Ir para o conteúdo PPPG Ir para o menu PPPG Ir para a busca no site PPPG Ir para o rodapé PPPG
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Processos Investigativos em Gestão Pedagógica e Contexto Educativos (LP2)

Nível: Mestrado Profissional

Obrigatória: Sim

Área(s) de Concentração: Políticas Públicas e Gestão Educacional

Carga Horária: 45

Créditos: 3

Ementa: Princípios da pesquisa em educação. Pesquisa nas ciências sociais e humanas. Abordagens epistemológicas. Postura investigativa. Sujeitos e contextos. Gestão pedagógica e inovação na educação básica e respectivos projetos de pesquisa vinculados as práticas profissionais dos estudantes, tanto na regência de classe quanto na coordenação e apoio pedagógico.

Bibliografia Básica:

CERTEAU, M. de. A invenção do cotidiano: artes de fazer. 14 ed. Rio de Janeiro: Vozes, 2008.

CHIZZOTTI, A. Pesquisa em ciências humanas e sociais. São Paulo: Cortez, 2009.

DEMO, P. Pesquisa: princípio científico e educativo. 14 ed. São Paulo: Cortez, 2011.

FAZENDA, I. (Org.). Novos enfoques da pesquisa educacional. 7 ed. São Paulo: Cortez, 2010.

FREIRE, P. A importância do ato de ler. 50 ed. São Paulo: Cortez, 2009.

GIL, A. C. Métodos e técnicas da pesquisa social. 6 ed. São Paulo: Atlas, 2008.

TRIVIÑOS, A. N. S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 2008.

Bibliografia Complementar:

ANDRÉ, M. Etnografia da prática escolar. São Paulo: Papirus, 2008.

BOGDAN, R. C.; BIKLEN, S. K. Investigação qualitativa em educação: uma introdução a teoria e aos métodos. Porto: Editora Porto, 1999.

CARVALHO, A. M. P. de. A pesquisa no ensino, sobre o ensino e sobre a reflexão dos professores sobre seus ensinos. In: Revista Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 28, n. 2, 2002, p. 57-67.

DEMO, P. Pesquisa participante – saber pensar e intervir juntos (Série Pesquisa em Educação). Brasília: Liber Livros, 2004.

FAZENDA, I. (Org.). Metodologia da pesquisa educacional. São Paulo: Cortez, 2001.

FREIRE, P.; SHOR, I. Medo e ousadia: o cotidiano do professor. 8 ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2000.

GARCIA, R. L. (Org.). Método: pesquisa com o cotidiano. Rio de Janeiro: DP&A, 2003.