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Seminário de Aprofundamento e Integração I: Práticas de Gestão Pedagógica em Contextos Educativos (LP2)

Nível: Mestrado Profissional

Obrigatória: Sim

Área(s) de Concentração: Políticas Públicas e Gestão Educacional

Carga Horária: 30

Créditos: 2

Ementa: Articulação dos projetos de pesquisa dos estudantes, (re) construção dos projetos de pesquisa apresentados na seleção. Delimitação do problema, objetivos, metodologia da pesquisa. Interlocução com as práticas de gestão escolar, permeadas pelas políticas públicas, com ênfase na inter-relação teoria e prática para a qualificação da Gestão Pedagógica e Inovação na educação básica no lócus de atuação profissional.

Bibliografia Básica:

ANDRÉ, M. Etnografia da prática escolar. São Paulo: Papirus, 2008.

GIL, A. C. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. São Paulo: Atlas, 2004.

LIMA, M. C. Monografia: a engenharia da produção acadêmica. São Paulo: Saraiva, 2004.

RICHARDSON, R. J. (Org.). Pesquisa-ação: princípios e métodos. João Pessoa: UFPB, 2003.

YIN, R. Estudo de Caso: Planejamento e métodos. Porto Alegre: BooKman, 2005.

LAKATOS, E. M.; MARCONI, M. de A. Técnicas de pesquisa: planejamento e execução de pesquisas, amostragens e técnicas de pesquisa, elaboração, análise e interpretação de dados. 4 ed. São Paulo: Atlas, 1999.

Bibliografia Complementar:

BARBIER, R. A pesquisa-ação. Tradução por Lucie Didio. Brasília: Plano, 2007.

BRANDÃO, C. R. Pesquisa Participante. São Paulo, SP: Brasiliense, 1990.

DIONNE, H. A pesquisa-ação para o desenvolvimento local. Brasília: Liber, 2007.

GATTI, B. A. Estudos quantitativos em educação. In: Revista Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 30, n. 1, p. 11-30, jan./abr. 2004.

LUNA, S. Planejamento de pesquisa: uma introdução. São Paulo: EDUC, 2000.

SHIROMA, E. O.; MORAES, M. C. M.; EVANGELISTA, O. Políticas educacionais. Rio de Janeiro: DP&A, 2000.

THIOLLENT, M. Metodologia da pesquisa-ação. São Paulo: Cortez: Autores Associados, 1994.