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Residência Multiprofissional

Integrado em Sistema Público de Saúde

O Programa de Residência Multiprofissional Integrada em Sistema Público de Saúde (doravante PRMISPS/UFSM),apresentado neste projeto, elege a Atenção Básica/Estratégia de Saúde da Família e a Vigilância em Saúde como áreas temáticas centrais e orientadoras do processo de formação de profissionais para atuar no Sistema Público de Saúde.

O Programa de Residência Multiprofissional Integrada em Saúde/UFSM, implantado desde 2009 e apresentado neste projeto, tem como Diretrizes Político-Pedagógicas e Estratégias Metodológicas a formação de profissionais com competências para atuar no Sistema Público de Saúde, tendo a Atenção em saúde na rede Básica (ESF) e Gestão e Planejamento (Vigilância em Saúde) como cenário orientador e balizador do processo de formação. Norteado pelos Princípios e Diretrizes do Sistema Único de Saúde, este Programa tem como objetivo desenvolver nos profissionais capacidades para atuarem de modo não apenas interdisciplinar mas também intersetorial e interinstitucional, constituindo a lógica da “tríplice integração”. A fundamentação epistemológica e pedagógica deste projeto parte, pois, da evidência de que não existe apenas uma precária interação profissional nas equipes de trabalho, mas também há uma ineficiente interação intersetorial e interinstitucional dos diferentes níveis de complexidade do sistema. Esta construção pela integralidade da atenção nos vários níveis do sistema pressupõe não fragmentar o caráter da formação, ou seja, não reproduzir modos de capacitação focados, segundo níveis de atenção vistos isoladamente. São nesses aspectos que se encontram as justificas dessa proposta que é de desenvolver uma modalidade de residência, pressupondo a articulação entre serviços e ações de saúde e com outras políticas públicas, como forma de assegurar a construção de caminhos para a integralidade da assistência, com repercussão mais efetiva na saúde e qualidade de vida dos indivíduos.

Integrado em Gestão e Atenção Hospitalar

PROGRAMA DE RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL INTEGRADA EM GESTÃO E ATENÇÃO HOSPITALAR NO SISTEMA PÚBLICO DE SAÚDE

Código da disciplinaNome da disciplinaTipoCarga HoráriaCréditos
EFM851POLÍTICAS PÚBLICAS DE SAÚDECurrículo Curso4503
OFO 867EDUCAÇÃO, COMUNICAÇÃO E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EMANCIPATÓRIAS EM SAÚDECurrículo Curso3002
EFM866PLANEJAMENTO E GESTÃO EM SAÚDECurrículo Curso4503
EFM865VIGILÂNCIA E EPIDEMIOLOGIA EM SAÚDE: CONCEPÇÕES GERAISCurrículo Curso3002
RMI 1019METODOLOGIA DE PESQUISA E INTERVENÇÃO EM SAÚDECurrículo Curso6004
EFM2101VIGILÂNCIA E EPIDEMIOLOGIA EM SAÚDE: ÊNFASE NA ATENÇÃO HOSPITALARCurrículo Curso1501
ACT1025TÓPICOS EM CRÔNICO-DEGENERATIVO ICurrículo Curso6004
RMI1021SEMINÁRIO AMPLIADO ICurrículo Curso3002
RMI1020SEMINÁRIO DE TRABALHO DE CONCLUSÃOCurrículo Curso1501
RMI1011ATIVIDADES PRÁTICAS DE FORMAÇÃO EM SERVIÇO ICurrículo Curso2304154
RMI1023ATIVIDADE TEÓRICO-PRÁTICA ICurrículo Curso24616
ACT1027TÓPICOS EM CRÔNICO-DEGENERATIVO IICurrículo Curso3002
FSR809ATIVIDADES COMPLEMENTARESCurrículo Curso3002
RMI1022SEMINÁRIO AMPLIADO IICurrículo Curso3002
RMI1024ATIVIDADE TEÓRICO-PRÁTICA IICurrículo Curso39626
RMI1017ATIVIDADES PRÁTICAS DE FORMAÇÃO EM SERVIÇO IICurrículo Curso2304154
RMI1014TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSOCurrículo Curso12008

Campo: Hospital Universitário de Santa Maria – HUSM.

Núcleos: Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Nutrição, Odontologia, Psicologia, Serviço Social.

Objetivos:

  • Conhecer o processo saúde-doença das patologias crônico-degenerativas relacionando com as medidas de atenção em saúde.
  • Identificar fatores de risco para as doenças crônico-degenerativas do adulto e do idoso e a relação com os determinantes sociais, econômicos e culturais.
  • Promover ações assistenciais individuais e em grupo de acordo com as especificidades (definidas pelas diretrizes de cada profissão).
  • Desenvolver ações educativas e terapêuticas em saúde com grupos de pacientes, seus familiares e a comunidade, com ênfase em mudanças do estilo de vida, correções dos fatores de risco e adesão ao tratamento.
  • Contribuir para a educação permanente da equipe multiprofissional que atua com agravos crônico-degenerativos..
  • Realizar a contra-referência fomentando a corresponsabilização dos serviços da Atenção Básica com a alta hospitalar do usuário, utilizando mecanismos e estratégias de integração de serviços e experiências já existentes
  • Desenvolver a prática de atenção ao crônico-degenerativo, alicerçada em uma concepção ampliada de saúde, buscando a combinação de novas tecnologias que integram ações de promoção, prevenção, assistência curativa e reabilitação.
PROGRAMA DE RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL INTEGRADA EM GESTÃO E ATENÇÃO HOSPITALAR NO SISTEMA PÚBLICO DE SAÚDE
Código da disciplinaNome da disciplinaTipoCarga HoráriaCréditos
EFM851POLÍTICAS PÚBLICAS DE SAÚDECurrículo Curso4503
OFO 867EDUCAÇÃO, COMUNICAÇÃO E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EMANCIPATÓRIAS EM SAÚDECurrículo Curso3002
EFM866PLANEJAMENTO E GESTÃO EM SAÚDECurrículo Curso4503
EFM865VIGILÂNCIA E EPIDEMIOLOGIA EM SAÚDE: CONCEPÇÕES GERAISCurrículo Curso3002
RMI 1019METODOLOGIA DE PESQUISA E INTERVENÇÃO EM SAÚDECurrículo Curso6004
EFM2101VIGILÂNCIA E EPIDEMIOLOGIA EM SAÚDE: ÊNFASE NA ATENÇÃO HOSPITALARCurrículo Curso1501
FSR1121TÓPICOS EM SAÚDE DA MULHER E DA CRIANÇA ICurrículo Curso6004
RMI1021SEMINÁRIO AMPLIADO ICurrículo Curso3002
RMI1020SEMINÁRIO DE TRABALHO DE CONCLUSÃOCurrículo Curso1501
RMI1011ATIVIDADES PRÁTICAS DE FORMAÇÃO EM SERVIÇO ICurrículo Curso2304154
RMI1023ATIVIDADE TEÓRICO-PRÁTICA ICurrículo Curso24616
FSR1122TÓPICOS EM SAÚDE DA MULHER E DA CRIANÇA IICurrículo Curso3002
FSR809ATIVIDADES COMPLEMENTARESCurrículo Curso3002
RMI1022SEMINÁRIO AMPLIADO IICurrículo Curso3002
RMI1024ATIVIDADE TEÓRICO-PRÁTICA IICurrículo Curso39626
RMI1017ATIVIDADES PRÁTICAS DE FORMAÇÃO EM SERVIÇO IICurrículo Curso2304154
RMI1014TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSOCurrículo Curso12008

Campo: Hospital Universitário de Santa Maria – HUSM.

Núcleos: Enfermagem, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Nutrição, Serviço Social.

Objetivos:

  • Viabilizar o aprimoramento das competências para desenvolver atividades de gestão e gerência em relação à saúde da mulher e do bebê, mantendo a equipe de profissionais com elevado nível de qualificação técnico-científica;
  • Desenvolver capacidades gerenciais voltadas para o exercício da função de gestor de sistemas e serviços de saúde da mulher e criança, apoiadas em base conceitual atualizada, bem como, em instrumentos operacionais adequados às exigências de descentralização e eficiência/efetividade, colocadas pelo Sistema Único de Saúde;
  • Estimular nos profissionais o desenvolvimento do senso crítico-reflexivo que propulsione novos processos de gestão e gerência, considerando sua correlação com políticas de saúde da mulher e criança de modo que possibilitem a realização da atenção integral à saúde mediante a construção de práticas interdisciplinares;
  • Proporcionar a incorporação e utilização de estratégias de planejamento e programação na condução do processo de trabalho que assegurem oferta de serviços comprometidos com as necessidades sociais e de saúde da mulher e da criança;
  • Analisar criticamente a realidade do serviço e área de abrangência sob sua responsabilidade;
  • Atuar em equipes multidisciplinares na perspectiva interdisciplinar, com vistas à humanização da assistência a mulher e a criança, a integralidade da atenção, a melhoria dos indicadores qualitativos da saúde, a redução do tempo de hospitalização e índices de morbimortalidade materna e neonatal;
  • Planejar as intervenções a indivíduos, família e coletividade considerando o perfil epidemiológico da população, os princípios do Sistema Único de Saúde, os saberes e o conhecimento do Campo e Núcleo de Saber e Prática;
  • Participar e promover ações voltadas ao controle social das ações em saúde;
  • Identificar e atuar na rede de serviços de saúde dos diferentes níveis de atenção e de suporte social, com vistas a ações intersetoriais e estimular a participação nas mesmas, a fim de construir alternativas integradas para a melhoria da qualidade de vida do binômio mão-bebe;

Integrado em Saúde Mental

O Programa de Residência Multiprofissional apresentado neste projeto, elege a Saúde Mental como área temática central e orientadora do processo de formação de profissionais para atuar no Sistema Público de Saúde.

O Programa de Residência Multiprofissional Integrada em Saúde/UFSM, implantado desde 2009 e orientador deste projeto, tem como Diretrizes Político-Pedagógicas e Estratégias Metodológicas a formação de profissionais com competências para atuar no Sistema Público de Saúde, tendo o campo da Saúde Mental como cenário orientador e balizador do processo de formação. Norteado pelos Princípios e Diretrizes do Sistema Único de Saúde, este Programa tem como objetivo desenvolver nos profissionais capacidades para atuarem de modo não apenas interdisciplinar mas também intersetorial e interinstitucional, constituindo a lógica da “tríplice integração”. A fundamentação epistemológica e pedagógica deste projeto parte, pois, da evidência de que não existe apenas uma precária interação profissional nas equipes de trabalho, mas também há uma ineficiente interação intersetorial e interinstitucional dos diferentes níveis de complexidade do sistema.

Esta construção pela integralidade da atenção nos vários níveis do sistema pressupõe não fragmentar o caráter da formação, ou seja, não reproduzir modos de capacitação focados, segundo níveis de atenção vistos isoladamente. São nesses aspectos que se encontram as justificas dessa proposta que é de desenvolver uma modalidade de residência, pressupondo a articulação entre serviços e ações de saúde e com outras políticas públicas, como forma de assegurar a construção de caminhos para a integralidade da assistência, com repercussão mais efetiva na saúde e qualidade de vida dos indivíduos.

PROGRAMA DE RESIDÊNCIA MULTIPROFISSIONAL INTEGRADA EM SAÚDE MENTAL NO SISTEMA PÚBLICO DE SAÚDE
Código da disciplinaNome da disciplinaTipoCarga HoráriaCréditos
EFM851POLÍTICAS PÚBLICAS DE SAÚDECurrículo Curso4503
OFO 867EDUCAÇÃO, COMUNICAÇÃO E PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EMANCIPATÓRIAS EM SAÚDECurrículo Curso3002
EFM866PLANEJAMENTO E GESTÃO EM SAÚDECurrículo Curso4503
EFM865VIGILÂNCIA E EPIDEMIOLOGIA EM SAÚDE: CONCEPÇÕES GERAISCurrículo Curso3002
RMI 1019METODOLOGIA DE PESQUISA E INTERVENÇÃO EM SAÚDECurrículo Curso6004
FSR1118VIGILÂNCIA E EPIDEMIOLOGIA EM SAÚDE: ÊNFASE EM SAÚDE MENTALCurrículo Curso1501
FSR 1119TÓPICOS EM SAÚDE MENTAL ICurrículo Curso6004
RMI1021SEMINÁRIO AMPLIADO ICurrículo Curso3002
RMI1020SEMINÁRIO DE TRABALHO DE CONCLUSÃOCurrículo Curso1501
RMI1011ATIVIDADES PRÁTICAS DE FORMAÇÃO EM SERVIÇO ICurrículo Curso2304154
RMI1023ATIVIDADE TEÓRICO-PRÁTICA ICurrículo Curso24616
FSR1120TÓPICOS EM SAÚDE MENTAL IICurrículo Curso6004
FSR809ATIVIDADES COMPLEMENTARESCurrículo Curso3002
RMI1022SEMINÁRIO AMPLIADO IICurrículo Curso3002
RMI1024ATIVIDADE TEÓRICO-PRÁTICA IICurrículo Curso39626
RMI1017ATIVIDADES PRÁTICAS DE FORMAÇÃO EM SERVIÇO IICurrículo Curso2304154
RMI1014TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSOCurrículo Curso12008

