Publicado: 7 agosto 2018 - 08:34 | Última modificação: 7 agosto 2018 - 08:34
Ouvir

II JORNADA GAÚCHA DE PESQUISADORES DA RECEPÇÃO

TÉCNICO-CIENTÍFICOS

Salas de aula do prédio 74C Campus Universidade Federal de Santa Maria - Santa Maria
17/07/2014 00:00 - 18/07/2014 00:00

Descrição

II Jornada Gaúcha de pesquisadores da Recepção é um evento científico organizado, nesta edição, pelo Programa de Pós-graduação em Comunicação da UFSM, de modo a dar continuidade à iniciativa pioneira realizada no ano de 2012, na UFRGS, através de uma parceria entre grupos de pesquisa das quatro universidades gaúchas com programas de pós-graduação em Comunicação: UFRGSUFSMUnisinos e PUCRS.

O evento tem como objetivo proporcionar o diálogo entre pesquisadores da área por meio do intercâmbio das pesquisas em recepção desenvolvidas nos Programas de Pós- Graduação em Comunicação sediados em Universidades do estado do Rio Grande do Sul.

A II Jornada visa também dar continuidade a uma rede de pesquisa que possui uma longa trajetória no Rio Grande do Sul. A proposta possibilita visibilidade e intercâmbio entre pesquisas construídas a partir de aproximações à perspectiva teórico-metodológica dos estudos de recepção, em diversas abordagens, tais como: mídia e mediações socioculturais; usos e apropriações da mídia; consumo cultural e midiático; interrelações entre popular, massivo e midiático; interpretação e produção de sentidos a partir das mídias; recepção midiática, consumo e cidadania; transformações na esfera da recepção associada a fenômenos de digitalização e convergência midiática; recepção transmidiática; entre outras.

São acolhidos trabalhos de reflexão teórica, assim como textos com análise de resultados parciais ou finais de investigações empíricas.

Data: 17 e 18 de julho de 2014

Local: Campus da Universidade Federal de Santa Maria(UFSM)
Salas de aula do prédio 74C e Auditório do prédio 67;

Organização/ promoção:
Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFSM (POSCOM) e
Departamento de Ciências da Comunicação UFSM.

Público-alvo: professores, pesquisadores e alunos de pós-graduação da área de comunicação

Comissão Organizadora:

Profª. Dra. Liliane Dutra Brignol (UFSM)
Profª. Dra. Veneza MayoraRonsini (UFSM)
Profaª. Dra. Viviane Borelli (UFSM)

Apoio financeiro:

Fapergs | FIEX / CCSH / UFSM

17 de julho de 2014

Local: Auditório do prédio 74C

8h30 – Credenciamento

9h – Abertura

9h15 – Conferência de abertura: “A recepção transmidiática e os desafios da pesquisa em rede”

Objetivo: A conferência de abertura tem como objetivo discutir e refletir sobre a pesquisa em recepção no que tange aos desafios teóricos e metodológicos a partir da experiência do OBITEL – Observatório Ibero-americano de Ficção Televisiva.

Conferencista: Maria Immacolata Vassalo de Lopes/USP

Mediação: Veneza Mayora Ronsini (UFSM)

10h30 – Debate

11h – Lançamento do livro “Meios e audiências 2” (Editora Sulina, 2014), de Nilda Jacks(coordenação e organização)

14h às 18h – Grupos de trabalho (GTs)

Local: Salas de aula do prédio 74C

Objetivo: O espaço dos GTs tem como objetivo refletir sobre diferentes perspectivas de pesquisa relacionadas aos estudos de recepção a partir da discussão de resultados de estudos empíricos de pesquisas na área desenvolvidos nos Programas de Pós-Graduação em Comunicação. A realização dos GTs também objetiva mapear as pesquisas de recepção no âmbito de cada PPG localizado no contexto gaúcho, identificando linhas de pesquisa onde se inserem e temáticas pesquisadas por docentes e discentes.

Após a inscrição de trabalhos, serão agrupados por temáticas afins.

18 de julho de 2014

Local: Auditório do prédio 74C

8h30 – Mesa 1: “Abordagens teórico-metodológicas para os estudos da recepção

Painelistas:

Jiani Bonin/ Unisinos: “Desafios metodológicos para os estudos da recepção a partir da perspectiva transmetodológica

Antonio Fausto Neto/Unisinos: “Desafios teóricos em estudos de recepção: a problemática da circulação no contexto da midiatização

Mediação: Viviane Borelli

10h15 –Coffe Break

10h30 – Mesa 2: “Estudos de recepção, jovens e consumo

Painelistas:

Nilda Jacks/ UFRGS: “Jovem e consumo midiático em tempos de convergência
Rose de Melo Rocha/ ESPM – SP: “Narrativas juvenis: jovens como sujeitos de discurso e de ação

Mediação: Liliane Dutra Brignol

Local: Salas de aula do prédio 74C

14h às 18h – Grupos de trabalho (GTs)

Após a inscrição de trabalhos, serão agrupados por temáticas afins.

18h – Encerramento

20h – Happy Hour de encerramento no Boteco do Rosário (Rua do Rosário, 400). Entrada: R$ 15,00

Inscrição

Para realizar a inscrição na II Jornada Gaúcha de Pesquisadores de Recepção é necessário que o interessado preencha o formulário abaixo.

Valor das inscrições

professores/pesquisadores: R$20,00
alunos de graduação ou pós-graduação: R$10,00
profissionais/outros: R$20,00