Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita
Início do conteúdo
Publicado: 19 julho 2014 - 16:15 | Última modificação: 19 junho 2019 - 17:18
Ouvir
1º CONCURSO DE IDEIAS LUSO-BRASILEIRO

TÉCNICO-CIENTÍFICOS

Instituto Politécnico do Porto - Porto - Portugal

19/07/2014 00:00 - 20/07/2014 00:00

Notícias do Evento i-concurso-de-ideias-luso-brasileiro

Descrição

Participação

O concurso destina-se:

  • À estudantes de instituições públicas e privadas, regularmente matriculados em cursos técnicos, cursos de graduação e de pós-graduação.
  • Diplomados a partir de 01/01/2012 por instituições de ensino superior público e privado, em cursos de graduação e pós-graduação.
  • Empresários.

Parágrafo 1: As equipes deverão ser formadas obrigatoriamente por no mínimo 1 (um) estudante (conforme item 1 do artigo 3o).

Parágrafo 2: Os participantes devem formar equipes com no máximo 6 integrantes.

Parágrafo 3: Cada equipe deverá nomear um líder que desempenhará a função de integrador dos membros da equipe e ser o responsável pela apresentação da ideia à comissão avaliadora na FASE 4 do Concurso. O líder da equipe deverá ser obrigatoriamente um estudante.

Parágrafo 4: Cada estudante poderá participar em somente uma equipe.

Requisitos das Ideias

  1. As ideias submetidos ao Concurso deverão corresponder a intenções reais de implementação.
  2. As ideias submetidos ao concurso não podem ter sido premiados ou estarem sob avaliação em concursos de ideias ou afins.
  3. As ideias poderão contemplar a reconversão ou especialização em áreas tecnológicas de empresas já existentes.
  4. Cada equipe só poderá apresentar ao concurso uma única ideia.
  5. O participante garante, desde já, que é autor da ideia apresentada e que a mesmo não infringe quaisquer direitos autorais de terceiros, bem como que possui todas as autorizações para divulgação da ideia inscrita, sob pena de responder civil e criminalmente pelos prejuízos e/ou danos materiais e/ou morais que eventualmente venham a ser causados para a organização do Concurso e/ou terceiro lesado.
Fases

Inscrição – Fase 1

  1. Todo o processo de inscrição neste Concurso será realizado de forma online e somente serão aceitas e válidas as inscrições que se realizarem de tal forma.
  2. A inscrição no Concurso implicará no conhecimento e na tácita aceitação das condições deste regulamento.
  3. Para inscrição no presente Concurso, o líder da equipe deverá acessar o endereço eletrônico www.ufsm.br/concursoideias, preencher corretamente a Ficha de Inscrição nele disponibilizada e postar o arquivo com a ideia e o comprovante oficial de vínculo com uma instituição de ensino.
  4. Todos os arquivos deverão estar em formato PDF e em língua portuguesa. Cada arquivo, em PDF, deve ter no máximo 10MB. Todos os gráficos, diagramas, figuras e tabelas deverão estar legíveis e ter fontes devidamente citadas.
  5. O arquivo da ideia deverá estar conforme ANEXO 1 deste regimento, com (até) 5 (cinco) páginas, contendo o resumo sumário executivo.
  6. Toda documentação solicitada é de responsabilidade exclusiva do líder da equipe.
  7. No ato da inscrição será gerado um número de identificação, que será o número da inscrição da equipe. Após salvar e enviar, a inscrição não poderá ser alterada.
  8. O acompanhamento do processo nesta fase poderá ser realizado no endereço eletrônico do Concurso, mediante login com CPF e senha cadastrada no momento da inscrição.

Pré-Seleção – Fase 2

  1. Após o término do período de inscrições, a Organização do Concurso, realizará a conferência dos documentos exigidos, excluindo as inscrições que não atenderem às exigências do presente regulamento.
  2. Ao final desta etapa, as 20 melhores ideias inscritas e homologadas, serão divulgadas no endereço eletrônico do Concurso, conforme cronograma.
  3. Os critérios de avalição da pré-seleção da ideia submetida, serão os constantes no ANEXO 1 deste Regulamento.

Parágrafo único: As ideias pré-selecionadas, deverão assinar um termo de compromisso de participação nas oficinas de empreendedorismo (FASE 3). A falta do termo assinado e a não participação nas oficinas, exclui a equipe do certame.

