Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita
Início do conteúdo
Publicado: 7 agosto 2018 - 15:15 | Última modificação: 13 setembro 2019 - 16:40
Ouvir
I ENCONTRO SOBRE SELÊNIO E TELÚRIO - BRASIL

TÉCNICO-CIENTÍFICOS

Hotel Dall'Onder - Bento Gonçalves

11/10/2006 00:00 - 14/10/2006 00:00

Descrição

O I ESeTe-Brasil – I Encontro sobre Selênio e Telúrio-Brasil – será realizado em Bento Gonçalves-RS, uma pequena cidade turística do estado do Rio Grande do Sul, caracterizada pela influência da colonização italiana e detentora de importante área industrial (Vale dos Vinhedos).

O estudo da Química dos elementos Selênio e Telúrio teve seu início no Brasil em 1933, quando o professor alemão Heinrich Rheinboldt iniciou suas atividades na recém formada Universidade de São Paulo-USP. A partir do trabalho pioneiro de Rheinboldt, diversos grupos foram criados para estudar a química desses dois elementos. Este fato influenciou muitos pesquisadores brasileiros, de tal modo que a química de Selênio e Telúrio passou a ser amplamente difundida nos maiores e mais importantes núcleos de pesquisa do Brasil e, também, a nível internacional.

Apesar de sua atual importância, a química desses dois elementos foi, por muito tempo, pouco explorada devido ao mau cheiro, a alegada toxicidade e sensibilidade exibidos por alguns de seus derivados. Além disso, os trabalhos pioneiros de Wöhler e outros, no século XIX, forneciam rendimentos duvidosos e os produtos eram obtidos com baixo grau de pureza.

A partir de 1950, o aprimoramento de equipamentos e o surgimento de técnicas experimentais adequados permitiram o desenvolvimento da química de Selênio e Telúrio, que foi impulsionado pelo interesse biológico e tecnológico atribuído a seus compostos. Atualmente, o estudo desses dois elementos e de seus derivados é um dos campos de maior destaque da Química Moderna, e é um dos campos mais importantes e tradicionais no Brasil, destacando-se, inclusive, como um referencial a nível internacional em várias áreas.

Temas Principais

    • Química Orgânica
    • Inclui a síntese, caracterização de compostos que envolvem a utilização de intermediários químicos contendo os elementos Selênio e Telúrio.
    • Química Inorgânica ou de Organometálicos
    • Inclui a síntese, caracterização e análise estrutural de compostos contendo os elementos Selênio e Telúrio, bem como dos compostos clássicos de coordenação destes elementos, atuando tanto como ligantes ou centros de coordenação.
    • Química Analítica
    • Inclui todos os aspectos analíticos envolvendo Selênio e Telúrio, principalmente análise de especiação e as diferentes técnicas analíticas de quantificação.
    • Bioquímica
    • Inclui todos os aspectos envolvendo os elementos Selênio e Telúrio ou seus derivados em sistemas biológicos.
    • Química no Estado Sólido ou de Superfície
            Inclui a síntese, caracterização e propriedades físicas e químicas de novos materiais contendo os elementos Selênio e Telúrio.
Comitê organizador
    • Prof. Dr. Ernesto Schulz Lang
      Coordenador
      Universidade Federal de Santa Maria
      UFSM
    • Prof. Dr. João Valdir Comasseto
      Vice-Coordenador
      Universidade de São Paulo
      USP
    • Prof. Dr. Claudio da Cruz Silveira
      Tesoureiro
      Universidade Federal de Santa Maria
      UFSM
    • Prof. Dr. Antonio Luiz Braga
      Universidade Federal de Santa Maria
      UFSM
    • Prof. Dr. Gilson Zeni
      Universidade Federal de Santa Maria
      UFSM
    • Prof. Dr. João Batista Teixeira da Rocha
      Universidade Federal de Santa Maria
      UFSM
    • Prof. Dr. Paulo Cícero do Nascimento
      Universidade Federal de Santa Maria
      UFSM
    • Prof. Dr. Robert Alan Burrow
      Universidade Federal de Santa Maria
      UFSM
Comitê Científico
  • Prof. Dr. Ernesto Schulz Lang
    Química Inorgânica
    Universidade Federal de Santa Maria
    UFSM
  • Prof. Dr. João Valdir Comasseto
    Química Orgânica
    Universidade de São Paulo
    USP
  • Prof. Dr. Antonio Luiz Braga
    Química Orgânica
    Universidade Federal de Santa Maria
    UFSM
  • Prof. Dr. Gilson Zeni
    Química Orgânica
    Universidade Federal de Santa Maria
    UFSM
  • Prof. Dr. João Batista Teixeira da Rocha
    Bioquímica
    Universidade Federal de Santa Maria
    UFSM
  • Prof. Dr. Paulo Cícero do Nascimento
    Química Analítica
    Universidade Federal de Santa Maria
    UFSM
  • Prof. Dr. Julio Zukerman-Schpector
    Química Inorgânica
    Universidade Federal de São Carlos
    UFSCar
  • Prof. Dr. Oswaldo Luiz Alves
    Química de Materiais
    Universidade Estadual de Campinas
    UNICAMP
  • Prof. Dr. Helio Alexandre Stefani
    Química Orgânica
    Universidade de São Paulo
    USP
Idioma
O idioma oficial do I ESeTe-Brasil será o português.
Informações e Curiosidades sobre Bento Gonçalves e a Serra Gaúcha

Serra Gaúcha

Seguindo em direção ao norte de Porto Alegre, encontramos as montanhas da Serra Gaúcha. A paisagem é bastante atraente, proporcionando uma belo passeio entre a combinação das montanhas com as cidades. A região foi primeiramente colonizada pelos imigrantes alemães, que chegaram ao Rio Grande do Sul em meados da década de 1820. Posteriormente, a partir de 1870, a chegada dos imigrantes italianos veio a modificar definitivamente a paisagem e a cultura da região, que passou a ser caracterizada pelo cultivo de uva e produção de vinho, sendo estas as principais atividades econômicas da região. São muitos os restaurantes e hotéis na região, e a maioria dos visitantes são os brasileiros, que procuram a Serra Gaúcha principalmente no inverno, à espera das ocasionais quedas de flocos de neve. A culinária típica italiana e alemã também são atrações muito procuradas. A região montanhosa propicia verdadeiras aventuras em trilhas, escaladas e outros esportes. Além disso, as reservas ecológicas permitem passeios educativos diante das belezas naturais da Serra Gaúcha, como por exemplo, o Parque Estadual do Caracol, situado em Canela, e o Parque Nacional de Aparados da Serra, em Cambará do Sul, onde se encontram os mais famosos “canyons” do Brasil.

Cascata do Caracol:

Parque Nacional de Aparados da Serra:

Bento Gonçalves

Bento Gonçalves foi fundada sob uma grande influência da colonização italiana, sendo o cultivo de uva e a produção de vinho as características mais marcantes da cidade. Uma das mais belas cidades da serra gaúcha, situada entre lindos vales, cobertos de parreirais, habitada por um povo hospitaleiro, que sabe manter unidos tradição e progresso. Bento Gonçalves oferece cantinas de vinhos rudimentares, adegas de vinhos familiares e vinícolas de grande porte, além da arquitetura centenária, vegetação de plátanos, araucárias e belos parreirais.

“Porta de entrada” de Bento Gonçalves:

Devido a seus extensos vinhedos, é um dos maiores centros produtores de vinho do Brasil, especializada na fabricação de vinhos finos, de tal maneira que é considerada a “Capital Nacional do Vinho”. As vinícolas de Bento Gonçalves oferecem aos seus visitantes passeios entre suas instalações, nos quais um guia explica passo a passo a produção dos vinhos, e muitas oferecem degustação de seus produtos. O município tem cerca de 100 mil habitantes e possui toda a infra-estrutura necessária para que os visitantes possam desfrutar do trabalho, gastronomia, lazer, costumes e tradições com muita hospitalidade.

