Ir para o conteúdo UFSM Ir para o menu UFSM Ir para a busca no portal Ir para o rodapé UFSM
  • Acessibilidade
  • Sítios da UFSM
  • Área restrita
Início do conteúdo
Publicado: 27 julho 2018 - 15:17 | Última modificação: 30 setembro 2019 - 14:18
Ouvir
XXVIII REUNIÃO ANUAL DA ABEU

TÉCNICO-CIENTÍFICOS

APUSM - Associação dos Professores Universitários de Santa Maria - Santa Maria

05/05/2015 00:00 - 07/05/2015 00:00

Notícias do Evento xxviiireuniaoabeu

Descrição

Os encontros da ABEU tem caracterizado-se como um profícuo e salutar espaço onde editores, pesquisadores, docentes e servidores das editoras universitárias do país discutem questões relacionadas às práticas de gestão, inovação e apropriação do conhecimento, novos desafios do mercado editorial, dentre outras questões.
Além disso, através dos grupos temáticos os pesquisadores e estudantes têm a oportunidade de enviar os seus trabalhos e pesquisas com o foco nas editoras universitárias, sendo que temas como disseminação do conhecimento, experiências de gestão, processos editoriais, políticas editoriais e ciência e inovação tecnológica são contemplados.
Nestas vinte e sete edições da reunião da ABEU, a transdisciplinaridade, a troca de experiências e reflexões sobre os desafios relacionados à produção, comercialização, gestão, distribuição e marketing são temas fundamentais para em conjunto, as editoras universitárias brasileiras buscarem superar suas dificuldades e ocupar, um maior espaço no mercado editorial brasileiro.

Edição 2015

A XXVIII Reunião Anual da Associação Brasileira de Editoras Universitárias (ABEU) tem como objetivo discutir os desafios do mercado editorial brasileiro, analisando as estratégias e as ações de marketing das principais editoras do país, verificando os instrumentos e ações de logística, bem como apresentar cases de sucesso de gestão de editoras e, ainda, verificar os desafios das editoras universitárias frente às novas tecnologias de informação.

O evento será realizado nas dependências da Associação dos Professores Universitários de Santa Maria – APUSM, localizada na Av. Nossa Senhora das Dores, 791, no bairro Dores.

Palestrantes

Realização:

  • ABEU

A ABEU congrega hoje mais de cem editoras universitárias distribuídas no país, com o objetivo de promover a cultura e socializar o conhecimento através da produção e difusão do livro universitário.

Durante seus mais de 25 anos de existência, a ABEU tem ocupado espaços no cenário nacional, dando mais visibilidade aos editores associados e à produção científica, acadêmica e cultural das universidades. A participação nas Bienais do Livro de São Paulo e do Rio de Janeiro, onde a ABEU tem sido destaque tanto pela qualidade do seu material como pelo tamanho e impacto de sua presença, e a participação nos principais eventos científicos, tal como a SBPC, são exemplos da atuação da Associação para cumprir sua grande missão, que é a de difundir o conhecimento produzido nas Instituições de Ensino Superior.

A missão da ABEU é atuar no desenvolvimento da cultura editorial universitária, de modo corporativo e ético, fornecendo soluções, produtos e serviços adequados às necessidades dos associados, das instituições parceiras e leitores, e contribuindo para as políticas do livro e da leitura no país.

  • UFSM

Histórico

A Universidade Federal de Santa Maria foi a primeira universidade federal criada no interior, fora de uma capital brasileira. Esse fato representou um marco importante no processo de interiorização do ensino universitário público no Brasil e contribuiu para o Rio Grande do Sul tornar-se o primeiro Estado da Federação a contar com duas universidades federais.

Idealizada e fundada pelo Prof. Dr. José Mariano da Rocha Filho, foi criada pela Lei n. 3.834-C, de 14 de dezembro de 1960, com a denominação de Universidade de Santa Maria (USM). O ato oficial de criação deu-se juntamente com a criação da Universidade Federal de Goiás, no dia 18 de março de 1961, em cerimônia realizada em praça pública, na cidade de Goiânia, ocasião em que o então Presidente Juscelino Kubitschek de Oliveira discorreu sobre a necessidade de interiorizar o ensino superior oficial.

