Pular para o conteúdo
Português English Español Français Italiano

Redes Sociais

Início do conteúdo

Quem somos

O Núcleo de Pesquisas em Economia do Agronegócio (NPEA) é formado por docentes e discentes vinculados a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT) e Universidade Federal do Pará (UFPA).

Com pesquisadores que atuam junto ao Programa de Pós-Graduação em Agronegócios (PPGAGR/UFSM), aos Curso de Graduação em Ciências Econômicas (UFSM e UFMT), Administração (UFPA) e Agronomia (UFRA) e outros Programas de Pós-Graduação em Nível de Doutorado e Mestrado, o NPEA-UFSM tem como Missão “CONTRIBUIR PARA O AUMENTO DA COMPETITIVIDADE DOS AGRONEGÓCIOS NO BRASIL”. Para tanto, conduz um sólido programa de pesquisas que visa produzir conhecimentos nas áreas de mercado, competitividade e desenvolvimento regional a partir da realização de estudos amparados em reconhecidos métodos de pesquisa científica.

Ao longo dos últimos anos, os pesquisadores e estudantes vinculados ao NEA-UFSM (anteriormente designado Grupo de Pesquisas em Economia e Agronegócios) já realizaram diversos trabalhos nas Regiões Sul, Centro-Oeste, Norte e Nordeste.

Atualmente, o NPEA-UFSM realiza, de forma contínua, pesquisas e análises de mercado agropecuário e está registrado junto ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Para acessar o registro do Núcleo junto ao CNPq, clique aqui.

Em geral, o propósito das pesquisas desenvolvidas pelo NPEA-UFSM é contribuir com o processo de desenvolvimento das cadeias produtivas do agronegócio gaúcho e brasileiro.

Integridade, ética e compromisso com a qualidade são valores essenciais aos colaboradores de NPEA-UFSM.