Publicado: 24 julho 2018 - 15:17 | Última modificação: 24 julho 2018 - 15:17
Ouvir

XXII SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE INVESTIGAÇÃO SOBRE FORMAÇÃO DE PROFESSORES - MERCOSUL/CONE SUL

TÉCNICO-CIENTÍFICOS

Auditório da Economia - Porto Alegre
03/11/2014 00:00 - 07/11/2014 00:00

Descrição

O XXII Seminário de Formação de Professores para o MERCOSUL/ CONE SUL, está concebido dentro da problemática geral do projeto intitulado “A formação de professores para o MERCOSUL/CONE SUL (Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Paraguai, Uruguai e Venezuela): princípios, objetivos e modalidades. Perspectivas de uma formação básica, comum, geral”, fundado em agosto de 1993, com sede na Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, no qual participam professores pesquisadores dos sete países mencionados.

Os vinte e dois anos de existência refletidos em vida intelectual e em bases de amizade, de fraternidade, de respeito, de cooperação, de sentimentos coletivos, além do interesse individual, de Grupo, de Nação, antecipam a possibilidade de intercambiar idéias no XXII Seminário Internacional de Investigação sobre a Formação de Professores para o MERCOSUL/CONE SUL, com a temática central: Formação do Professor como Pesquisador da/para América Latina: Augusto Nibaldo Silva Triviños, a ser realizado na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, de 03 a 07 de novembro de 2014.

A realização do Seminário, organizado pelo Grupo brasileiro, permitirá projetar os possíveis próximos passos do Grupo, debater as pesquisas efetuadas, integrar os projetos sobre a Formação do Professor como Pesquisador, apresentar proposições, especialmente, para os sistemas educacionais do MERCOSUL/CONE SUL, além de divulgar e organizar, pelo menos, uma publicação em forma de livro.

Os Seminários anteriores foram realizados anualmente e de modo alternado entre os países integrantes do grupo: Brasil (1993, 1994, 2002, 2006, 2009 e 2010), Chile (1995, 1998, 2003, 2005 e 2012), Argentina (1996, 2000, 2004, 2008 e 2013), Uruguai (1997, 2001 e 2011), Paraguai (1999) e Venezuela (2007).

Tal Evento, para sua realização, depende do apoio das universidades nas quais os pesquisadores estão vinculados, das instituições participantes e dos organismos de fomento à pesquisa para consolidar a formação de professores e pesquisadores já realizada pelas instituições envolvidas, com possibilidade de divulgação para a sociedade brasileira, latino-americana e em particular do MERCOSUL/CONE SUL.

Coordenação Geral do XXII Seminário Internacional de Investigação sobre a Formação de Professores para o MERCOSUL/ CONE SUL

Comissão Organizadora

Prof. Dra. Carla Cristina Dutra Búrigo – UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA – UFSC

Prof. Dra. Carmen Machado – UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL – UFRGS