Oficinas de Empreendedorismo – Fase 3

  1. Para atender aos objetivos deste Concurso, será oferecido um conjunto de ações de formação empreendedora e respectivo acompanhamento.
  2. Com a finalidade do aperfeiçoar as ideias, serão oferecidas até duas vagas por equipe pré-selecionada.
  3. O líder de cada equipe deverá obrigatoriamente participar das oficinas sendo prerrogativa dele a indicação do segundo membro da sua equipe.
  4. O detalhamento das oficinas será definido pela organização do Concurso e divulgado no endereço eletrônico, obedecendo o cronograma estabelecido neste regulamento.

Submissão das Propostas Pré-Selecionadas – Fase 3

  1. Os participantes do concurso, associados em equipes constituídas de acordo com o estipulado deste Regulamento, pré-selecionados e com frequência mínima de 70% nas oficinas, remeterão o plano de negócio, em formulário específico no formato “PDF” para o endereço eletrônico do Concurso.
  2. O plano de negócio será analisado conforme parâmetros definidos no ANEXO 2, deste regulamento.

Apresentação e Seleção Final das Propostas Pré-Selecionadas – Fase 4

  1. As propostas devem estar em conformidade com os requisitos/critérios de avaliação do ANEXO 2, deste regulamento.
  2. A Comissão de Avaliação fará o julgamento atribuindo pontuação aos critérios de avaliação constantes no ANEXO 2 deste regulamento.

Resultado Final e Premiação – Fase 5

  1. Um Júri, com a composição de acordo com o estipulado pela Organização do Concurso, procederá à seleção das ideias, utilizando, para isso os critérios divulgados no endereço eletrônico.
  2. Para as ideias posicionadas nos dois primeiros lugares, o Concurso oferece passagem e hospedagem para a Cidade do Porto (Portugal), para um estudante de cada equipe premiada, para apresentar a ideia no 11o POLIENPREENDE.
Comissão de avaliação

Encerradas as inscrições será designada a Comissão de Avaliação e sua composição divulgada no endereço eletrônico do Concurso conforme cronograma.

  1. A Comissão de Avaliação será constituída por um júri de cinco membros e dois suplentes sendo presidido pelo Coordenador do Concurso de Ideias ou por a quem ele delegar.
  2. Caberá à Comissão de Avaliação, avaliar as ideias e atribuir as classificações respectivas, podendo não apresentar a classificação se entenderem que as ideias não correspondem aos requisitos mínimos exigidos.
  3. Na Comissão de Avaliação, pelo menos um membro titular e um suplente deverão ser de Instituição de Ensino Superior.
  4. Em caso de substituição, após a instalação da Comissão Examinadora, os atos do examinador substituído serão válidos, devendo o substituto dar continuidade, com os demais membros, ao processo do Concurso.
  5. Não poderá participar da Comissão Avaliadora:
    1. Cônjuge de candidatos ou companheiro, mesmo que divorciado ou separado judicialmente.
    2. Ascendente ou descendente de candidatos, até segundo grau, ou colateral até o quarto grau, seja o parentesco por consanguinidade, afinidade ou adoção.
    3. Sócio de candidatos em atividade profissional.
    4. Orientador ou co-orientador acadêmico de candidatos, em nível igual ou superior ao de graduação.
    5. Autoridade ou servidor que tenha amizade íntima ou inimizade notória com algum dos interessados ou com os respectivos cônjuges, companheiros, parentes e afins até o terceiro grau.
Premiação
  1. Os resultados da avaliação, pela Comissão de Avaliação, serão divulgados no dia 23 de agosto de 2014 no endereço eletrônico do Concurso.
  2. Será emitido, para todos os participantes e promotores da organização do concurso, um certificado de participação.
  3. As duas primeiras ideias classificadas serão convidadas para participar do 11o POLIENPREENDE na Cidade do Porto (Portugal).

Para obter mais informações sobre os critérios de avaliação, consulte o regulamento do concurso.

Organização e Apoio

Universidade Federal de Santa Maria é a entidade coordenadora oficial do evento.

