Ir para o conteúdo Técnico em Alimentos Ir para o menu Técnico em Alimentos Ir para a busca no site Técnico em Alimentos Ir para o rodapé Técnico em Alimentos
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Curso Técnico em Alimentos Promove Oficina de cucas e massa no Projeto Progredir



Nos dias 25 a 30 de abril, a professora Dra. Marlene Lovatto em conjunto com a Dra. Karem Rodrigues Vieira ministraram a Oficina de Cucas e Massas, no município de Dona Francisca. Esta oficina foi proposta dentro do projeto Progredir, que é uma iniciativa do Consórcio de Desenvolvimento Sustentável da Quarta Colônia (Condesus) e da Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal de Santa Maria, cuja intenção é ofertar novas alternativas para a economia regional, de forma sustentável, por meio da conservação do patrimônio natural e cultural, da educação para o meio ambiente e incentivo à geração de renda.

As aulas teórico-práticas foram conduzidas nas dependências do Salão Paroquial, o qual dispõe de utensílios e equipamentos indispensáveis para o bom andamento da capacitação, cujo objetivo é fortalecer a culinária da Quarta Colônia incentivando à produção local. Na oportunidade foi demonstrado o processo de elaboração de cucas, seus respectivos recheios e cobertura. Também foram elaboradas massas frescas como talharim, agnolini, ravioli e tortelli. As cursistas tiveram a oportunidade de praticar as formulações sugeridas, tanto de cucas como de massas frescas coloridas naturalmente com vegetais, as quais foram disponibilizadas no material didático entregue.

Em maio será ofertada a Oficina de geleias e conservas vegetais (50 h), de segunda a sábado, tarde e noite.

No segundo semestre de 2022, as oficinas de cucas, massas, geleias e conservas vegetais serão ofertadas em Silveira Martins, em datas e turnos a definir.

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-576-218

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes