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ORGANIZAÇÃO ESCOLAR E CURRICULAR

DEPARTAMENTO: ADE

CARGA HORÁRIA: 45H

CRÉDITOS: 03

 

EMENTA:

Os paradigmas curriculares e sua influência na organização escolar. A proposta político pedagógica como a unidade na diversidade do cotidiano escolar. Os profissionais da educação como participantes na gestão democrática.

 

OBJETIVO:

Estabelecer o diálogo entre a escola e o contexto social, político e cultural, no sentido de [re]construir fundamentos teóricos capazes de promover a relação dialética entre a teoria e a prática curricular, imprescindíveis para a construção e desenvolvimento da efetiva gestão curricular.

 

PROGRAMA:

 

UNIDADE 1 – OS PARADIGMAS CURRICULARES E SUA INFLUÊNCIA NA ORGANIZAÇÃO ESCOLAR

  • Dimensões de currículo
  • Currículo: conceitos e problemas principais
  • Currículo e cultura no contexto global

 

UNIDADE 2 – A PROPOSTA POLÍTICO-PEDAGÓGICA COMO A UNIDADE NA DIVERSIDADE DO COTIDIANO ESCOLAR

  • Disciplinaridade, interdisciplinaridade e transdisciplinaridade, os temas transversais do currículo;

2.2 Os conteúdos curriculares e os parâmetros curriculares nacionais (PCNs)

2.3 Projeto Político Pedagógico

2.4 Regimento Escolar

2.5 Plano de Estudos e Plano de Trabalho

UNIDADE 3 – OS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO COMO PARTICIPANTES NA GESTÃO DEMOCRÁTICA

3.1 O currículo como essência do fenômeno educacional

3.2 A gestão democrática em suas dimensões administrativa, financeira e pedagógica: uma questão paradigmática

3.3. Cotidiano escolar como espaço de construção de saberes

 

Bibliografia Básica

 

ARROYO, Miguel. Ofício de Mestre: imagens e auto-imagens. 5. ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2002.

 

DOMINGUES, J. L. Interesses humanos e curriculares. In: Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos. Brasília: MEC/INEP, 1986.

 

FREIRE, Paulo. Educação na cidade. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2000.

 

GIMENO SACRISTÁN, José Gimeno; PEREZ GOMEZ. Compreender e transformar o ensino. 4. ed. Porto Alegre: Artes Médicas, 2000.

 

GIMENO SACRISTÁN. Educar e conviver na cultura global: as exigências a cidadania. Porto Alegre: Artmed, 2001.

 

Bibliografia Complementar

 

LIBÂNEO, José Carlos. Organização e gestão da escola: teoria e prática. 4. ed. Goiânia: Alternativa, 2001.

 

MOREIRA, A. F.B. Currículo e programas no Brasil. Campinas: Papirus, 1990.

 

SILVA, Tomaz Tadeu da. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 1999.

 

SARTURI, Rosane Carneiro. O processo da construção curricular na Constituinte Escolar: implicações e possibilidades. Porto Alegre: UFRGS, 2003. 402 f. Tese de Doutorado (Doutorado em Educação). Programa Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2003.

 

TORRES SANTOMÉ, Jurjo. Globalização e interdisciplinaridade: o currículo integrado. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998.