Ir para o conteúdo Técnico em Alimentos Ir para o menu Técnico em Alimentos Ir para a busca no site Técnico em Alimentos Ir para o rodapé Técnico em Alimentos
  • International
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita

Aviso de Conectividade Saber Mais

Início do conteúdo

Curso Técnico em Alimentos promove Oficina de geleias e conservas vegetais no Programa Progredir- Geoparque Quarta Colônia




Entre os dias 08 a 20 de agosto, as professoras Magda Monego e Karem Vieira ministraram a Oficina de geleias e conservas vegetais, no município de Silveira Martins, RS. 

Esta oficina foi proposta dentro do Programa Progredir, uma iniciativa do Consórcio de Desenvolvimento Sustentável da Quarta Colônia (Condesus) e da Pró-Reitoria de Extensão da Universidade Federal de Santa Maria, cuja intenção é ofertar novas alternativas para a economia regional, de forma sustentável, por meio da conservação do patrimônio natural e cultural, da educação para o meio ambiente e incentivo à geração de renda.

As aulas teórico-práticas foram conduzidas nas dependências Cozinha Escola UFSM Silveira, espaço que dispõe de utensílios e equipamentos indispensáveis para o bom andamento da capacitação, cujo objetivo é fortalecer a culinária da Quarta Colônia incentivando a produção local.


No primeiro momento foram abordados aspectos básicos do processamento de frutas e hortaliças, como equipamentos e utensílios, higiene e segurança, embalagens, rotulagem e armazenagem. Nas aulas seguintes foram elaboradas diversas formulações de geleias e conservas de hortaliças.

Oficina de Geleias e conservas vegetais, Silveira Martins. Foto: Magda Aita Monego.

Na Oficina de geleias e conservas vegetais foram desenvolvidas mais de 40 formulações entre geleias e conservas de hortaliças, diversificadas entre geleias comum, extra e diet; geleias de polpa ou suco da fruta, e aproveitamento de cascas e sementes. Foram elaboradas conservas de hortaliças com salmoura, calda acidificada e calda agridoce. No material disponibilizado para as cursistas foram incluídas diversas outras formulações para exercitar em casa.


No mês de setembro, está prevista a oferta da Oficina de geleias e conservas vegetais para Agudo, em datas e turnos a definir.

Texto e fotos: Magda Aita Monego

Divulgue este conteúdo:
https://ufsm.br/r-576-313

Publicações Relacionadas

Publicações Recentes