores titulares incluindo o orientador e mais um suplente) e que, além do orientador, pelo menos um integrante da Banca seja lotado ou possua aderência com o Centro de Educação da UFSM. Necessariamente, a Banca deverá contar com um professor titular externo à UFSM.
Previsão legal: Art. 36 do Regimento Geral de Pós-Graduação.
O Processo de prorrogação de prazo para defesa de monografia, dissertação ou tese pode ser aberto pelo curso ou pelo discente no Portal Documentos da UFSM.
Discentes de cursos Stricto Sensu: Clica em Novo > Processo> seleciona o PEN com tipo documental “Processo de prorrogação de prazo para defesa de dissertação/tese (134.333)”
Discentes de cursos Lato Sensu: Clica em Novo > Processo> seleciona o PEN com tipo documental “Processo de prorrogação de prazo para defesa de monografia de especialização (144.323)”
Fluxo correto da abertura do PEN de prorrogação de prazo para defesa:
Discente > Orientador > Curso/Colegiado > Controle Acadêmico de Pós-Graduação da PRPGP.
Observação: Não há abertura de PEN para prorrogação de exame de qualificação dos cursos de Pós-graduação e registro acadêmico nos sistemas da UFSM, pois os mesmos são normatizados e registrados internamente em cada curso.
ATENÇÃO: discente abre o PEN anexando o formulário do requerimento/solicitação de prorrogação, tramita para orientador(a) e este tramita ao Curso para análise do Colegiado.
FORMULÁRIO DE REQUERIMENTO PARA PRORROGAÇÃO DO PRAZO DE DEFESA
Memorando Circular Nº 04/2019 – Processo Prorrogação Defesa via PEN
Conforme Art. 70 do Regimento Geral da Pós-Graduação na UFSM:
É responsabilidade do discente a abertura, online, de processo à defesa final de dissertação, tese ou trabalho de conclusão sugerindo a composição da banca examinadora e atendendo ao protocolo à tramitação destes processos, cujas informações podem ser obtidas junto à secretaria do programa/curso.
Tutorial de Solicitação de Defesa Final de Dissertação
Atenção!
Pendências que impedem a abertura do processo de defesa:
1) Discentes que possuem alteração de Plano de Estudos em aberto sem homologação da Coordenação;
2) Discrepâncias entre o Histórico Escolar e o Plano de Estudos (falta de disciplinas)*; e
3) Multa em Biblioteca.
*Caso ao tentar solicitar a defesa o sistema apresente a seguinte notificação “Pendências” em determinada disciplina, se o aluno cursou uma equivalente, deve solicitar o aproveitamento e só então conseguirá marcar a defesa. Abaixo, encontram-se as instruções para solicitar aproveitamento/dispensa de disciplina.
Conforme o ATO NORMATIVO N.03/2018 – PPPG/UFSM que regulamenta os processos de Qualificação e Defesa Final do Mestrado Profissional e a entrega de documentação para Emissão de Diploma:
Artigo 6º – A entrega da documentação final pelo estudante, junto a Secretaria do Programa, com vistas ao encaminhamento da emissão de certificação do Curso de Mestrado em Profissional em Políticas Públicas e Gestão Educacional Especialização em Gestão Educacional, deverá observar:
I – o prazo estipulado pela Banca junto a ata de defesa;
II – 1 cópia da dissertação em capa dura (revisada pelo orientador), contemplando normas atualizadas da MDT/UFSM, folha de aprovação com as devidas assinaturas da Banca;
III – 1 CD etiquetado com dados de identificação (instituição, curso, estudante e título da dissertação) contendo cópia em PDF da versão final da dissertação formatada de acordo com a MDT/UFSM atualizada (revisada pelo orientador) e com as devidas assinaturas da banca na folha de aprovação (digitalizada e colocada na página respectiva do documento);
IV – 1 CD etiquetado com dados de identificação (instituição, curso, estudante e título da dissertação) contendo cópia em PDF da versão final da dissertação formatada de acordo com a MDT/UFSM atualizada (revisada pelo orientador) e com as devidas assinaturas da banca na folha de aprovação (digitalizada e colocada na página respectiva do documento) + produto + cópia do artigo submetido para publicação;
IV – Comprovante impresso de submissão de artigo final em periódico qualis na área da educação (no mínimo B2);
V – Currículo Lattes impresso (atualizado no mês da entrega documentação), com registros da participação em eventos e publicações realizadas durante o curso de mestrado profissional, o produto do mestrado registrado nas produções técnicas e a dissertação já registrada e finalizada no campo da pós-graduação do currículo.
VI – Declaração impressa de entrega da versão definitiva da dissertação, assinada pelo orientador;
VII – Cópia impressa do Documento exigido pela Biblioteca para autorização de publicação com devidos dados da banca e assinatura.
A Coordenação do PPPG informa aos discentes que as solicitações de dispensa de disciplinas, bem como dos Testes de Suficiência em Língua Estrangeira devem ser abertas pelos próprios alunos, seguindo os passos do tutorial abaixo:
Novo Procedimento para Aproveitamento de Teste de Suficiência em Língua Estrangeira pelo PEN-SIE
Requerimento de Comprovação de Suficiência em Língua Estrangeira
A Coordenação do PPPG informa aos discentes que as solicitações de dispensa de disciplinas, bem como dos Testes de Suficiência em Língua Estrangeira devem ser abertas pelos próprios alunos, seguindo os passos do tutorial abaixo: