Pular para o conteúdo
Português English Español Français Italiano

Redes Sociais

Início do conteúdo

Área de atuação

Os estudos e pesquisas realizadas por pesquisadores do NPEA-UFSM têm o propósito de analisar as dinâmicas competitivas nos mercados agroindustriais.

Pesquisadores de diferentes instituições e áreas do conhecimento estudam cotidianamente fenômenos econômicos associados as complexas dinâmicas dos mercados agropecuários e agroindustriais.

Deste modo, as pesquisas desenvolvidas pelo NEA/UFSM podem ser estratificadas em três eixos:

 

1. Competitividade, Mercados e Cadeias Agroindustriais

Esta área é formada pelas iniciativas voltadas a análise do desempenho competitivo das organizações e das cadeias produtivas vinculadas à produção de alimentos, fibras e biocombustíveis.
Conjuntura de mercado, concorrência e formação do preço de produtos e insumos agropecuários figuram como frequentes objetos de pesquisa dos profissionais vinculados ao NPEA-UFSM.

 

2. Agropecuária, Desenvolvimento e Sustentabilidade

Esta área contempla um conjunto de esforços dos pesquisadores e estudantes, para analisar a interface existente entre as atividades agropecuárias, o desenvolvimento econômico e a sustentabilidade em regiões produtoras de alimentos.

 

3. Métodos quantitativos, Mercados e Cadeias Agroindustriais

Metodologicamente, as pesquisas do NEA-UFSM caracterizam-se pelo emprego de técnicas quantitativas de análise. As análises de mercado são construídas a partir de sofisticadas técnicas econométricas. Neste aspecto, os modelos analíticos do NEA-UFSM são constituídos a partir dos princípios da Ciência Econômica, da Estatística e da Matemática aplicada.