Ir para o conteúdo Técnico em Fruticultura Ir para o menu Técnico em Fruticultura Ir para a busca no site Técnico em Fruticultura Ir para o rodapé Técnico em Fruticultura
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Técnico em Fruticultura participa da 2ª Reunião de Atualização Técnica sobre Calagem e Adubação em Frutíferas



Durante os dias 4, 5 e 6 de outubro de 2022, estudantes do Técnico em Fruticultura do Colégio Politécnico da UFSM, participaram da 2ª Reunião de Atualização Técnica sobre Calagem e Adubação em Frutíferas, que aconteceu em Caçador, Santa Catarina (SC). O Colégio Politécnico da UFSM e o Grupo de Estudos de Predição de Adubação e Potencial de Contaminação de Elementos em Solos (GEPACES – UFSM) participaram na qualidade de apoiadores do evento.

O Seminário tem como propósito discutir temas como calagem, adubação e estado nutricional de frutíferas, além de outros temas correlatos. O evento foi organizado na forma de palestras, apresentação de trabalhos e visitas técnicas. Foram tratados os principais cultivos frutícolas da Região Sul do Brasil, dentre os quais, oliveira, nogueira pecan, lúpulo, macieira, maracujá, citrus, videiras, pessegueiros e pitaia. Também houveram palestras referentes a temas importantes para a fruticultura, tais como a fertirrigação em frutíferas, tendências do tema da adubação e calagem, adubação para sistemas orgânicos, extensão realizada pelas organizações de ensino, dentre outros. Na tarde do dia 6 de outubro, o grupo teve a oportunidade de participar de uma visita técnica aos pomares e packing house da Fischer Agroindustrial em Fraiburgo, SC.

O curso Técnico em Fruticultura se insere nessa atividade pela participação dos estudantes e docentes Gustavo Pinto da Silva e Renato Trevisan, bem como pela palestra proferida pelo Prof. Gustavo Brunetto. O professor Brunetto ministrará a disciplina de Manejo Nutricional de Frutíferas do 4º semestre do curso Técnico em Fruticultura. A participação no evento representa uma oportunidade para promover o curso entre os profissionais da área, ampliando as possibilidades de divulgação.

De outra parte representa uma oportunidade para os estudantes aprimorarem os seus conhecimentos de uma forma bastante aplicada, já que o evento conta com palestrantes com experiência na área, estendendo as redes de contatos dos estudantes do curso com os participantes da cadeia produtiva da fruticultura, nacional e internacional.

Texto e imagens: Prof. Gustavo Pinto

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-582-287

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes