Nível: Mestrado Profissional
Obrigatória: Não
Área(s) de Concentração: Políticas Públicas e Gestão Educacional
Carga Horária: 60
Créditos: 4
Ementa: Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs): evolução, conceitos, valores agregados à educação e à gestão. Democratização do acesso à informação; inclusão social e digital. Territórios digitais; gestão da informação e do conhecimento – transformação da cultura organizacional das instituições educacionais. Ambientes virtuais de ensino e aprendizagem (AVA). Redes de conhecimento. Redes de formação e desenvolvimento profissional.
Bibliografia Básica:
ALVES, N. Sobre redes de conhecimento e currículo em rede. Revista de Educação da AEC. Brasília, v. 31, n. 122, p. 94-107, jan./mar.2002.
BARBOSA, R. M. Ambientes Virtuais de Aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 2005.
BELLONI, M. L. Educação a Distância. 2. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2001.
LÉVY, P. As tecnologias da inteligência: o futuro do pensamento na era da informática. Rio de Janeiro: Editora 34, 1993.
HOO, C. W. A organização do conhecimento: como as organizações usam a informação para criar significado, construir conhecimento e tomar decisões. São Paulo: Ed. Senac São Paulo, 2003.
MACIEL, M. L.; ALBAGLI, S. (Orgs.). Informação e desenvolvimento: conhecimento, inovação e apropriação social. Brasília: IBICT, UNESCO, 2007.
Bibliografia Complementar:
FAGUNDES, L. C. Redes Telemáticas na Educação. Conferência Internacional para Educação do Futuro. São Paulo, 1993.
FREITAS, M. T. de A. Cibercultura e formação de professores. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2009.
MOTOYAMA, S. (Org.). Tecnologia e industrialização no Brasil: uma perspectiva histórica. São Paulo: UNESP, 1994.
LÉVY, P. Cibercultura. Trad. Carlos Irineu da Costa. São Paulo: Editora 34, 2009.
SANTOS, L. G. dos. Politizar as novas tecnologias. São Paulo: Ed.34, 2003.
SILVA, M. Sala de aula interativa. São Paulo: Loyola, 2010.