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POLÍTICAS E PRÁTICAS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES

DEPARTAMENTO: ADE             

CARGA HORÁRIA: 30H

CRÉDITOS: 02

EMENTA:

Cenário das políticas de formação de professores no Brasil. Formação, valorização e trabalho docente.

OBJETIVO:

Realizar estudos e pesquisas acerca das políticas e práticas de formação de professores no Brasil, no sentido de compreender e [re]significar os fundamentos legais, teóricos e metodológicos que envolvem a formação inicial e continuada de professores.

PROGRAMA:

UNIDADE 1 – CENÁRIO DAS POLÍTICAS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO BRASIL

1.1 Atuais políticas de formação de professores no Brasil

1.2 Programas nacionais de formação inicial e continuada de professores

1.3 Formação a distância de professores

UNIDADE 2 – FORMAÇÃO, VALORIZAÇÃO E TRABALHO DOCENTE

2.1 Desenvolvimento profissional do professor

2.2 Pesquisas relacionadas à formação e valorização da profissão e trabalho docente

 

Bibliografia Básica

AZANHA, José Mário Pires. A formação do professor e outros escritos. São Paulo, Editora Senac, 2006.

BENINCÁ, E.; CAIMI, F. E. (Orgs). Formação de Professores. Um diálogo entre a teoria e a prática. Passo Fundo/RS: Editora UPF, 2002.

FERREIRA, N. S. C. (Org.). Formação Continuada e Gestão da Educação. SP: Cortez, 2003.

FREITAS, Helena Costa Lopes de. Certificação docente e formação do educador: regulação e desprofissionalização. In: Educação & Sociedade, Campinas, v.24, n.85, p.1095-1124, 2003.

FREITAS, Helena Costa Lopes de. Novas políticas de formação: da concepção negada à concepção consentida. In: BARBOSA, Raquel Lazzari Leite (Org.). Trajetórias e perspectivas da formação de educadores. São Paulo: Editora UNESP, 2004. p. 89-116.

 

Bibliografia Complementar

GATTI, Bernadete. Formação de professores e carreira: problemas e movimentos de renovação. 2 ed. Campinas, SP: Editores Associados, 2000.

GATTI, B.; BARRETTO, A. S. de S. Professores do Brasil: impasses e desafios. Brasília:UNESCO, 2009.

GARCIA, Marcelo C. Formação de professores: Por uma mudança educativa. Porto: Porto Editora, 1999.

GHEDIN, Evandro. Implicações das reformas no ensino para a formação de professores. In: BARBOSA, Raquel Lazzari Leite (Org.). Trajetórias e perspectivas da formação de educadores. São Paulo: Editora UNESP, 2004. p. 397-418.

NÓVOA, A. Os professores e a sua formação. Lisboa: D. Quixote, 1992.