Publicidade e gênero: representações e práticas em questão
Milena Freire de Oliveira-Cruz (organizadora)

“Publicidade e Gênero: representações e práticas em questão encara o desafio de agrupar uma série de relatos, decorrentes de pesquisas e experiências, de pesquisadoras e pesquisadores que, de distintos pontos geográficos do país, convergem para as interfaces entre publicidade e questões de gênero, articulação que requer nossa atenção por muitos motivos.” (Trecho retirado da “Apresentação”).

“Publicidade e Gênero: representações e práticas em questão encara o desafio de agrupar uma série de relatos, decorrentes de pesquisas e experiências, de pesquisadoras e pesquisadores que, de distintos pontos geográficos do país, convergem para as interfaces entre publicidade e questões de gênero, articulação que requer nossa atenção por muitos motivos.” (Trecho retirado da “Apresentação”).
Acesso à obra
Publicação:
2019 / 1ª edição*
ISBN: 978-85-8384-074-9
Referência:
OLIVEIRA-CRUZ, Milena Freire de (Org.). Publicidade e gênero: representações e práticas em questão. Santa Maria/RS: FACOS-UFSM, 2019. 198 p.
*Devido a edição impressa esgotada, a versão digital da obra impressa foi disponibilizada a pedido da organizadora e autores.
- Apresentação – A aventura da pesquisa:
(re)tomando as questões de gênero (p. 5); - Parte 1 – Representações e papéis sociais;
- A representação do feminino nos spots
eleitorais das presidentas latino-americanas (p. 11); - A maternidade na publicidade:
uma análise semiótica de anúncios brasileiros (p. 29); - “É trabalho ou função da mulher?”:
interações de gênero e classe na publicidade (p. 51); - Representações LGBTQIA+ na publicidade
televisiva e suas repercussões no Facebook (p. 75); - Parte 2 – Práticas e tendências;
- 50|50 – Igualdade de gênero no
ensino e no mercado publicitário (p. 101); - “A gente não vai deixar ninguém passar”:
os embates de gênero nas práticas de
contestação da publicidade (p. 125); - Femvertising: uma tendência publicitária? (p. 151);
- Para todEs: reflexões acerca do femvertising (p. 171);
- Sobre os autores (p. 195).
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional. Para ver uma cópia desta licença, visite: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/