Pular para o conteúdo
Português English Español Français Italiano

Redes Sociais

Início do conteúdo

Projetos

Neste sentido, desenvolvem-se, desde o ano de 2002, os seguintes projetos de pesquisa que sustentam a produção deste grupo:

1)     Ciclos de Vida Pessoal e Profissional na Trajetória Docente – Este projeto busca investigar como são construídas as significações por professores do Ensino Fundamental sobre a carreira docente, bem como, estudar os processos de formação que as alunas do curso de Pedagogia da UFSM constroem no decorrer dos seus percursos de formação. Esta pesquisa foi financiada através da FAPERGS, pelo apoio recem-doutor, como também através de bolsa de iniciação científica do programa PIBIC/CNPq/UFSM – PROJETO ENCERRADO.

2)     Laboratório de Alfabetização: Repensando a Formação de Professores – Esta pesquisa tem como objetivo investigar novas metodologias para contribuir para a melhoria e qualificação das alunas em formação e dos professores alfabetizadores. Esta pesquisa recebe financiamento através do FNDE e SECAD/MEC. Através deste projeto, estabelecemos o Convênio Interinstitucional entre o GEPFICA/UFSM e o CEALE/UFMG que proporcionou a participação na Rede Nacional de Formação Continuada de Professores, colocando em prática a formação continuada, desde 2007, de 300 alfabetizadores através da Coleção de Instrumentos da Alfabetização de autoria do CEALE/UFMG. As principais ações deste projeto foram: I Curso de Formação de Profissionais da Educação: A Escola Que Protege (2008), II Curso de Profissionais da Educação: A Escola que Protege (2009) financiados pela SECAD/MEC, PROGRAMA DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DOS ANOS/SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL – PRÓ-LETRAMENTO (2010-2011), com recursos da Secretaria de Educação Básica (SEB), Ministério da Educação (MEC) e Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) – PROJETO EM ANDAMENTO.

3) Perfil das Alfabetizadoras do Município de Santa Maria/ RS: um estudo de caso – o qual teve como objetivo investigar o perfil das alfabetizadoras egressas do Curso de Pedagogia da Universidade Federal de Santa Maria, que atuam como professoras na primeira série dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, realizado entre 2006 e 2007 – PROJETO ENCERRADO.

4) NARRATIVAS E MEMÓRIAS DE ALFABETIZADORAS: UM ESTUDO DE CARTILHAS UTILIZADAS PARA A ALFABETIZAÇÃO NAS ESCOLAS DO CAMPO (RURAIS) DA REGIÃO DE SANTA MARIA/RS –  projeto de pesquisa realizado nas escolas municipais rurais da região de Santa Maria e tem como colaboradoras as professoras alfabetizadoras, que contribuiram voluntariamente para o estudo – PROJETO ENCERRADO.

5) Memórias e Relatos Autobiográficos de Alfabetizadoras: Um Estudo sobre as Cartilhas de Alfabetização nas Escolas Municipais Rurais do Rio Grande do Sul –  Este projeto de pesquisa possui financiamento do CNPq, através do Edital Universal e Auxílio à Pesquisa (APq). Iniciou no ano de 2008 e encerramento em 2011,  teve como colaboradores, as Secretarias Municipais de Educação dos diversos municípios do RS – PROJETO EM ANDAMENTO.