Ir para o conteúdo PPPG Ir para o menu PPPG Ir para a busca no site PPPG Ir para o rodapé PPPG
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

POLÍTICA DE INCLUSÃO E GESTÃO EDUCACIONAL

DEPARTAMENTO: ADE

CARGA HORÁRIA: 30H

CRÉDITOS: 02

 

EMENTA:

Política de inclusão. Efeitos da inclusão na gestão escolar e no trabalho docente.

 

OBJETIVO:

Identificar a política de inclusão educacional como projeto neoliberal em suas repercussões na gestão escolar e no trabalho docente.

 

PROGRAMA:

 

UNIDADE 1 – POLÍTICA DE INCLUSÃO

1.1 Racionalidade Neoliberal e Política de Inclusão

1.2 Neoliberalismo: as regras e as condições de inclusão

1.3 Exclusão e inclusão: composição do jogo neoliberal

1.4 Estratégias de educação neoliberal e a inclusão: educar, estar junto, empreender e permanecer incluído

 

UNIDADE 2 – EFEITOS DA INCLUSÃO NA GESTÃO ESCOLAR E NO TRABALHO DOCENTE

2.1 A inclusão como perspectiva política para a escola e para o trabalho do professor

2.2 A gestão escolar inclusiva

2.3 Constituir-se professor para a escola inclusiva

 

Bibliografia Básica

 

MILCHELS, Maria Helena Michels. Gestão, formação docente e inclusão: eixos da reforma educacional brasileira que atribuem contornos à organização escolar. In: Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v.11, n. 33, set./dez., 2006, p. 406-560.

 

MENDES, Enicéia Gonçalves. A radicalização do debate sobre inclusão escolar no Brasil. In: Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v.11, n. 33, set./dez., 2006, p. 387-559.

 

VEIGA-NETO, Alfredo. Incluir para saber. Saber para excluir. In: Revista Pro-posições, v. 12, n. 2-3 (35-36). jul./nov. 2001, p. 22-31.

 

VEIGA-NETO, Alfredo e LOPES, Maura C. Inclusão como dominação do outro pelo mesmo. In: VII Colóquio Internacional Michel Foucault, em outubro de 2011, na PUC-SP. Acesso em: <http://www.fe.unicamp.br/TEMPORARIOS/veiga-neto-lopes-inclusao-como-dominacao.pdf>

 

VEIGA-NETO, Alfredo; LOPES, Maura C. Os meninos. In: Educação e Realidade, Porto Alegre: UFRGS, v. 29, n.1, 2004, p. 229-239.

 

Bibliografia Complementar

 

POSSA, Leandra Bôer; NAUJORKS, Maria Inês. Efeitos da racionalidade neoliberal nos discursos sobre inclusão: o silêncio docente. In: Revista Educação, Santa Maria: UFSM,  v. 38,  n. 2, maio/ago. 2013, p. 319-328.

 

LOPES, Maura C. Inclusão como prática política de governamentalidade. In: LOPES, Maura C.; HATTGE, Morgana D. (orgs.) Inclusão escolar: conjunto de práticas que governam. Belo Horizonte: Autentica, 2009, p. 107-130.