A Universidade Federal de Santa Maria é uma Instituição Federal de Ensino Superior, constituída como Autarquia Especial vinculada ao Ministério da Educação. Está localizada na Cidade de Santa Maria, situada no Centro Geográfico do Rio Grande do Sul (latitude de 29º 33’ 06” S e longitude de 53º 46’ 02” O), distante 290 km da capital do estado, Porto Alegre. Tem sua sede localizada no Bairro Camobi, na Cidade Universitária “Prof. José Mariano da Rocha Filho”, onde acontece a maior parte de suas atividades acadêmicas e administrativas. Possui, ainda, quatro campi fora de sede, localizados em Frederico Westphalen, Palmeira das Missões, Silveira Martins e em Cachoeira do Sul.

A regulamentação das suas atividades está ancorada na Lei n. 9.394, Lei das Diretrizes e Bases da Educação Nacional, de 20 de dezembro de 1996; pelo Estatuto, aprovado pela Portaria/MEC n. 156, de 12 de março de 2014 e pelo Regimento Geral, aprovado na 722ª Sessão do Conselho Universitário, pelo Parecer n. 031/2011, de 15 de abril de 2011.

A Universidade foi federalizada pela Lei n. 4.759, de 20 de agosto de 1965, e passou a denominar-se Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Destaca-se que pelo Decreto n. 62.178/68, de 25 de janeiro de 1968, os Colégios Agrícolas de Santa Maria, de Alegrete, de General Vargas e Frederico Westphalen foram transferidos para a UFSM.

O Parecer n. 465/71/CFE, aprovou o Estatuto UFSM/1970, que reestruturou a UFSM, com a criação dos seguintes órgãos na sua estrutura superior, o Conselho de Ensino e Pesquisa, o Conselho de Curadores e a Reitoria; na sua estrutura intermediária, as Faculdades e Institutos foram substituídos por oito Unidades de Ensino, sendo uma de Estudos Básicos e sete de Formação Profissional; na sua estrutura inferior, os Departamentos Didáticos. Foram agregadas as faculdades já existentes à Faculdade de Direito de Santo Ângelo, e integrou a UFSM o Colégio Industrial “Álvaro Leitão”, de Iraí.

No Estatuto UFSM/1978, foi realizada uma nova reestruturação nos Centros de Ensino, criando, transformando ou alterando a denominação das oito Unidades de Ensino para Centros e criando as Pró-Reitorias e subunidades.

No Estatuto UFSM/2010, estabeleceu em sua constituição dez Unidades Universitárias: Centro de Artes e Letras, Centro de Ciências Naturais e Exatas, Centro de Ciências Rurais, Centro de Ciências da Saúde, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Centro de Educação, Centro de Educação Física e Desportos, Centro de Educação Superior Norte-RS, Centro de Tecnologia e Unidade Descentralizada de Educação Superior de Silveira Martins-RS.

A atual estrutura estabelece a constituição de onze Unidades Universitárias: Centro de Artes e Letras, Centro de Ciências Naturais e Exatas, Centro de Ciências Rurais, Centro de Ciências da Saúde, Centro de Ciências Sociais e Humanas, Centro de Educação, Centro de Educação Física e Desportos, Centro de Educação Superior Norte-RS, Centro de Tecnologia, Unidade Descentralizada de Educação Superior de Silveira Martins-RS e Campus da UFSM em Cachoeira do Sul. Além disso, a Instituição possui três unidades de educação básica, técnica e tecnológica: o Colégio Técnico Industrial de Santa Maria, o Colégio Politécnico da Universidade Federal de Santa Maria e o Colégio Agrícola de Frederico Westphalen.

No ensino presencial, oferece 111 cursos/habilitações de graduação e 92 Cursos de Pós-Graduação permanentes, sendo 26 de doutorado, 48 de mestrado e 18 de especialização (dados de 05/2014, Fonte: Portal Indicadores UFSM).

Nas unidades de educação básica, técnica e tecnológica, acontecem as modalidades de educação básica, técnica e tecnológica, agregando recentemente o ensino de pós-graduação profissional, na modalidade de mestrado. Na graduação são treze cursos superiores de tecnologia, na educação básica e técnica são 23 e no ensino médio 8 (dados do 1º semestre de 2014). Além disso, os colégios atuam na educação continuada de nível técnico e no ensino de jovens e adultos.

A Instituição incorporou o ensino a distância no ano de 2004. A aprovação ocorreu na 632ª Sessão do Conselho Universitário, de 23 de janeiro de 2004. A regulamentação foi feita pela Resolução n. 002/2004, de 30 de janeiro de 2004, e pela Portaria n. 4.208, de 17 de dezembro de 2004, do Ministério da Educação. O credenciamento para atuar nessa modalidade de ensino deu-se pela implementação do Curso de Graduação em Educação Especial (licenciatura) e do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Educação Especial – Audiocomunicação e Deficientes Mentais.

