Ir para o conteúdo PPPG Ir para o menu PPPG Ir para a busca no site PPPG Ir para o rodapé PPPG
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Seminário de Aprofundamento e Integração II: Práticas de Gestão Pedagógica em Contexto Educativos (LP2)

Nível: Mestrado Profissional

Obrigatória: Sim

Área(s) de Concentração: Políticas Públicas e Gestão Educacional

Carga Horária: 30

Créditos: 2

Ementa: Qualificação das propostas, interlocução dos estudos com as práticas pedagógicas inseridas no currículo das instituições. Fundamentação teórica. Interlocução com os espaços da docência com foco na sala de aula e nas inovações curriculares, enfatizando a inter-relação teoria e prática para a qualificação da Gestão Pedagógica e Inovação na educação básica no lócus de atuação profissional.

Bibliografia Básica:

CHARLOT, B. A pesquisa educacional entre conhecimentos, políticas e práticas: especificidades e desafios de uma área de saber. In: Revista Brasileira de Educação. v. 11 n. 31 jan./abr. 2006, p. 7-18.

COSTA, M. V. (Org.). Caminhos investigativos 2: outros modos de pensar e fazer pesquisa em educação. Rio de Janeiro: Lamparina, 2007.

FIORENTINI, D.; GERALDI, C. G. e PEREIRA, E. M. (Orgs.). Cartografias do trabalho docente. Campinas: Mercado de Letras, 1998.

FRANCO, M. L. P. B. Análise do conteúdo. Brasília: Editora Plano, 2003.

HABERMAS, J. Conhecimento e interesse. Tradução por José N. Heck. Rio de Janeiro: Guanabara, 1987.

PIMENTA S. G. [et al]. Pesquisa colaborativa na escola como abordagem facilitadora para o desenvolvimento da profissão de professor. In: MARIN, A. J. (Org.). Educação continuada. Campinas: Papirus, 2000.

Bibliografia Complementar:

DEMO, P. Educar pela pesquisa. Campinas, Autores Associados, 1996.

GATTI, B. A. A construção da pesquisa em educação no Brasil. Editora Plano, 2002.

GOETZ, J.P; LeCOMPTE, M. D. Etnografia y deseño cualitativo en investigación educativa. Madri: Morata, 1988.

IBIAPINA, I. M. L. de M. Pesquisa Colaborativa: investigação, formação e produção de conhecimentos. Brasília: Líber Livros Editora, 2008.

MORAES, R.; LIMA, V. M. do R. (Orgs.). Pesquisa em sala de aula: tendência para a educação em novos tempos. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2012.

RICHARDSON, R. [et al]. Pesquisa social: métodos e técnicas. São Paulo: Atlas, 1999.

ZEICHNER, K. Para além da divisão entre professor-pesquisador e pesquisador-acadêmico. In: FIORENTINI, D.; GERALDI, C. G. e PEREIRA, E. M. (Orgs.). Cartografias do trabalho docente. Campinas: Mercado de Letras, 1998.