O Concurso de Ideias tem o apoio e a promoção das seguintes entidades:

  • Agencia de Desenvolvimento de Santa Maria – ADESM
  • APL Metal Mecânico
  • APL TIC
  • Associação de Jovens Empresários de Santa Maria – AJESM
  • Centro de Processamento de Dados da UFSM – CPD
  • Centro de Tecnologia – CT
  • Colégio Politécnico da Universidade Federal de Santa Maria – POLITÉCNICO
  • Colégio Técnico Industrial de Santa Maria – CTISM
  • Cooperativa Escola Dos Estudantes do Colégio Politécnico da UFSM – CESPOL
  • Curso de Administração da UFSM – Centro de Ciências Sociais e Humanas
  • Curso de Sistemas para Internet da UFSM – POLITÉCNICO
  • Empresa Junior da Computação da UFSM – CompAct Jr
  • Empresa Junior da Engenharia Civil da UFSM – BASE Jr
  • Empresa Junior dos cursos do CT da UFSM – ITEP Jr
  • Incubadora Tecnológica de Santa Maria – ITSM
  • Núcleo de Empresas Juniores de Santa Maria – NEJSM
  • Núcleo de Inovação Tecnológica da UFSM – NIT
  • Prefeitura Municipal de Santa Maria – PMSM
  • Santa Maria TECNOPARQUE
  • Serviço Brasileiro de Apoio às Micros e Pequenas Empresas – SEBRAE

Regulamento Completo

Novidades

No dia 22 de agosto de 2014, a Comissão e a Banca de Avaliação do 1º CONCURSO DE IDEIAS LUSO-BRASILEIRO – EDIÇÃO 2014, se reuniu nas dependências do Politécnico/UFSM para a avaliação das ideias submetidas ao Concurso, tendo como base os critérios do Anexo 2 do Edital.

A Comissão e a Banca entenderam e definiram, que por ser um Concurso em Nível Internacional e o nome da UFSM estar relacionado ao evento, a média mínima para aprovação seria 7,0 (sete).

Após as avaliações e as planilhas devidamente computadas, nenhuma ideia obteve a média igual ou superior a 7,0 conforme mostra a tabela abaixo.

Naquele momento e diante do resultado, a Comissão decidiu que somente uma ideia seria premiada conforme divulgado por email no dia 24/08/2014.

Entretanto, diante da manifestação dos participantes e para demostrar a lisura do processo, informamos que o segundo lugar participa do 11º POLIENPREENDE no Instituto Politécnico do Porto (IPP) de Porto – Portugal, nos dias 16, 17, 18 e 19 de setembro de 2014

Convidamos os líderes das duas ideias Sangue Social e Laboratório Social para uma reunião dia 26/08/2014 na Incubadora Tecnologia (ITSM) as 11:00 da manhã.

Inscrição
  1. Todo o processo de inscrição neste Concurso será realizado de forma online e somente serão aceitas e válidas as inscrições que se realizarem de tal forma.
  2. A inscrição no Concurso implicará no conhecimento e na tácita aceitação das condições deste regulamento.
  3. Para inscrição no presente Concurso, o líder da equipe deverá acessar o endereço eletrônico www.ufsm.br/concursoideias, preencher corretamente a Ficha de Inscrição nele disponibilizada e postar o arquivo com a ideia e o comprovante oficial de vínculo com uma instituição de ensino.
  4. Todos os arquivos deverão estar em formato PDF e em língua portuguesa. Cada arquivo, em PDF, deve ter no máximo 10MB. Todos os gráficos, diagramas, figuras e tabelas deverão estar legíveis e ter fontes devidamente citadas.
  5. O arquivo da ideia deverá estar conforme ANEXO 1 deste regimento, com (até) 5 (cinco) páginas, contendo o resumo sumário executivo.
  6. Toda documentação solicitada é de responsabilidade exclusiva do líder da equipe.
  7. No ato da inscrição será gerado um número de identificação, que será o número da inscrição da equipe. Após salvar e enviar, a inscrição não poderá ser alterada.
  8. O acompanhamento do processo nesta fase poderá ser realizado no endereço eletrônico do Concurso, mediante login com CPF e senha cadastrada no momento da inscrição.
Contato

(55) 3220-8000

Localização

Instituto Politécnico do Porto

Rua Dr. Roberto Frias - 712 - Porto

Porto - Portugal - 4200-465 - Rio Grande do Sul