O corpo discente é constituído de 29.703 estudantes, em todas as modalidades de ensino. No ensino presencial, a graduação, totaliza 18.312; na pós-graduação, 4.195; e na educação básica e técnica, 3.211 estudantes. No ensino a distância, são 2.086 estudantes de graduação, 1.142 de pós-graduação e 757 na educação básica e técnica (dados de 04.06.2014, Fonte: Portal Indicadores UFSM). O expressivo aumento de vagas dos últimos anos foi reflexo da adesão da UFSM ao processo de expansão das universidades.

O quadro de pessoal conta com 4.674 servidores, incluindo docentes do ensino superior, docentes da educação básica, técnica e tecnológica e técnico-administrativos em educação. Destes, 1.653 são docentes permanentes de nível superior e 215 da educação básica, técnica e tecnológica, além de 2.806 técnico-administrativos em educação, dos quais 1.216 atuam no Hospital Universitário de Santa Maria (HUSM). (Dados de 04.06.2014, Fonte: Portal Indicadores UFSM).

Fundado em 1970, o HUSM representa uma referência em saúde para a região centro do Rio Grande do Sul. Atua como hospital-escola, com sua atenção voltada para o desenvolvimento do ensino, da pesquisa e assistência em saúde. Possui capacidade instalada de 307 leitos, dispõe de 58 salas de ambulatórios, que atendem 38 especialidades, numa média de 12.556 consultas/mês. Também é referência regional para Pronto-Socorro e gestação de alto risco para uma abrangência de 45 municípios e população de mais de um milhão de habitantes. No Pronto-Socorro, são atendidos em média 3.755 pessoas/mês (Fonte: Relatório de Estatística – jan. a dez./2013 – HUSM).

O hospital representa um importante campo de práticas a estudantes de graduação e pós-graduação do Centro de Ciências da Saúde e demais cursos e programas da UFSM nas áreas do ensino e da pesquisa. No âmbito da  pós-graduação, possui programa de residência médica; um programa de residência multiprofissional integrada em Gestão e Atenção Hospitalar no Sistema Público de Saúde. Atualmente, tem seu Planejamento Estratégico vinculado ao Programa de Reestruturação dos Hospitais Universitários e ao Plano de Desenvolvimento Institucional.

  • Editora UFSM

A Editora da Universidade Federal de Santa Maria tem por finalidade a implementação e execução da política editorial da Instituição e, especificamente, incentivar a produção científica, literária, tecnológica, didática e cultural da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e da sua região de influência e do país; editar, coeditar e divulgar os trabalhos que interessem às atividades de ensino, pesquisa e extensão nas diversas áreas do conhecimento; promover o intercâmbio bibliográfico com outras unidades, bibliotecas e  entidades similares; manter postos de venda, permanentes e ocasionais, com a finalidade de facilitar à comunidade acadêmica e aos demais interessados o acesso ao material publicado. Enquanto instituição de caráter público, a Editora da UFSM, nos mais de trinta anos de existência, tem estabelecido o seu papel social de atender prioritariamente à produção técnico-científica, cultural e artística da sua comunidade universitária e regional.

A Editora da Universidade Federal de Santa Maria foi criada pelaResolução/UFSM n. 117, de 22-10-1981, a qual foi alterada pelas Resoluções/UFSM n. 025, de 15-05-1987 e n. 012, de 23-07-1991, passando a ser um Órgão Suplementar Central, diretamente subordinada ao Gabinete do Reitor, conforme redefinição de sua inserção institucional a partir de 1994, com autonomia administrativa, financeira e editorial.

A Editora da UFSM conta também, para o desenvolvimento de suas atividades, com a livraria e a grife, as quais atendem ao público interno e externo à instituição, através da venda de livros e produtos com a marca UFSM.

