Publicado: 27 julho 2018 - 15:17 | Última modificação: 27 julho 2018 - 15:17

APUSM - Associação dos Professores Universitários de Santa Maria - Santa Maria
05/05/2015 00:00 - 07/05/2015 00:00

Descrição

Os encontros da ABEU tem caracterizado-se como um profícuo e salutar espaço onde editores, pesquisadores, docentes e servidores das editoras universitárias do país discutem questões relacionadas às práticas de gestão, inovação e apropriação do conhecimento, novos desafios do mercado editorial, dentre outras questões.
Além disso, através dos grupos temáticos os pesquisadores e estudantes têm a oportunidade de enviar os seus trabalhos e pesquisas com o foco nas editoras universitárias, sendo que temas como disseminação do conhecimento, experiências de gestão, processos editoriais, políticas editoriais e ciência e inovação tecnológica são contemplados.
Nestas vinte e sete edições da reunião da ABEU, a transdisciplinaridade, a troca de experiências e reflexões sobre os desafios relacionados à produção, comercialização, gestão, distribuição e marketing são temas fundamentais para em conjunto, as editoras universitárias brasileiras buscarem superar suas dificuldades e ocupar, um maior espaço no mercado editorial brasileiro.

Edição 2015

A XXVIII Reunião Anual da Associação Brasileira de Editoras Universitárias (ABEU) tem como objetivo discutir os desafios do mercado editorial brasileiro, analisando as estratégias e as ações de marketing das principais editoras do país, verificando os instrumentos e ações de logística, bem como apresentar cases de sucesso de gestão de editoras e, ainda, verificar os desafios das editoras universitárias frente às novas tecnologias de informação.

O evento será realizado nas dependências da Associação dos Professores Universitários de Santa Maria – APUSM, localizada na Av. Nossa Senhora das Dores, 791, no bairro Dores.

05-05-2015 (terça-feira)

09h – 14h – Workshop preparatório para Feira do Livro de Frankfurt (para mais informações, clique aqui)

17h – Credenciamento

19h – Cerimônia de Abertura

Prof. Dr. Paulo Afonso Burmann – Reitor da UFSM

Daniel Arruda Coronel – Coordenador Geral do Evento

João Carlos Canossa – Presidente da ABEU

20h – Conferência de Abertura com Roberto Romano da Silva – “Do Renascimento aos nossos dias, as letras e suas formas”

21h – Coquetel

06-05-2015 (quarta-feira)

9h – Mesa: Planejar uma Editora na Universidade

Geraldo Francisco Huff (SECAD)

Wrana Maria Panizzi (UFRGS)

Mediador – Rudi Weiblen (UFSM)

10h30min -10h45min – Intervalo para café

10h45min – 12h30min – Grupos Temáticos

12h30min – 14h – Intervalo para Almoço

Para sugestões de restaurantes próximos ao evento, clique aqui.

14h -15h – ABEU Regional

15h – 18h – Assembleia ABEU: prestação de contas, definição da sede da próxima reunião anual, inscrições de chapas para a nova diretoria da ABEU, eleição e posse da nova diretoria.

18h – 20h – Mostra de Exposições na Feira do Livro de Santa Maria

21h – Jantar de Confraternização

07-05-2015 (quinta-feira)

9h – Mesa: Marketing, marketing editorial e livro universitário

Bruno Weiblen (Grupo A)

Fernando Cesar Quaglia (Capítulo Sete)

Marieta de Moraes Ferreira (FGV)

Fernando Luce (UFRGS)

Mediador: Daniel Arruda Coronel (UFSM)

10h30min – 10h45min – Intervalo para café

10h45min – 12h30min –Mesa de Encerramento: Ações políticas para o livro e o leitor

Diego Drumond e Lima – Vice-presidente de Comunicação da Associação Brasileira de Difusão do Livro (ABDL)

Afonso Martin – Diretor-presidente da Associação Nacional das Livrarias (ANL)

Luís Antonio Torelli – Presidente da Câmara Brasileira do Livro (CBL)

Raquel Menezes – Presidente da Liga Brasileira de Editoras (LIBRE)

Mediador – Marcelo Luciano Martins Di Renzo (ABEU)

12h30min – Encerramento e avaliação do evento

13h – Almoço

Para sugestões de restaurantes próximos ao evento, clique aqui.

Visita à Gráfica Palotti e UFSM durante a tarde, em horário a ser definido.

Obs: Esta programação poderá sofrer alterações devido à disponibilidade dos palestrantes.

Inscrição

As inscrições para a XXVIII Reunião Anual da ABEU podem ser feitas de 10 de março a 17 de abril de 2015.

O processo é simples: Clique aqui, preencha e encaminhe a ficha para  abeu@abeu.org.br com cópia para  xxviiiabeusm@gmail.com

O pagamento pode ser feito por boleto ou depósito bancário.

UFSM: Estudantes e servidores da UFSM têm a opção de participar somente da palestra de abertura ou de mesa específica. Exclusivo para esses casos, mediante apresentação de comprovante de vínculo, clique aqui, preencha e encaminhe esta ficha para abeu@abeu.org.br com cópia para xxviiiabeusm@gmail.com. Nesse caso o pagamento poderá ser feito apenas por boleto bancário.

Obs: A apresentação nos Grupos Temáticos não tem custo. Mais informações estão disponíveis aqui no site, na aba Grupos Temáticos.

Valor da inscrição para associados ABEU

Reunião Geral: R$ 270,00

Oficina do ABEU Técnico: R$ 150,00

Workshop para Frankfurt: R$ 100,00