Ir para o conteúdo FACOS-UFSM Ir para o menu FACOS-UFSM Ir para a busca no site FACOS-UFSM Ir para o rodapé FACOS-UFSM

Em Jornalismo Literário: itinerários possíveis, jornalistas formados na UFSM homenageiam o professor Paulo Roberto Araujo

Em cinco de outubro de 2016, a comunidade acadêmica, especialmente professores e estudantes dos cursos de Comunicação Social da UFSM, foram surpreendidos com a notícia do falecimento de Paulo Roberto Araujo, professor do curso de Jornalismo. Leitor voraz, apaixonado por livros e pelas possíveis relações entre jornalismo e literatura, Paulo Roberto ajudou a formar várias gerações de jornalistas durante as três décadas de docência na UFSM.

Comovidos com a partida prematura do professor, Marlon Dias, Olívia Bressan e Viviane Borelli, três de seus ex-orientandos, resolveram organizar um livro que fosse não apenas um tributo a Paulo Roberto, mas também um registro de alguns de seus ensinamentos sobre a prática e o texto jornalísticos. Assim nasceu Jornalismo Literário: itinerários possíveis – uma homenagem a Paulo Roberto Araujo, publicado pela Editora FACOS-UFSM.

A coletânea de textos foi escrita por 22 autores, jornalistas formados na UFSM e que foram alunos e colegas de Paulo Roberto. O prefácio é assinado pelo jornalista e professor universitário Luiz Antônio Araujo, sobrinho do homenageado. A coletânea ainda conta com um texto escrito por Luciana Mielniczuk, a Luti, grande amiga de Paulo Roberto, professora do curso de Jornalismo da UFSM entre 2004 e 2011 e que faleceu em 2018.

O livro tem três partes. A primeira é dedicada a artigos e ensaios que discutem conceitos, metodologias e características do jornalismo literário; na segunda, o leitor encontra reportagens e perfis; na última parte, crônicas desenham um perfil sobre Paulo Roberto. Por fim, há uma reunião de mensagens originalmente publicadas nas redes sociais por amigos, alunos em homenagem ao professor na época de sua morte.

O livro se inscreve num espaço editorial lacunar que se refere a obras que apresentam a intersecção entre a teoria e a prática do jornalismo literário. Portanto, é direcionado especialmente a jornalistas, professores e estudantes de jornalismo interessados no tema.

Jornalismo Literário: itinerários possíveis está disponível para download gratuito no site da Editora FACOS-UFSM.