Site: www.editoraufsm.com.br

Comissão Organizadora

Coordenação-Geral:
Daniel Arruda Coronel (Diretor da Editora UFSM)
João Canossa (Presidente da Abeu)
Denise Garcia Bortolotto (Coordenadora de Comunicação da Editora UFSM)
Secretaria:
Rubens Mandelli Nery (Secretário Executivo ABEU)
Bibiana Dalmolin Matzenbacher (Editora UFSM)
Projeto Gráfico:
Gilberto Moraes Junior (Editora UFSM)
Abeu Técnico:
Maristela Bürger (Editora UFSM)
Gustavo de Souza Carvalho (Editora UFSM)
Programação Cultural:
Marta Teresa Gasparetto (Editora UFSM)
Financeiro:
Zélide Baier Zucheto (Editora UFSM)
Telefones
(55) 3220 8610 (Editora UFSM)
(11) 5078 8826 (ABEU)

Grupos Temáticos

Os pesquisadores, professores e editores poderão enviar trabalhos nos seguintes grupos temáticos:

1) Gestão de Editoras Universitárias;

2) Casos de experiências de sucesso em editoras universitárias.

Normas para envio dos trabalhos:

Serão recebidos, inicialmente, resumos expandidos, que devem seguir a seguinte formatação básica: título em caixa alta; indicação, também em caixa alta, do GT; nome do(s) autor(es) (máximo de quatro por trabalho); filiação institucional e email; e texto, sem parágrafo, de 4 a 5 mil caracteres sem espaço (no Word, fonte Arial, espaçamento 1,5).

Na escrita do texto, devem constar: apresentação do(s) objetivo(s) do trabalho; uma breve descrição da metodologia e dos aportes teóricos e os resultados. Não é obrigado apresentar, já nos resumos, as referências bibliográficas. Serão recebidos ensaios e resultados de investigações empíricas e/ou teóricas.

Atenção: O título da mensagem deve ser Grupo Temático ABEU.

Os trabalhos devem ser enviados para o e-mail: secretaria@abeu.org.br com cópia para xxviiiabeusm@gmail.com

A submissão de trabalhos aos GTs será feita do dia 10 de março até 17 de abril e os trabalhos devem ser divulgados no dia 24 de abril. As apresentações serão realizadas no dia 06 de maio.

A submissão dos trabalhos nos Grupos Temáticos é gratuita.

Trabalhos selecionados:

1. EDUFAL – Profa. Maria Stela Torres Barros Lameiras e Fernanda Lins : UMA EDITORA E UM TRÍPLICE OBJETIVO:CRIAÇÃO DE ESPAÇOS DE EXTENSÃO, PUBLICAÇÕES E EVENTOS – Apresentação do trabalho, das 10h45 às 11h25.

2. Editora UFPR – Prof. Gilberto de Castro e Profa. Suzete de Paula Bornatto: CONVERSÃO DE EDITORAS PÚBLICAS EM FILIAIS INSTITUCIONAIS – Apresentação do trabalho, das 11h30 às 12h30.

Santa Maria

Inscrição

As inscrições para a XXVIII Reunião Anual da ABEU podem ser feitas de 10 de março a 17 de abril de 2015.

O processo é simples: Clique aqui, preencha e encaminhe a ficha para  abeu@abeu.org.br com cópia para  xxviiiabeusm@gmail.com

O pagamento pode ser feito por boleto ou depósito bancário.

 

UFSM: Estudantes e servidores da UFSM têm a opção de participar somente da palestra de abertura ou de mesa específica. Exclusivo para esses casos, mediante apresentação de comprovante de vínculo, clique aqui, preencha e encaminhe esta ficha para abeu@abeu.org.br com cópia para xxviiiabeusm@gmail.com. Nesse caso o pagamento poderá ser feito apenas por boleto bancário.

Obs: A apresentação nos Grupos Temáticos não tem custo. Mais informações estão disponíveis aqui no site, na aba Grupos Temáticos.

 

Valor da inscrição para associados ABEU

Reunião Geral: R$ 270,00

Oficina do ABEU Técnico: R$ 150,00

Workshop para Frankfurt: R$ 100,00

 

Valor da inscrição para não associados 

Reunião Geral: R$ 320,00

Oficina do ABEU Técnico: R$ 200,00

Workshop para Frankfurt: R$ 150,00

 

Valor da inscrição para palestra de abertura ou para mesa específica (SOMENTE alunos e servidores da UFSM, devendo apresentar comprovante de vínculo no ato da inscrição)

R$ 20,00 por atividade

Contato

Editora UFSM

Telefone: (55) 3220 8610

E-mail: xxviiiabeusm@gmail.com 

 

ABEU

Telefone: (11) 5078 8826

E-mail: abeu@abeu.org.br

 

xxviiiabeusm@gmail.com

Localização

APUSM - Associação dos Professores Universitários de Santa Maria

Av. Nossa Senhora das Dores - 791 - Dores

Santa Maria - Rio Grande do Sul

Realização
Apoiadores