Distâncias

» Capitais mais próximas:

Porto Alegre = 110 km
Florianópolis = 596 km
Curitiba = 831 km
São Paulo = 1229 km
Rio de Janeiro = 1637 km

» Cidades gaúchas:

Garibaldi = 10 km
Caxias do Sul = 37 km
Canela = 118 km
Passo Fundo = 173 km
Santa Maria = 287 km

Atrações Turísticas de Bento Gonçalves

Vale dos Vinhedos – É um vale situado entre as cidades de Bento Gonçalves, Garibaldi e Monte Belo do Sul. Os vinhos ali produzidos são conhecidos mundialmente. As apuradas técnicas de produção garantem a qualidade e o sabor peculiar dos vinhos da região já garantiu alguns prêmios internacionais aos vinhos brasileiros. No verão, a principal atração é o passeio dentro dos vinhedos, onde se pode acompanhar o trabalho de colheita da uva e saborear as uvas ao pé das parreiras. Também é permitido acompanhar os processos de produção do vinho e do suco de uva.

Maria Fumaça – São 23km de emoção neste passeio turístico repleto de música e alegria, de vinhos e champanhas, tarantella, coral italiano e atração surpresa, nesta ferrovia inaugurada em 1919 e hoje alternativa de turismo para a região. Saídas: quartas e sábados, às 14 hs, da Estação Ferroviária de Bento Gonçalves, passando por Garibaldi, Carlos Barbosa e retornando pelo mesmo trajeto.
Ponte do Rio das Antas – Situada no Vale do Rio das Antas, entre Bento Gonçalves e Veranópolis, num local de belíssima paisagem. É a maior do mundo em arcos paralelos. No local, encontram-se lancherias, tendas de produtos coloniais e artesanato. Para quem gosta de aventuras, desça emocionantes 12 km do melhor do Rio das Antas (rafting), numa viagem com cerca de 2 horas de duração, em um barco de tecnologia mundial próprio para esse esporte.

Mapa Rodoviário do Rio Grande do Sul

Mapa Rio Grande do Sul – Documento PDF – 2.600 Kb
Mapa Rio Grande do Sul State – ZIP compactado – 2.200 Kb

Para abrir arquivos PDF, faça o download do programa Acrobat Reader.


Acesso a Bento Gonçalves

Partindo de Porto Alegre, o acesso a Bento Gonçalves pode ser feito via ônibus. Clique AQUI para obter informações sobre os horários disponíveis, tempo de viagem e custo da passagem, oferecidos pela rodoviária de Porto Alegre.

Acesse também o Mapa da Cidade de Bento Gonçalves:
Mapa de Bento Gonçalves – Arquivo JPG – 500 Kb

Modelo para envio de trabalho

Clique AQUI para fazer o download do modelo para submissão de trabalhos para o I ESeTe-Brasil.

Programação
Programação definitiva, atualizada em 26/09/2006
Quarta-feira, 11 de outubro de 2006

14:30 - 18:30 - Registro dos participantes
19:00 - 20:30 - Intervalo para Jantar
20:30 - 21:00 - Cerimônia de abertura
21:00 - 22:00 - Palestra de abertura: Prof. Dr. Nicola Petragnani - USP
            Título: "A química de selênio e telúrio no Brasil"
22:00 - 23:00 - Coquetel de abertura


