Publicado: 20 outubro 2014 - 18:02 | Última modificação: 6 agosto 2018 - 18:02

UFSM - Universidade Federal de Santa Maria - Santa Maria
20/10/2014 00:00 - 20/10/2014 00:00

Descrição

O curso de Arquitetura e Urbanismo da UFSM, enquanto espaço de desenvolvimento de crítica e construção de ideias, apresenta uma grande quantidade de conhecimento, que se materializam em levantamentos, propostas projetuais e demais tipos de estudos.

A partir de discussões sobre uma ineficiente divulgação desses trabalhos acadêmicos realizados no CAU-UFSM e com a intenção de reverter esse quadro, alunos e professores reunidos no grupo íntegraCIDADE – formado por  diferentes instituições e entidades, de diversas  áreas do conhecimento, além da comunidade em geral, para debater e buscar melhorias urbanas – realizaram o primeiro EPA! (Exposição da Produção Acadêmica), no ano de 2006.

Com enfoque nos trabalhos sobre a cidade de Santa Maria, o EPA! também compreendeu uma exposição itinerante que ocupou diferentes espaços da cidade; culminando, posteriormente, na publicação de sua primeira versão impressa, em 2006, possibilitando a divulgação no meio acadêmico em diferentes Cursos Federais de Arquitetura e Urbanismo do país.

Embora desarticulado em anos posteriores, o EPA!, em uma nova edição – 2014 -, busca resgatar os objetivos dos quais detera em sua concepção idealizadora; recriando seu conteúdo, incentivando a produção acadêmica e disseminando o conhecimento.

Objetivos

O EPA! tem como objetivo, a partir da exposição de amostras de trabalhos realizados por acadêmicos do Curso de Arquitetura e Urbanismo / UFSM, promover o fluxo de conhecimento e propiciar a discussão e divulgação da produção acadêmica.

Categorias

A produção acadêmica que compõe o EPA! tem seus conteúdos classificados respeitando assuntos que estabelecem a estrutura de ensino do Curso de Arquitetura e Urbanismo / UFSM, sendo assim, organizam-se em:

•Ateliê

Compreende os trabalhos produzidos nas disciplinas de Ateliê de Arquitetura, Urbanismo e Paisagismo e Ateliê de Planejamento Urbano e Regional. É a produção que utiliza o conhecimento, a análise e uso de soluções na atividade de interferir/projetar o ambiente em construção.

•Expressão

Nesse espaço é considerada a produção de formas representativas produzidas por métodos manuais. Sendo assim, são caracterizados, entre outras formas de expressão, croquis – ausentes de pós-produção computacional ou complemento mecânico – e maquetes físicas.

•Projetos de Extensão

Acumula as atividades de caráter educativo, cultural, artístico e/ou científico, em uma perspectiva social. Têm como objetivos, entre outros, associar o ensino e a pesquisa às necessidades da sociedade, promover a análise e crítica de modo a interferir no desenvolvimento do espaço social e propiciar a popularização do conhecimento.

•Projetos de Pesquisa

Suporta a produção científica acadêmica. Compreende uma abordagem sobre determinado assunto, acompanhado de uma contextualização, objetivos e formulação de hipóteses a cerca do tema delimitado.

•Tecnologias

Compreende a produção acadêmica que faz referência ao desenvolvimento das técnicas e soluções vinculadas ao processo de projetar e edificar. São considerados desde tecnologias construtivas, aprimoramentos relacionados ao conforto ambiental, tecnologias do desenho – softwares e alternativas de manipulação mecânica para a expressão gráfica – entre outros.

•Teoria e História

Esse espaço compreende trabalhos que denotem o conhecimento elaborado a partir da análise e crítica do assunto explanado. São aplicáveis a esta área trabalhos criados sob a forma de ensaios e resenhas.

•Trabalho Final de Graduação

Compreende os trabalhos produzidos por egressos nas disciplinas de conclusão de curso – Trabalho Final de Graduação I e II. Assim como a produção destinada ao espaço Ateliê, compreende os pontos da tarefa da atividade projetual, porém em condições específicas de qualificação, anteriores ao exercício profissional.

Inscrições: até 11 de agosto de 2014

Seleção de trabalhos: 12 de agosto a 20 de agosto de 2014

Resultado: 21 de agosto de 2014

Inscrição

As iscrições serão realizadas através do e-mail epa2014ufsm@gmail.com. O aluno deverá encaminhar para esse e-mail a ficha de inscrição preenchida e o trabalho, conforme modelos abaixo, com o assunto “inscrição”. Não serão aceitas outras formas de inscrição.

Os trabalhos das categorias “Projeto de Ateliê” e “Trabalho Final de Graduação” poderão ter NO MÁXIMO 4 PÁGINAS e 6 IMAGENS. Para as demais categorias serão NO MÁXIMO 2 PÁGINAS por trabalho e 4 IMAGENS ao todo. Todas as imagens deverão conter suas respectivas referências.

FICHA DE INSCRIÇÃO

MODELO DO TRABALHO

A relação dos trabalhos inscritos com as respectivas avaliações encontram-se aqui.

Os trabalhos que foram aprovados com alterações deverão ser encaminhados para o e-mailepa2014ufsm@gmail.com até o dia 20 de outubro, com as adequações solicitadas.

Telefone: (55) 3220-8871 ou (55) 3220-8772

epa2014ufsm@gmail.com