Ir para o conteúdo PPPG Ir para o menu PPPG Ir para a busca no site PPPG Ir para o rodapé PPPG
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Tecnologias da Informação e Comunicação nos Processos de Gestão

Nível: Mestrado Profissional

Obrigatória: Não

Área(s) de Concentração: Políticas Públicas e Gestão Educacional

Carga Horária: 60

Créditos: 4

Ementa: Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs): evolução, conceitos, valores agregados à educação e à gestão. Democratização do acesso à informação; inclusão social e digital. Territórios digitais; gestão da informação e do conhecimento – transformação da cultura organizacional das instituições educacionais. Ambientes virtuais de ensino e aprendizagem (AVA). Redes de conhecimento. Redes de formação e desenvolvimento profissional.

Bibliografia Básica:

ALVES, N. Sobre redes de conhecimento e currículo em rede. Revista de Educação da AEC. Brasília, v. 31, n. 122, p. 94-107, jan./mar.2002.

BARBOSA, R. M. Ambientes Virtuais de Aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 2005.

BELLONI, M. L. Educação a Distância. 2. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2001.

LÉVY, P. As tecnologias da inteligência: o futuro do pensamento na era da informática. Rio de Janeiro: Editora 34, 1993.

HOO, C. W. A organização do conhecimento: como as organizações usam a informação para criar significado, construir conhecimento e tomar decisões. São Paulo: Ed. Senac São Paulo, 2003.

MACIEL, M. L.; ALBAGLI, S. (Orgs.). Informação e desenvolvimento: conhecimento, inovação e apropriação social. Brasília: IBICT, UNESCO, 2007.

Bibliografia Complementar:

FAGUNDES, L. C. Redes Telemáticas na Educação. Conferência Internacional para Educação do Futuro. São Paulo, 1993.

FREITAS, M. T. de A. Cibercultura e formação de professores. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2009.

MOTOYAMA, S. (Org.). Tecnologia e industrialização no Brasil: uma perspectiva histórica. São Paulo: UNESP, 1994.

LÉVY, P. Cibercultura. Trad. Carlos Irineu da Costa. São Paulo: Editora 34, 2009.

SANTOS, L. G. dos. Politizar as novas tecnologias. São Paulo: Ed.34, 2003.

SILVA, M. Sala de aula interativa. São Paulo: Loyola, 2010.