Quinta-feira, 12 de outubro de 2006

09:00 - 10:00 - Palestra: Prof. Dr. Oswaldo Luiz Alves - UNICAMP
            Título:"Desenvolvimento de nanoestruturas (nanopartículas e nanotubos) envolvendo
calcogenetos de metais de transição: a experiência do LQES (Laboratório de Química do Estado
Sólido)"
10:00 - 10:25 - "Coffee Break"
10:25 - 11:05 - Mini-palestra: Prof. Dr. Paulo Tabajara Chaves da Costa - Vitagri
            Título: "Selênio como complemento nutricional"
11:05 – 11:20 - Intervalo 
11:20 – 12:00 - Mini-palestra:  Prof. Dr. Miguel Joaquim Dabdoub Paz - USP/Ribeirão Preto
            Título: "Teluretos vinílicos como fonte de obtenção de zincatos vinílicos de alta e baixa
ordem"
12:00 - 14:00 - Intervalo para almoço
14:00 – 15:00 - Palestra: Prof. Dr. João Antônio Pêgas Henriques - UFRGS
            Título: "Estudos dos efeitos genotóxicos do disseleneto de difenila e do disseleneto de 
3,3'-trifluormetil-difenila em diferentes sistemas biológicos"
15:00 – 15:40 - Mini-palestra: Prof. Dr. Antonio Luiz Braga - UFSM
            Título: "Reações enantiosseletivas envolvendo compostos quirais de selênio"
15:40 – 16:00 - "Coffee Break"
16:00 – 16:40 - Mini-palestra: Prof. Dr. Rafael Roesler - UFRGS
            Título: "Compostos orgânicos de selênio como agentes terapêuticos em doenças 
neurológicas e psiquiátricas"
16:40 – 17:20 - Apresentação oral dos trabalhos selecionados - Flash presentations
16:40 – 17:00 - Me. Diego da Silva Alves - UFSM
            Título: "Nova metodologia de síntese de 3-iodo-selenofenos via ciclização eletrofílica de 
Z-selenoeninos"
17:00 – 17:20 - Me. Davi Fernando Back - UFSM
            Título: "Síntese e análise estrutural de clusters trinucleares"
17:20 – 19:20 - Apresentação de pôsteres dos trabalhos com numeração ímpar
19:20 - 21:00 - Intervalo para Jantar
21:00 - 22:00 - Apresentação artística


Sexta-feira, 13 de outubro de 2006

09:00 - 10:00 - Palestra: Prof. Dr. João Batista Teixeira da Rocha - UFSM
            Título: "Bioquímica e toxicologia de organocalcogênios"
10:00 - 10:20 - "Coffee Break"
10:20 - 11:00 - Mini-Palestra: Prof. Dr. Sebastião de Souza Lemos - UnB
            Título: "Ressonância Magnética Nuclear de 77Se e 125Te."
11:00 – 11:10 - Intervalo
11:10 - 11:50 - Mini-Palestra: Prof. Dr. Júlio Zukerman-Schpector - UFSCar
            Título: "Da interação secundária à interação in silico com biomoléculas: uma jornada 
telúrica"
11:50 - 14:00 - Intervalo para almoço
14:00 - 17:00 - Apresentação oral dos trabalhos selecionados - Flash presentations
14:00 – 14:20 - Prof. Dr. Alcindo dos Santos - UFSCar
            Título: "Aplicação de teluretos orgânicos na síntese de substâncias bioativas"
14:20 – 14:40 - Me. Eluza Curte Stangherlin - UFSM
            Título: "Efeitos comportamentais induzidos por telúrio"
14:40 – 15:00 - Profª. Drª. Nilda Berenice de Vargas Barbosa - UPF
            Título: "Efeito do composto disseleneto de difenila em modelos experimentais de diabetes
e câncer"
15:00 – 15:20 - Me. Rodrigo Cella - USP
            Título: "Reação de acoplamento catalisada por paládio entre teluretos vinílicos e vinil-
trifluoroboratos assistida por ultrassom: síntese de 1,3-dienos"
15:20 – 15:40 - Me. Gleison Antônio Casagrande - UFSM
            Título: "Síntese e caracterização estrutural de novos haletos de organilcalcogênios com 
valência mista"
15:40 – 16:00 - Me. Ige Joseph Kade - UFSM
            Título: "Effect of two diselenides on the activities of hepatic delta-aminolevulinic acid 
dehydratase and isoforms of lactate dehydrogenase"
16:00 – 16:20 - "Coffee Break"
16:20 - 16:40 - Bel. Robson Luiz Puntel - UFSM
            Título: "Efeito de compostos orgânicos de selênio e telúrio sobre a geração de radicais 
livres e potencial de membrana em mitocôndrias isoladas"
16:40 – 17:00 - Quím. Ind. Márcio Weber Paixão - UFSM
            Título: "Síntese de selenoaminoácidos e derivados via abertura de beta-lactona"
17:00 – 19:00 - Apresentação de pôsteres dos trabalhos com numeração par
19:00 - 21:00 - Intervalo para Jantar
21:00 - 22:00 - Palestra de encerramento: Prof. Dr. João Valdir Comasseto - USP
            Título: "Química de selênio e telúrio. Quo vadis?"