 

Campos: Hospital Universitário de Santa Maria (HUSM), CAPS Caminhos do Sol, CAPS Prado Veppo, Secretaria de Município da Saúde de Santa Maria, 4ª Coordenadoria Regional de Saúde (4ª CRS).

Núcleos: Enfermagem, Psicologia, Serviço Social e Terapia Ocupacional.

Objetivos:

  • Desencadear o processo de reconhecer e compreender a Política Nacional de saúde mental e álcool e outras drogas, bem como a Rede de atenção em saúde mental.
  • Caracterizar o perfil dos usuários dos serviços de atenção em saúde mental/crack, álcool e outras drogas na 4º Coordenadoria Regional, como forma de obter subsídios para ações de planejamento;
  • Instrumentalizar as equipes envolvidas em saúde mental e toda a rede de suporte a fim de subsidiar ações com a perspectiva de uma clínica ampliada;
  • Instrumentalizar as equipes envolvidas em saúde mental para a buscas de dados nos sistemas de informações disponíveis referente aos dados de saúde mental (SIAB, DATASUS, entre outros) para obter o perfil estatísticos dos serviços e auxiliar a gestão e planejamento da ações;
  • Promover a inserção de acadêmicos nos serviços de saúde mental, visando desenvolver ações de atenção direcionadas aos usuários em sofrimento psíquico;
  • Proporcionar diálogos por meio da efetivação de espaços de discussão entre ensino-serviço, a fim de qualificar as práticas profissionais de modo a contribuir no desenvolvimento de dispositivos e tecnologias da clínica ampliada e projetos terapêuticos na perspectiva da atenção psicossocial;
  • Desenvolver atividades acadêmicas tutoriais, por meio da avaliação crítica e reflexiva das situações vivenciadas por residentes e preceptores, buscando qualidade na assistência à saúde mental;
  • Desenvolver habilidade acadêmica de corresponsabilização, ética e humanização nas atividades realizadas, buscando maior resolutividade das ações de cuidado em saúde Mental e usuários que fazem uso de crack, álcool e outras drogas;
  • Identificar as dificuldades de operacionalização dos parâmetros da Política de Atenção Integral aos usuários de saúde mental e uso de crack, álcool e outras drogas, nos municípios da região de abrangência da 4ª CRS;
  • Desenvolver ações de educação em saúde nos territórios com ênfase na saúde mental/crack, álcool e outras drogas em parceira com as equipes de Estratégia de Saúde da Família e Unidades de Atenção Básica e demais cenários sociais envolvidos;
  • Trabalhar na perspectiva das Metodologias ativas e da clínica ampliada em saúde mental, considerando os aspectos socioeconômicos, culturais, diversidade e singularidade da história de vida de cada pessoa visando a sua corresponsabilização pelo cuidado;
  • Refletir sobre os principais desafios no trabalho comunitário e reconhecer o papel da comunidade na prevenção aos Usuários que padecem de sofrimento psíquico e os que fazem uso de Crack Álcool e Outras Drogas
  • Trabalhar com apoio matricial na perspectiva da Atenção Integral aos Usuários que estão em sofrimento psíquico e os que fazem uso de Crack Álcool e Outras Drogas, a fim de compartilhar e potencializar as práticas no território, discutir os modos de promoção e prevenção em saúde mental e as possíveis formas de intervenção, envolvendo trabalhadores do CAPS e algumas equipes de ESF e UBS e acadêmicos.