Sábado, 14 de outubro de 2006

Dia reservado para visita a atrações turísticas. Propostas de passeio: Vale dos Vinhedos, Caminhos
de Pedra, Maria Fumaça ou Itaimbezinho
Inscrição
Taxas de Inscrição

» Estudantes de Graduação (I.C.) : R$ 50,00
» Estudantes de Pós-Graduação (P.G.) : R$ 100,00
» Professores/Pesquisadores (P.Q.)/Outros : R$ 200,00

Dados para efetuar o pagamento

Os valores das taxas de inscrição devem ser depositados na seguinte conta:

Nº da conta: 14140-2
Agência: 1484-2
Banco: Banco do Brasil

OBSERVAÇÃO:

Sua inscrição somente será confirmada após o envio do comprovante bancário, de acordo com as instruções recebidas por e-mail após efetuar o cadastro.

ATENÇÃO!

Devido a restrições de espaço físico, somente será aceita a submissão de apenas dois trabalhos por participante.

Hotel Dall’Onder

Clique AQUI para acessar o site do Hotel Dall’Onder.
Os participantes do evento poderão se hospedar no Hotel Dall’Onder. As reservas deverão ser feitas diretamente com o hotel, através do telefone (54)3455-3555, tratar com Lidiane, Helena ou Raquel. O tarifário promocional sugerido para os participantes do evento (atualizado dia 24 de Abril de 2006) é o seguinte:

Tarifário com café da manhã (diária, por pessoa)


Apartamentos:

a) Executivo (tv a cabo, telefone, som, minibar, calefação, ventilador de teto)
» Single – R$ 102,00
» Duplo – R$ 67,00
» Triplo – R$ 60,00
b) Luxo (tv a cabo, telefone, som, minibar, calefação, ventilador de teto)
» Single – R$ 123,00
» Duplo – R$ 78,00
» Triplo – R$ 70,00

c) Luxo superior (tv a cabo, telefone, som, minibar, ar condicionado, banheira)
» Single – R$ 144,00
» Duplo – R$ 88,00
» Triplo – R$ 80,00


Tarifário com pensão completa (durante todo o evento, por pessoa)


Apartamentos:

a) Executivo (tv a cabo, telefone, som, minibar, calefação, ventilador de teto)
» Single – R$ 425,00
» Duplo – R$ 320,00
» Triplo – R$ 300,00
b) Luxo (tv a cabo, telefone, som, minibar, calefação, ventilador de teto)
» Single – R$ 490,00
» Duplo – R$ 355,00
» Triplo – R$ 330,00

c) Luxo superior(tv a cabo, telefone, som, minibar, ar condicionado, banheira)
» Single – R$ 555,00
» Duplo – R$ 385,00
» Triplo – R$ 360,00


Contato

Telefone: (55) 3220-8868

eslang@quimica.ufsm.br

Localização

Hotel Dall'Onder

- - 0 - -

Bento Gonçalves - Rio Grande do Sul